TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização De Ferramentas Digitais Para Uso Educacional Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental

Por:   •  18/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE UNOPAR

PEDAGOGIA LICENCIATURA

“A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

DIVINÓPOLIS

2022

“A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL”

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Pedagogia-Licenciatura pela Faculdade UNOPAR como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas que consubstanciam o presente portfólio interdisciplinar.

DIVINÓPOLIS

2022

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL        5

PLANO DE AULA        8

CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11

INTRODUÇÃO

Uma extensa literatura na área de tecnologia da informação atesta a viabilidade da Internet como recurso que pode revitalizar ensino e aprendizagem.

Esses relatórios vêm de uma seção transversal das partes interessadas na educação: professores, educadores, alunos, pais e funcionários públicos.

A chamada predominante é explorar os vastos recursos deste meio para a educação e para criar modelos de integração para professores para aproveitar eficaz e eficientemente o potencial deste meio.

A partir de uma admiração inicial quando confrontados pela primeira vez com este meio e transcender a fase de novidade, devemos nos preocupar com criticamente examinando como podemos capacitar os professores a usá-lo em seu ensino diário e atividades de aprendizagem.

Este projeto em como objetivo geral tenta analisar alguns das estratégias de instrução que podem ser bem-sucedidas na integração da Web recursos em atividades de aprendizagem no contexto da SGA “a utilização de ferramentas digitais para uso educacional nos anos iniciais do ensino fundamental”.

Como objetivos específicos percorreremos as necessidades que entrelaçam a tecnologia e o ensino; a necessidade do preparo dos educadores e um plano de ensino voltado a esse uso.

Como justificativa, indicamos à necessidade de trazer um estudo mais aprofundamento acerca de tão importante temática.

Para tanto, utilizou-se a consulta bibliográfica física e virtual, por meio da modalidade de pesquisa do tipo hipotético-dedutiva através de exemplos das situações dispostas ao longo da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA USO EDUCACIONAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

À medida que novos letramentos que incluem tecnologias digitais e de mídia evoluem, preparar os alunos para entender e se ajustar a essas demandas de letramento é fundamental para as expectativas atuais e futuras de prazer e trabalho.

Por exemplo, os professores podem se identificar com modelos anteriores de alfabetização que são encadernados com papel e lápis; no entanto, novas concepções envolvem mudanças contínuas de visões de leitura e escrita, particularmente com o advento da Internet. Esses novos letramentos incluem formatos de texto inovadores (mídia múltipla ou textos híbridos), novas expectativas do leitor (leitura não linear) e novas atividades. (KENSKI, 2012).

A Internet é uma das ferramentas mais poderosas para os professores ajudarem os alunos a colaborar, interagir e participar ativamente do processo de aprendizagem.

A Internet mudou profundamente a maneira como percebemos e interagimos com informações em nossa vida cotidiana. Está remodelando rapidamente a maneira como nos relacionamos uns aos outros, comunicar, educar e colaborar. Também está modificando nossos modos de acessar informações, decifrar, filtrar e recompilar para uso prático.

Em um ambiente educacional, a Internet permite que os professores se conectem a recursos de informação muito além dos limites físicos da sala de aula, exigindo um repensar do ensino e aprendizagem que ocorrem dentro destas paredes. Um computador ou vários computadores conectados à Internet podem trazer o mundo virtual para as paredes da sala de aula, portanto, exponencialmente aumentando a base de conhecimento disponível para uso prático no ensino e aprendendo. No entanto, nenhuma dessas possibilidades valiosas ocorrerá magicamente ou instantaneamente, colocando um computador na sala de aula.

No entanto, a riqueza de recursos disponíveis pode causar confusão entre os alunos e desestimulá-los a participar, caso não recebam as orientações necessárias. Quando os alunos se deparam com milhares de fontes da Internet, eles não conseguem lidar com uma quantidade tão grande de informações. Uma das tarefas mais importantes do professor é ajudar os seus alunos a descobrirem o que mais gostam de acordo com o seu nível de competência linguística. Os professores também são responsáveis pela avaliação de todas as ferramentas web oferecidas.

Os professores precisam ser treinados para usar, minerar e configurar essas informações recurso e repensar o ensino e a aprendizagem com a disponibilidade destas novas tecnologias.

Em uma aula baseada na Internet, em vez de ser ele próprio uma única fonte onisciente de conhecimento, o professor é um facilitador ajudando os alunos a construir suas próprias estratégias de aprendizagem. O que os alunos adquirem com a Internet fica menos sob o controle do professor. A função do professor inclui planejamento, análise, organização, coordenação e solução de problemas em um ambiente centrado no aluno (SANTOS, 2003)

Eles estendem as experiências de alfabetização tradicionais com a compreensão de informações na Internet; uso eficaz de motores de busca para localizar informações; avaliação de fontes da Internet; comunicação por e-mail, textos e bate-papos; e o uso de programas de processamento de texto.

A Internet tem feito com que os educadores enfrentem questões relacionadas às novas tecnologias, visto que inovações tecnológicas anteriores nunca foram adotadas tão rapidamente e em tantos lugares ao mesmo tempo. A Internet permite a disseminação imediata de informações por meio do clique de um único link, por exemplo. (GOMEZ, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (912.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com