TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças

Por:   •  19/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  1.384 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

Giulia Evelyn Mauricio

 A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS

[pic 2]

Mercês

2015


Giulia Evelyn Mauricio

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DAS CRIANÇAS

Produção textual interdisciplinar  individual apresentado à UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. 4º Semestre de Pedagogia.

Orientadores: Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marlizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini

Tutor Eletrônico: Glaucia Marques Viola Venzi.

Tutor de Sala: Elizangêla Ferreira de Lima.

Mercês

2015

INTRODUÇÃO

O presente estudo tem o objetivo ilustrar reflexões sobre a importância da leitura infantil para o desenvolvimento cognitivo da criança.

Tendo também como foco, a compreender e analisar os conteúdos voltados para leitura infantil de 3 a 5 anos, e seus conceitos de tema, autor, enredo, conclusão, ilustração.

Buscando assim uma compreensão sobre a literatura infantil como um instrumento valioso no processo de ensino e aprendizagem das criançasporque a mesma proporciona momentos de interação e fantasia. Os docentes que se utilizam de tal recurso percebe a evolução que as crianças apresentam na compreensão dos mais variados temas que surgem no contexto escolar. A literatura Infantil é um recurso metodológico importante no auxílio a prática pedagógica, pois desenvolve o raciocínio e a sensibilidade dos educando.

DESENVOLVIMENTO

São vários os conceitos que se tem de Literatura Infantil, que nos mostra que na Literatura Infantil é os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada.

ABRAMOVICH  diz que :

"(…) Ah, como é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias... escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...". Podemos, assim, começar a compreender a importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças. Ser leitor é o meio para conhecer os diferentes tipos de textos, de vocabulários. É uma forma de ampliar o universo linguístico. (ABRAMOVICH 1997, p16).

Para quem conta as histórias, cabe o prazer de interagir com a leitura ao mesmo tempo em que oportuniza este prazer para os seus ouvintes.

Hoje, a dimensão da literatura infanto-juvenil é ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável. Quanto mais cedo uma criança tiver contato com a literatura, de forma oral ou impressa maior será a probabilidade de se tornar um adulto leitor. Com relação ao desenvolvimento cognitivo, a criança , quando lê, ou ouve histórias e é capaz de indagar, comentar, refletir sobre elas, adquire uma postura crítica extremamente relevante á sua formação cognitiva.

No entanto, a literatura infanto-juvenil só atingiu tal projeção há pouco tempo, pois os primeiros livros para as crianças escritas por professores e pedagogos, estavam diretamente relacionados a uma função utilitário-pedagógica e, por isso, foi sempre considerada uma forma literária menor, simplificada.

Esse caráter didático da produção para a infância surgiu no final do século XVII, com o intuito de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Assim, essa função pedagógica, e não literário presente nos primeiros livros infantis implicava a ação educativa do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler. Era, portanto, uma literatura para estimular a obediência, cujas histórias acabavam sempre premiando o bom e castigando o que considerava mal.

Um exemplo dessa polarização entre o bem e o mal se concentrou durante anos, na personagem da bruxa. Ela correspondia a um procedimento padrão de maldade e nunca mudava suas ações ou reações, sendo sempre má.

Assim, por iniciar o homem no mundo literário a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. È fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade

Para Pinto:

A Literatura Infantil tem um grande significado no desenvolvimento de crianças de diversas idades, onde se refletem situações emocionais, fantasias, curiosidades e enriquecimento do desenvolvimento perceptivo. Para ele a leitura de histórias influi em todos os aspectos da educação da criança: na afetividade: desperta a sensibilidade e o amor à leitura; na compreensão: desenvolve o automatismo da leitura rápida e a compreensão do texto; na inteligência: desenvolve a aprendizagem de termos e conceitos e a aprendizagem intelectual. (Pinto apud RUFINO e GOMES, 1999, pg.11)

 Consideramos desta forma quão enriquecedora é a literatura para a construção cognitiva dos alunos, onde oportunizar para as crianças o mundo das histórias, é oportunizar uma facilitação para a alfabetização futuramente, pois com as histórias as crianças já tem a familiaridade do mundo das letras e a vontade de decifra-las , para Zilberman:

As pessoas aprendem a ler antes de serem alfabetizadas, desde pequenos, somos conduzidos a entender um mundo que se transmite por meio de letras e imagens. O prazer da leitura, oriundo da acolhida positiva e da receptividade da criança, coincide com um enriquecimento íntimo,já que a imaginação dela recebe subsídios para a experiência do real,ainda quando mediada pelo elemento de procedência fantástica. (Zilberman, 1984, pg. 107)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (183.4 Kb)   docx (32.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com