TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Por:   •  5/6/2017  •  Monografia  •  15.332 Palavras (62 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 62

FACULDADE DE CIÊNCIAS EDUCACIONAIS

GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

DÉBORA SIMONE SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Elísio Medrado – BA

2010

DÉBORA SIMONE SANTOS

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Monografia apresentada ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Educacionais como requisito final de avaliação da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso. Orientador Profº Jadilson Santos de Jesus

Elísio Medrado – BA

2010

Dedico este trabalho ao Deus supremo, autor da vida, o qual concede a todos a sabedoria. A minha família e amigos pilares da minha resistência.

Agradecimentos

Ao realizar este trabalho, desde a escolha do tema , até a procura dos referenciais teóricos que usaria, tive como certo que encontraria inúmeras fontes literárias, grandes escritores, uma gama de personagens que enriqueceria meu trabalho, mas no decorrer da pesquisa, pude constatar que muito embora existisse uma rica fonte na literatura foi na inspiração divina, no suporte do professor e compreensão dos familiares e amigos minha grande inspiração.

Aos meus pais que desde a infância, me fizeram ver nos livros e na arte de contar histórias à beleza da vida, mesmo não tendo condições de adquiri-los se tornavam responsáveis pelo empréstimo dos mesmos, os quais eram passados as suas mãos por pessoas, que não tinham talvez ao certo a dimensão do impacto que eles causariam em minha vida, que me faria amante da leitura e grande incentivadora do prazer de ler.

Aos professores da minha infância que também, mesmo sem livros de literatura infantil disponíveis, fizeram das leituras contidas no livro didático adotado pela escola um momento de prazer e diversão. E em especial ao professor Jadilson de Jesus, mestre na arte de ensinar, pela sua competência, compreensão e criatividade, requisitos indispensáveis no perfil de um educador.

Epígrafe

Sou eu que vou seguir você

Do primeiro rabisco

Até o be-a-bá.

Em todos os desenhos

Coloridos vou estar

A casa, a montanha

Duas nuvens no céu

E um sol a sorrir no papel...

Sou eu que vou ser seu amigo

Vou lhe dar abrigo

Se você quiser

Quando surgirem

Seus primeiros raios de mulher

A vida se abrirá

Num feroz carrossel...

O que está escrito em mim

Comigo ficará guardado

Se lhe dá prazer

A vida segue sempre em frente

O que se há de fazer...

Só peço, à você

Um favor, se puder

Não me esqueça

Num canto qualquer.

Toquinho

Resumo

Esta monografia tem como objetivo central aprofundar as discussões sobre a Importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, apontando para a necessidade de se recuperar a milenar arte de contar histórias, para isso focaliza tanto os contos de fadas tradicionais quanto os modernos, dando ênfase ao nosso rico folclore, ao mesmo tempo em que procura explorar novas tecnologias para contação de história, porém em sintonia com a modernidade. O referencial metodológico é a pesquisa bibliográfica enriquecida pela pesquisa de campo. O que possibilita confrontar aspetos teóricos com as respostas de nossos entrevistados, ou seja, a prática. Na análise dos dados revelou que ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador, cheio de surpresas, curiosidade, que diverte e ensina, bem como a comparação entre diferentes aspectos que traçam o perfil do leitor e sua representação por meio de gráficos. Essa relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária é uma das possibilidades de formar o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor. Dentre os teóricos que fundamentam este estudo destacam-se, Jean Piaget (1972), Nelly Novaes Coelho (1982), Sônia Salomão Khede (1986), Maria Antonieta Antunes Cunha (1998), Regina Zilberman (1986).

Palavras-chave: Literatura, Educação, Aprendizagem, Desenvolvimento.

Abstract

This monograph is mainly aimed to deepen discussions on the Importance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (103 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (64.8 Kb)  
Continuar por mais 61 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com