TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  27/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

Betim

2022

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

SUMÁRIO 

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1 A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        5

2.2 PLANO DE AULA        6

3 CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a produção textual interdisciplinar individual do terceiro e quarto semestre do curso de pedagogia da instituição UNOPAR, que tem como temática A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. No decorrer do desenvolvimento será mostrado como a diferença entre alfabetização e letramento. Como as novas tecnologias ampliam o conhecimento, tempo e espaço na educação, atribuindo mais interesse e interação em sala de aula.

Também citando a avaliação formativa neste processo de aprendizado através das novas tecnologias.  E mostrando o quanto é importante o letramento digital do professor estar em dia e atualizados.

Com a Base Comum Nacional Comum Curricular complementando o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais, presente em todas as áreas do conhecimento.

As razões pelas quais as tecnologias e recursos digitais devem, cada vez mais estar presente no cotidiano as escolas. Promovendo a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis as tecnologias e as informações que circulam nos meios digitais.

Na sociedade em que vivemos, as novas tecnologias têm tido um espaço cada vez mais amplo. Hoje as crianças, adolescentes e adultos já utilizam, com grande frequência, ferramentas e recursos tecnológicos, como por exemplo, celular, tablets, computadores, entre outros.

Observando também o grande benéfico que as novas tecnologias trazem para a educação dentro da sala de aula. Dando autônima e mais espaço para busca de conhecimento aos alunos.

Os recursos tecnológicos estão, a todo momento, evoluindo e se transformando. As pessoas no geral e não apenas os professores, precisam acompanhar essa evolução tecnológica. Praticando e buscando novas habilidades, desenvolvimento e conhecimentos adequados e relevantes para uma atuação pessoal e profissional.

Possibilitando aos estudantes apropriar-se das línguas das tecnologias digitais e tonando-se fluente em sua utilização.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

No Brasil, segundo a lei, o processo de alfabetização deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental. Embora a alfabetização e letramento façam parte de um mesmo processo, são conceitos diferentes.

A alfabetização é o processo da aquisição de leitura, de técnicas e a habilidades para a prática da leitura e da escrita. Conquistando habilidades de codificação de fonemas em grafemas e de grafemas em fonemas. Já o letramento é um conjunto de práticas que dizem da capacidade de usar diferentes materiais escritos, ou seja, a habilidade de interpretar e aplicar a leitura e a escrita no cotidiano.

A inclusão da competência da cultura digital nas normas da BNCC é um reflexo do cenário no qual vivemos, onde tudo é feito por uso da tecnologia. Então, como as crianças já nascem nesse meio, não há como deixar de levar esse tipo de conhecimento para a sala de aula, mas com senso crítico, ampliando as necessidades de leitura e escrita, e trazendo flexibilidade do tempo e espaço.

Podemos definir o letramento digital como apropriação das tecnologias digitais de comunicação e informação (TDIC), a ponto do indivíduo saber interpretar e transmitir informações utilizando meios digitais. Não se tratando apenas de utilizá-las somente como meio ou suporte para promover aprendizagem, ou despertar interesse dos alunos, e sim utilizá-las com os alunos para que construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDCIS.

Por saberem se comunicar muito bem nesses ambientes, cabe aos professores explorarem esse conhecimento, também, na educação formal. Muitos materiais didáticos possuem versão digital, que podem ser usadas como recurso. O uso do livro digital, e-books, entre vários outros conteúdos digitais.

Permitindo também uma avaliação formativa, onde o professor vai obter informações sobre os resultados encontrados durante o processo de aprendizagem.

O letramento digital dos professores é essencial para aproveitar o potencial das tecnologias no ensino e na gestão da educação. Por isso a formação continuada do corpo docente é um investimento indispensável para qualquer escola

2.2 PLANO DE AULA

Plano de Aula

Identificação

Turma

2° Ano do Ensino Fundamental

Duração

02 aulas

Tema da aula

Alfabetização e letramento de forma lúdica

Componente Curricular

  • Língua Portuguesa

Práticas de Linguagem

  • Leitura/escuta
  • Análise linguística/semiótica
  • Oralidade
  • Produção de textos

Objetos de conhecimento

  • Convenções da escrita
  • Construção do sistema alfabética e da ortografia

Habilidades

  •  (EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação no caso de palavras de uso frequentes, ler globalmente, por memorização.
  • (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e, em posição átona em final de palavra).

Metodologia

  1. Silabando é um aplicativo feito para trabalhar a leitura e escrita.
  2. Separar os alunos por nível silábico – silabas simples e complexas (maiúscula, minúscula e cursivas).
  3. 01 aluno por vez irá fazer o jogo e os demais irão acompanhar.
  4. Os alunos irão aprender de forma lúdica as silabas simples e complexas.
  5. O aluno que não acertar terá um coleguinha para auxiliar.

Recursos

  • Computador ou tablet
  • Lousa

Avaliação

  • A avaliação será formativa – será observando o engajamento, os acertos e erros dos alunos. Depois será feito o plano de intervenção para trabalhar as habilidades que não foram desenvolvidas da alfabetização e letramento.

Referências

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. p-53-89 e 94-107. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2022.

3 CONCLUSÃO

Com o passar dos anos, houve muitos avanços e, diante da globalização e do uso cada vez mais presente da era digital no dia a dia, se torna indispensável que a sociedade e governo atuem para que a tecnologia seja um constante e faça parte da aprendizagem dos alunos e do modo de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (154.4 Kb)   docx (568.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com