TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  5/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANHANGUERA

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO        3

2  A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        4

2.1  Contextualização da situação-problema        4

2.2  Plano de aula        5

3  CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

A tecnologia no meio educacional iniciou-se no ano de 1970 com a utilização dos computadores para fins educativos, desde de então a tecnologia vem estado presente cada vez mais no meio escolar. Com a presença da pandemia e a necessidade de está em casa aumentou significativamente o uso das ferramentas digitais tanto de forma remota como de forma presencial.

Com o presente aumento da tecnologia no meio das crianças é de suma importância que os professores se aperfeiçoem e use a tecnologia a seu favor, fazendo assim que o aluno sinta um prazer maior ao estudo o assunto apresentado.

O objetivo principal dessa produção textual é fazer com que os professores percebam os benefícios trazidos ao juntar a tecnologia com os seus ensinamentos agregando assim mais conhecimento aos seus alunos.  A ordenação textual estará organizada da seguinte forma; a primeira parte estará voltada para a apresentação de como o professor deverá utilizar a tecnologia e como ela deverá está presente no processo de aprendizagem do aluno, já a segunda parte terá um plano de aula voltado para o 2º ano do ensino fundamental.

Diante da enorme variedade tecnológica o texto procurará buscar uma mais adequada forma de trazer as melhores ferramentas para uma excelente compreensão baseada no conhecimento de cada aluno.

  1. A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Contextualização da situação-problema

Neste contexto o primeiro plano do professor é atenta-se para a especificidade dos alunos. Como diz uma famosa frase de Paulo freire “Ensina não é transmitir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção.” As possibilidades de novas metodologias trazidas por meios tecnológicos são enormes, por isso que o professor precisa se reinventar diariamente. Atualmente existem vários jogos tecnológicos educativos, o professor entra no site elabora algumas perguntas e o aluno através de um link entra e responde as questões, com rapidez enorme podendo sair da mesmice do papel e caneta. Mas o professor precisa ter sabedoria para mesclar a tecnologia com os métodos antigos porque algumas metodologias antiga ainda são eficazes para o aprendizado do aluno.

Por causa desta inúmeras forma de ensino é de grande importância que a professora Paula esteja se aperfeiçoando cada vez mais para que sua forma de alfabetizar seja dinâmica trazendo assim uma leveza ao conteúdo. Lembrando que segundo que segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o aluno deve ser alfabetizador ente 1º e 2º ano do ensino fundamental, sendo o professor precisa compreender que nesta faixa etária a criança está iniciando um novo ciclo de aprendizagem, alguma delas estão saindo da creche onde muitas vez os assuntos cobrado é mais fonética, já ao iniciar o 1º a escrita passa a ser mais usada, por isso que o professor precisa ser sábio ao fazer essa transição do aluno.

  1. Plano de aula

Plano de Aula

Identificação

Turma

2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

Duração

4hrs

Tema da aula

Consciência Fonológica, produzindo um jornal fado

Componente Curricular

  Língua Portuguesa

Práticas de Linguagem

  Oralidade; Leitura e escrita. 

Objetos de conhecimento

 Produção de texto oral, produzindo um jornal falado

Habilidades

 (EF02LP19) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização, estrutura; o tema e assunto do texto

Metodologia

1)abordagem inicial com os alunos  para mostra-los o que é um jornal falado e em um conversa com os mesmo bucar saber quais são os conhecimentos já existente entre eles sobre o assunto.

2) Aplicar dois tema temas e dividir a turmas em grupos. Os temas serão : alimentos saudáveis e alimentos não saudaveis.

3) Ao dividir a turma fazer um breve apresentação sobre os temas escolhidos.

4) o primeiro grupo deverá apresentar o que são alimentos saúdaveis, só que cada grupo deverá fazer sua aprensentaçao em forma de vídeo, com essse vídeo eles estão estimulando a oralidade. Trazendo fotos dos alimentos e cartazes explicando os alimentos escolhidos, na explicação eles deverão fazer textos explicando o porque escolheram aquele determinado alimento, com essa produção eles estarão estimulando a escrita.

O segundo grupo seguirá a mesma metodologia só que eles terão que aprensentar o que são alimentos não saúdaveis, terão que fazer o vídeo explicativo e a produção textual explicando o alimento escolhido.

5) o professor deverá orintar os alunos que ao fazer o vídeo procurem um local bem iluminado e silencioso, se necessario entrega-los um roteiro com um passo a passo de como fazer a apresentação.

6) pedir a colaboração dos país será bastante necessário pois eles terão que ceder por algun tempo o aparelho celular para que as crianças possam fazer o vídeo.  

7) O professor também poderá participar dessa aula trazendo uma conclusão da aula em um vídeo seu falando dos assuntos abordados.

8) Para conclusão da aula o professor pode expor os cartazes feitos pelos alunos e expor também alumas fotos como forma de registro da aula

Recursos

  • Datashow; maquina fotográfica | aparelho celular para fazer as filmagens, Imagens das figuras que serão utilizadas impressas e coladas sobre papel cartão; Sala de computadores.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de modo formativo, ou seja, durante as atividades a educadora deve observar a participação das crianças, interesse na proposta, lançamento de hipóteses, e outras situações educativas, interacionais e comunicacionais.

Referências

COLA SÍLABAS. ESCOLA GAMES. ©2022. Disponível em: https://www.escolagames.com.br/jogos/colaSilabas/. Acesso em: 19 ago. 2022.

  1. CONCLUSÃO

Neste portifólio vimos a importância do uso correto da tecnologia usada na educação, pois esta será a nova realidade vivenciada pelos nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (174.4 Kb)   docx (208.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com