TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino De Artes Visuais No Ensino Médio

Por:   •  15/10/2023  •  Artigo  •  2.146 Palavras (9 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Kassia lemes sousa

O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO

/SP                                             

2023


CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

Kassia lemes sousa

      O ENSINO DE ARTES VISUAIS NO ENSINO MÉDIO

[pic 2]

                                             

/SP

2023

Resumo

O presente trabalho visa compreender as experiências desenvolvidas e através da disciplina de artes visuais, nos anos finais do ensino médio, teve  como   foco  principal  pesquisar,  analisar  e  refletir  sobre  quais são  as  diversas  formas  de  arte  que  estão  presentes  na  vida  cotidiana  dos educandos  e  de  que  forma  as  atividades  lúdicas  vivenciadas  a  partir  da  escola podem  ser  exploradas  na   dimensão  da   formação  artística  do s  educandos proporcionando aos alunos usar a imaginação perante a disciplina de artes. Potencializando um processo de ensino aprendizagem aumentando a capacidade de expressão do aluno no mundo da linguagem e da arte. Assim também é possível verificar uma postura na pratica educativa e comodista muitas vezes assumimos perante o ensino da arte, porém, necessita-se que a prática educativa seja ressignificada e os educadores mais capacitados para que haja situações de aprendizagem significativas os alunos para as demais disciplinas ou simplesmente passar o tempo.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Ensino Médio, Artes Visuais


INTRODUÇÃO

O objetivo da pesquisa é analisar a importância da presença da disciplina de Arte no currículo do ensino médio, tomando-se como recorte um estudo realizado em uma escola pública estadual de Ensino Fundamental e médio do município de Guaíra/sp. Nesse sentido, as discussões aqui realizadas indicam como são as intervenções com esta disciplina no espaço escolar e se estas estão relacionadas com uma aplicação significativa para os alunos. Apesar de a disciplina de Arte ser obrigatória no ensino básico pela Lei de Diretrizes e Bases, é importante destacar se existe uma real aplicação dos conteúdos que são abordados nesta disciplina e como esta tem um impacto positivo no desenvolvimento dos alunos.

A formação do professor é um aspecto de extrema importância no que se refere ao ensino de Arte, mas uma vez que o professor não tenha o domínio necessário das intervenções pedagógicas e dos conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula, todo o processo poderá ser comprometido. Assim, a falta de formação do professor conduz a aulas que não despertam o interesse do aluno, e este, por sua vez, não consegue construir o sentido do ensino de arte para sua vida. Com essa compreensão, a docência em arte torna-se um desafio do qual o professor deve ser o mediador entre o conhecimento e o aluno provocando a ação do discente no processo ensino aprendizagem5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.

No segundo capítulo foram abordados os passos metodológicos usados na pesquisa. Desta forma descreveu-se a escola, os participantes da pesquisa (aluno e professora1), os instrumentos utilizados na coleta de dados bem como o método utilizado na análise de dados. No terceiro capítulo foram apresentados os dados coletados na escola, evidenciando a atual situação da prática de ensino de Arte no contexto da escola pública na qual se deu a pesquisa. No quarto capítulo foi apresentada uma reflexão a partir dos dados coletados na escola. Nesta análise os resultados coletados foram comparados com o referencial teórico construído, com o intuito de aprofundar as discussões sobre o assunto.

 DESENVOLVIMENTO

  1. - BREVE HISTÓRICO DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL.

a trajetória do ensino de Arte no Brasil. Conhecendo a história do ensino de Arte é importante do sentido de poder ampliar o conhecimento da Arte na educação e a compreensão da prática pedagógica deste ensino.

A Arte foi introduzida no currículo escolar em 1971 pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/ LDB, que rege todo sistema educacional brasileiro. Embora tenha sido reconhecida a importância da Arte para formação do aluno na sustentação legal, na realidade a sua construção foi bem aquém do esperado. É preciso compreender que toda a história brasileira conta com uma enorme influência destas culturas da arte. No entanto, no decorrer do tempo, essa herança histórica foi negada e muitas vezes esquecida. Assim, é essencial buscar conhecer essa historicidade destinada a construção de toda a identidade brasileira engajando projetos onde os Professores pudessem se dividir em grupos na execução das respectivas pesquisas nas quais estavam sendo realizadas. Este trabalho envolvia diversos fatores agregados ao tema abordado. nas demais linguagens (Dança, Música e Teatro) e “atividades extras”, transformando as aulas de Música, em particular, costumam ser aulas de instrumentos musicais ou de Coral, igualmente complementares.

, devendo ser o professor polivalente em sua atuação. Ainda para agravar este quadro, era cobrada a polivalência dos professores, mas estes não tinham formação para assumir com competência essas várias linguagens artísticas sendo que a maioria nem sequer possuía uma formação superior na área de Arte. Por sua vez, segundo Martins (1998, p.41), os professores até então especializados em uma determinada área das Artes passaram a ter dificuldades para envolver as diversas habilidades artísticas em suas aulas.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais:  

 A educação  em  arte  propicia  o  desenvolvimento  do  pensamento artístico  e  da  percepção  estética,  que  caracterizam  um  modo  próprio de  ordenar  e   da r  sentido  à  experiência  humana:  o  a uno  desenvolve sua  sensibilidade,  percepção  e  imaginação,  tanto  ao  realizar  formas artísticas  quanto  na  ação  de  apreciar  e  conhecer  as  formas produzidas  por  ele  e  p elos  colegas,  pela  natureza  e  nas  diferentes culturas. (BRASIL, 2000, p.19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (103.6 Kb)   docx (126.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com