TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças de 3 a 5 anos

Por:   •  12/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  1.507 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

IDENTIFICAÇÃO

Nome: Graciane Duarte da Fonseca

RU.: 1249801

  1. TEMA

Literatura Infantil 3 a 5 anos

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância da Literatura Infantil no desenvolvimento cognitivo das crianças de 3 a 5 anos.

  1. PROBLEMATIZAÇÃO

Como a Literatura infantil pode agregar valores e conhecimentos ao aprendizado dos alunos de 3 a 5 anos? E qual o papel da escola e da família em auxiliar na formação da criança através da leitura? Até onde a tecnologia interfere na aprendizagem deixando de fazer uso dos livros?

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema permite mostrar a importância da literatura na vida da criança de 3 a 5 anos, trazendo o hábito pela leitura e também a representação da imaginação (Dias,2010). A contribuição da leitura no processo ensino aprendizagem e o desenvolvimento social, cognitivo, emocional e a formação do indivíduo crítico na sociedade.

  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL

Desenvolver a necessidade e a relevância em se trabalhar a Literatura Infantil de 3 a 5 anos, estabelecendo vínculos entre a leitura, a criança e o adulto, e trabalhar a imaginação e a criticidade do aluno.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Estimular a criatividade e o prazer pela leitura
  • O contato da criança com o livro
  • Utilização de diferentes linguagens e a amplitude da interpretação
  • Imaginação e realidade
  • Proporcionar desenvolvimento da habilidade e criticidade
  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Foi no final do século XVII que os primeiros livros de educação infantil foram escritos, mas não tinham uma utilidade literária. A partir do século XVIII foi lançada uma nova literatura, a Literatura Infantil onde as crianças passaram a ser realmente reconhecidas (Gomes, 2011).

Segundo Castro (2008) “havia poucas histórias que falavam da vida de forma lúdica. Hoje a literatura infantil traz grandes benefícios à criança em seu desenvolvimento emocional, social e cognitivo.” No decorrer dos anos a educação vem se preocupando em contribuir para formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade (Castro, 2008). Sendo assim a escola busca conhecer e desenvolver na criança as habilidades da leitura e da escrita. É através da leitura que a criança consegue despertar sua imaginação e sua criatividade e assim formar um leitor crítico e reflexivo (Gonzaga, 2013).

A Literatura Infantil auxilia e facilita a aprendizagem bem como desenvolve a imaginação, a criatividade e o prazer pela leitura, despertando também a curiosidade da criança, possibilitando uma apropriação lúdica da realidade, também da ficção, a descobrir o prazer que o texto literário expressa (Matheus, 2014).

Sendo assim é dever do professor despertar o interesse dos alunos pela leitura desde o início das aulas, pois é desde cedo que as crianças devem ter contato direto com os livros, aprendendo a trabalhar e a interpretar a sua textualização (Nogueira, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (84.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com