TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

Por:   •  25/1/2023  •  Resenha  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA

AUTOR

UNIBF-União Brasileira de Faculdades

Turma 20191- Licenciatura em Pedagogia

Filosofia

01 04 2020

         Ninguém escapa da Filosofia, mais dia, menos dia e o ser humano acaba se deparando com “questões fundamentais da vida”. É nessa hora que as ciências particulares emudecem. A opinião alheia aos “por quês” do homem e da mulher, não da uma palavra. A Filosofia, ao contrário, procura  busca ver para ter o que dizer.

       Se é verdade que nós humanos é obra da educação, também é certo que o saber filosófico pode ajudar bastante para este processo, mas muitos acham que a Filosofia é incompatível com a formação oferecida em nivel de educação básica. Entre tantos argumentos que sustentam essa incompatibilidade no mínimo dois são muito interessantes: o do “despreparo” e o da inaptidão dos estudantes desse período da educação formal.

      Tem muitos que acreditam que a filosofia na educação básica não tem a mínima afinidade com os estudantes, outros entendem que os próprios estudantes não fazem nada para merecê-la. O que se diz é: “Os estudantes da educação básica brasileira são muito fracos e não estão preparados para a Filosofia”.

     Mas ai a pergunta: O que é estar preparado para a Filosofia? Certamente é considerado saber que só quem frequentou bons colégios, que teve uma boa educação familiar e social na fase de início pré escolar.

    Visão curiosa essa do despreparo, por quanto é sábido que o sistema educacional brasileiro, como é próprio também ao capitalismo, sempre manter uma escola para a elite e outra para as camadas populares da sociedade. O “despreparo” serve apenas para reforçar esse tipo deplorável de elitismo.

     Não é por conta de uma “carência cultural”, idéia que expressa um preconceito, que o Estado e as instituições de ensino estão livres de ministrar a Filosofia aos estudantes da educação básica.

      Muitos dizem ainda que para estudar Filosofia a pessoa teria que ter nascido com uma vocação natural, um dom, uma aptidão interior de forte propensão individual para o pensar, não acredito que isto é certo, todos temos condições de aprender filosofia, assim como aqueles que estudam física, química e outras disciplinas.

     Não se trata de despreparo, o problema é relacionar-se as condições reais de vida que se tem em nosso país. Se as pessoas vivessem de maneira merecida, grande parte dos problemas educacionais estariam resolvidos, inclusive o que se refere ao acesso à Filosofia, mas a questão da vida digna, como condição de possibilidade do exercício da cidadania, ainda é um problema que o capitalismo vigente em nosso país não é capaz de resolver.

     Ora, sem apropriar-se de bens materiais, simbólicos e sociais o homem e a mulher não se fazem plenamente humanos e têm sua dignidade comprometida, o que lhes coloca numa situação de não-cidadania. Ora, a Filosofia, bem socialmente produzido, parte do patrimônio simbólico que não pode ser tratado como um pertence estritamente pessoal, deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis. Mais: deve estar ao alcance de todos os cidadãos, uma vez que contribui para a educação que humaniza o homem e a mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com