TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  28/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHANGUERA [pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        3

2  A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        4

2.1  Contextualização da situação-problema        4

2.2  Plano de aula        5

3  CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

1 INTRODUÇÃO

Quando entendemos que nos dias atuais as elaborações do currículo nas instituições educacionais no Brasil dependem do documento norteador chamado de Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é necessário refletir que mudanças ocorreram e que os que fazem parte da rede educacional de ensino, em especial os diretores, coordenadores e professores devem buscar a cada dia por atualizações e aprimoramento.

Nesse contexto, o presente trabalho aborda a temática: “A utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do ensino fundamental”, temática que é garantida pela BNCC na competência cinco, nesse contexto, é abordado no trabalho sobre as tecnologias digitais na educação considerando que as mesmas não se trata em utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos até mesmo de manuseio.

Desta forma, um dos pontos destacados nesse portfólio é um breve relato a respeito da Situação Problema, e também uma abordagem sobre a luz de alguns autores que falam a respeito do assunto, em seguida é apresentado um plano de aula, onde, é colocado a proposta de usar as fotografias como meios de ensinar a leitura, escrita e pensamento crítico e reflexivo do aluno na educação infantil. Temos também as considerações finais, onde é feito uma reflexão sobre a implementação das ferramentas digitais na educação infantil como instrumento de aprendizagem.

2 A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2.1. Contextualizando a situação-problema (SP)

Ao abordar a temática sobre a utilização de ferramentas digitais na educação infantil, temos que levar em consideração a Situação Problema (SP), onde temos a professora Paula que está participando de uma formação pedagógica para buscar aprimorar as ideias e seus conhecimentos a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente os diretos de aprendizagem na Educação Infantil.

Nesse contexto é indispensável para ela buscar entender que este documento é de fundamental importância para a educação no Brasil, pois tem o potencial de organizar a grade curricular por série, desde a educação infantil, até ao ensino médio, padronizando o ensino, mas sem afetar a cultura de cada região.              Além disso, a professora Paula precisa aprimorar também o uso de ferramentas digitais como apoio pedagógico nas suas aulas de Linguagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Nesse sentido, Barroso e Antunes (2015) destacam que:

As mídias digitais podem ser utilizadas para apoiar as atividades do professor, do gestor e do aluno por facilitarem, sobretudo, o intercâmbio de informações, a visualização de forma mais clara dos recursos e o ensino colaborativo. (Barroso e Antunes, 2015, p. 125).

De fato, o uso de tecnologia deve fazer parte do contexto educacional, pois atualmente é comum vermos crianças habilitadas a usar os meios tecnológicos, então, porque não utilizar para o ensino? Assim, como o professor nos dias atuais é sempre importante estar atualizado com as informações e também familiarizado com os meios tecnológicos.  Barroso e Antunes (2015), ressaltam que os meios tecnológicos podem se tornar “facilitadores dos métodos empregados dentro da sala de aula”, nesse sentido, não se pode negar que essas ferramentas também são essências para ajudar na leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

 Falar da situação problema da professora Paula que está fazendo um curso de formação continuada sobre o uso das ferramentas digitais como apoio pedagógico e ela foi orientada a elaborar um plano de aula voltada para a alfabetização e letramento. Assim, entende-se que a alfabetização e letramento são práticas insociáveis, importantes para estabelecer o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

Desta maneira entendendo a importância de uma educação contextualizada que envolve a alfabetização e letramento, percebemos que os usos de ferramentas digitais potencializam isso, pelo fato de as crianças estarem inseridas no mundo digital por isso é importante o educador te a uma visão além e inserir a tecnologia a favor do aprendizado dos alunos. É notório os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem, no entanto, além de codificar e decodificar o código é muito importante que o aluno aprenda de forma construtiva e autônoma.

Nesse sentido, Deitos e Aragon (2021), afirmam que a tecnologia “é capaz de aliar os conteúdos escolares aos interesses dos alunos”, mas, é muito importante que os profissionais participem de formações para ajuda-los na compreensão da inserção delas. Pois há diversas formas de utilizar os meios tecnológicos no contexto da alfabetização e letramento, uma das formas será desenvolvida no plano de aula abaixo.

2.2. Plano de aula

Plano de Aula

Identificação

Turma

2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Duração

3 h

Tema da aula

Trabalhando com fotolegenda e manchetes de notícias

Componente Curricular

  Língua Portuguesa

Práticas de Linguagem

Leitura/escuta

Objetos de conhecimento

 Forma e composição do texto

Habilidades

(EF12LP14):Identificar e reproduzir, em fotolegendas de notícias, álbum de fotos digital noticioso, cartas de leitor (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.

Metodologia

1) Em primeiro lugar será feito a acolhida aos alunos, será cantado com a ajuda de uma caixa de som as musiquinhas de acolhida: Boa tarde coleguinhas como vai? Depois será feito a oração da criança, em seguida será oraganizada a sala de forma de forma que de para formar grupos de 3 alunos para o momento da chamadinha.

2) Após a organização dos grupos será apresentados fotografias com que representem noticias que passou na TV e a professora irá explicar o porquê que está sendo utilizado e com o que material tecnológico foi tirada aquelas fotografias. Fazer perguntas do tipo: O que é fotografia? Para que serve? As fotos que aparecem em jornais e revistas querem nos mostrar algo?

3) Em seguida os alunos serão convidados a utilizar a máquina fotográfica da escola e nos trios os mesmos irão se fotografar.

4) Após as fotografias os mesmos irão para a sala de informática e lá a será repassado para o computador as fotos e depois agruapas em quadrados para que um posso colocar por meio de setas os pontos positivos e negativos que cada fotografia apresenta.

5) Finalmente os mesmos, serão levados a refletir sobre o amor ao próximo, a como interagir com o outro usando a fotografia a desenvolver a escrita e a opinião sobre a fotografia do colega.

  • Datashow; Imagens das figuras que serão utilizadas impressas e coladas sobre papel cartão; Sala de computadores, Notbook, maquina fotográfica, caderno, lápis, impressora,

Avaliação

A avaliação ocorrerá de modo formativo, ou seja, durante as atividades a educadora deve observar a participação das crianças, interesse na proposta, lançamento de hipóteses, e outras situações educativas, interacionais e comunicacionais. Também por meio da motivações e da visão que cada um desenvolverá para fazer a atividade.

Referências

https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/lingua-portuguesa/conhecendo-as-fotolegendas-de-noticias/3045// acesso em: 20/10/2022

  1. CONCLUSÃO

          Após ter feito uma abordagem a respeito da inclusão das ferramentas digitais nas aulas no ensino fundamental, levando em conta o documento que dá um norte na organização do currículo por série que é a BNCC, muitas informações importantes foram aprendidas com essa pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (168.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com