TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Por:   •  5/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.279 Palavras (10 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 10

FIRB – FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA

KELLY CAROLINE DE CARVALHO MARTINEZ

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

ANDRADINA -SP

2014

KELLY CAROLINE DE CARVALHO MARTINEZ

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Pré-projeto apresentado na disciplina de Pesquisa em Educação como parte integrante de avaliação a Faculdades Integradas Rui Barbosa sob a supervisão do Profº Msc. Daniel Abraão Pando.

ANDRADINA

2014

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2. DELIMITAÇÃO DO TEMA.......................................................................................5

3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA............................................................................6

4. OBJETIVO GERAL..................................................................................................7

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS....................................................................................7

6. JUSTIFICATIVA.......................................................................................................8

7. METODOLOGIA......................................................................................................9

8. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..............................................................................10

9. CRONOGRAMA.....................................................................................................12

10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

“Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a identificação e o interesse da criançada.”

Léo Cunha.

Atualmente, no mundo globalizado onde convivemos, o desenvolvimento científico e tecnológico vem se tornando uma característica marcante na sociedade e a leitura         é um elemento indispensável, um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo (SILVA, 1993).

Ao longo dos anos, a educação vem se preocupando em iniciar a aprendizagem da leitura o mais cedo possível, com a intenção de contribuir para a sociedade na formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante.

A escola propicia aos alunos, conhecimentos necessários para compreender, se adaptar e construir opiniões em diversos ambientes. Para a autora Zilberman, (1998) a escola, na maioria das vezes, assume o papel da família, que é o de educar, por inúmeros fatores. Os mais frequentes seriam a falta de tempo dos próprios familiares ou até mesmo no que desrespeito a uma estrutura familiar que falta diálogo, respeito, amor e harmonia.  

A Escola vem desempenhar o papel de sistematizadora e fundamentadora do conhecimento fazendo com que a criança se torne protagonista em sua sociedade (BRASIL, 1998). Vê-se que é indispensável para a formação de uma criança ter contato com livros e ouvir boas histórias. É assim que se inicia a aprendizagem para ser um leitor, e sendo um leitor compreenderá com mais criticidade o mundo em que vive (COELHO, 2001).

Desta maneira, este estudo tem como objetivo principal mostrar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da leitura desde a infância e seu processo educacional na construção da mesma, onde abordará em seu contexto, a educação, a família e sua parte social, conhecendo todo o seu histórico e os fatores que influenciaram seu desenvolvimento até os dias atuais, analisando como ela se desenvolveu no Brasil e no mundo, apreciando seus principais autores e suas obras mais importantes. Portanto o tema “A importância da leitura nos anos iniciais do desenvolvimento infantil” tem como prioridade propiciar a formação de sujeitos leitores para que possam apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura, pois a leitura é um instrumento de mudança sociocultural e a escola e a família, tem a responsabilidade de facilitar o acesso da mesma às crianças.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A leitura, na contemporaneidade, surge como algo fundamental para garantir as crianças o desenvolvimento de habilidades necessárias à vida, pois o leitor é alguém capaz de sonhar, de inventar, de construir pontes para superar cada obstáculo e desafiar a si em busca de seus ideais.

Desta maneira, por meio das histórias é possível transformar o comportamento da criança frente a diversos conflitos tais como: medos, incertezas e inseguranças. A literatura infantil é um caminho que leva os pequenos a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosa. Neste contexto a leitura aprendida de forma prazerosa traz subsídios importantes para a educação infantil.

 Paulo Freire ratifica este posicionamento quando afirma "Eu digo que ler não é só caminhar sobre as palavras, e, também não é voar sobre as palavras. Ler é reescrever o que estamos lendo. É descobrir a conexão entre o texto e o contexto do texto, e também como vincular o texto/ contexto com o meu contexto, o contexto do leitor" (1996, p.22).  Contudo, mesmo que a criança ainda não faça a leitura convencional de um texto, é de extrema importância que a mesma tenha interação com este objeto de estudo de maneira significativa, enfocando a função social da escrita. Assim, a leitura deve ser considerada não como um ato mecânico e sim um processo de descoberta de um universo incógnito e surpreendente.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:

O problema que este estudo propõe a investigar é: Como a escola pode proporcionar uma leitura de forma prazerosa que amenize a defasagem de aprendizagem e desperte o gosto pela leitura desde a infância?

Há muitos fatores que estão envolvidos no desenvolvimento ensino-aprendizagem da criança. A estimulação da leitura desde os primeiros estágios da aquisição da aprendizagem e da vida escolar propiciará a ampliação de sua cognição (RIBEIRO, 2005). Diante desde fato que estratégia deve ser desenvolvida para compreensão leitora?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (184.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com