TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.170 Palavras (13 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Polo Santo Antonio de Posse / SP

 Curso: Pedagogia – Licenciatura

 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Competências Profissionais” sob orientação do professor-tutor a distância Professora Maria Clotilde Bastos.

Santo Antonio de Posse/SP

06/11/2014

Introdução

    Este trabalho tem por objetivo nos mostrar o papel do professor, a importância do lúdico na escola, letramento e alfabetização pautado em educação lúdica, a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, tais assuntos mencionados ao decorrer desse trabalho, são apenas para contribuir para que o professor construa um método qualitativo.

    Através desse trabalho, é importante ressaltar que é possível aprender por meio de atividades lúdicas, ou seja, por meio da manipulação de materiais como, jogos, brinquedos, apenas para que venha desenvolver um pensamento abstrato.

Letramento e alfabetização pautados em Educação Lúdica.

    A E.M.E.F “Maria Vicençotti” constatou que no ano de 2014 , crianças do 2º ano do Ensino Fundamental com diversas dificuldade de aprendizagem referentes à operação matemática de divisão e multiplicação.

    Nesse projeto de ensino e aprendizagem, o professor vai buscar orientar os alunos os conhecimentos, pesquisas e necessidade que se apresente. O acordo com o educando sempre é de suma importância para que ele se sinta apreciado. O professor pode indicar atividades em dupla, para promover a interação com ocasiões problemas. Com isso, o professor procura recursos para auxiliar os alunos que se mostram desses tipos de ocasiões.

     Assim como a ludicidade que será importantíssima no desenvolvimento desse aluno, o professor trabalhará a multiplicação e a divisão utilizando o lúdico, como jogos, enigma, dinâmicas entre outras brincadeiras. Bem como acontece uma ocasião como essa, os professores, além disso, trabalharam junto para que o aluno apresente uma prevenção especial e compreenda o que o educando aprendeu. Procurando utilizar métodos matemáticos de simples compreensão para que o aluno venha a aprender.

A IMPORTÂNCIA DO ELEMENTO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.


    O ser humano veio ao mundo com a intenção de desvendar, para estudar e aprender, para receber para si todos os dados, ocorrendo pelos mais simples até mesmo os mais complicados. Através do ambiente aonde convive e da interação com as pessoas ao seu redor, o ser humano irá desvendar, aprender, estudar novas coisas, por toda a sua vida, estabelecendo sua atitude, suas qualidades como trabalhador e cidadão. A esta ação chamamos de instrução ou educação. As oportunidades do conhecimento proporcionadas às crianças tem desempenho fundamental no aumento da sua estruturação motora, cognitiva e social, ou seja, igualitária.

    Não podemos deixar de mencionar que, neste cenário está implantado a Escola e o Educador, aonde ambos trabalham para proporcionar a criança um ambiente de alegria, de confraternização e de prazer pelo estudo, além de desenhar caminhos adequados de modificar a sociedade. Em meio às muitas maneiras de ensinar construir conhecimento transformar, a melhor delas é a Educação Lúdica. Uma criança que joga um dado ou pula de um pé só não está exclusivamente brincando e se divertindo. Neste ato ela está ampliando e atuando diversas funções motoras e cognitivas que serão essenciais para toda a sua vida. A Educação Lúdica está bem longe de ser uma sucinta brincadeira ou entretenimento. É uma atividade essencial a criança que leva o ser humano ao embate do conhecimento, da sociedade e do desenvolvimento do seu caráter. A necessidade de brincar para a criança, é viver. Com a brincadeira a criança acresce sua sensibilidade visual e auditiva, amplia habilidades motoras e cognitivas. O brinquedo promove a preocupação do fato. O brinquedo é basicamente ativo e libera a origem de comportamentos naturais, padrões e princípios podem ser mencionados, existe livre-arbítrio para se tomar decisões. A essência da infância é o brinquedo, ele é o transporte para o desenvolvimento, é, além disso, um modo muito simples que admite à criança explorar o mundo, permitindo-lhe descobrir-se, admitir seus anseios e sua forma de agir e reagir. Através das atividades lúdicas, a criança forma opiniões, selecionar ideias, estabelece relações lógicas e, assim, segue se socializando. Os brinquedos realizam papéis ressaltantes para o desenvolvimento das crianças assim como para a transferência da cultura de uma origem para a outra. De acordo com estudiosos da Educação Infantil que analisam o comportamento do brincar das crianças, o brinquedo é influenciado pela idade, presença de companheiros, surpresa, assim sendo, compete ao educador valorizar o brinquedo para animar-se nos educando, sem notar que está perdendo tempo. As crianças progridem com os brinquedos. Com as brincadeiras, as crianças ampliam a expressão corporal, gestos e caráter. A relação que se coloca entre o corpo, a mente da criança e o seu ambiente tem uma espantosa seriedade para sua ampliação.

O PAPEL DO PROFESSOR NA PRÁTICA PEDAGÓGICA


    O pensamento pedagógico a respeito de sua prática adequada e educativa, assim como as compreensões implícitas nela, compõe qualidades obrigatórias, apesar de não ser de forma satisfatória, para uma modificação de atitude e abordagem quanto ao papel do professor no que diz respeito ao processo ensino aprendizagem. O maior desafio nos dias de hoje está situado exatamente na formação dos professores, tendo em vista a complicação teórica e prática que condiciona a seu desempenho como docente, e formador de conceitos. Com o devido método contemporâneo que se desvincula,
enquanto método, de qualquer estrutura teórica e com fragmentos de hipóteses que não se menciona a nenhuma prática verdadeira, sólida, é muito complexa para este professor possa notar o que está oculto daquilo que está fazendo, da maneira como está sendo feita.

É importante mencionar que, um pensamento se a sua concepção está efetivamente elevando o seu papel na organização de informações de seus alunos. Isto é, o enfoque tradicional não consente as pretensões da educação atual, e o professor necessita estar precavido às alterações e atualizado. Mas não adianta o professor se empenhar em examinar, estudar, aprender a aprender, ampliar métodos e estratégias para consentir essa variedade de alunos que apresentamos atualmente nas escolas públicas se a técnica utilizada por essas escolas são tradicionalistas e padronizados, onde pretendem tratar os alunos como unidades iguais, sem levar em conta suas diferenças. Estamos falando das escolas onde se seguem apostilas. Os alunos de escolas públicas, que não apresentaram acesso uma desigualdade de materiais letrados em casa, que não houve oportunidade de ampliarem certas capacidades e não consegue orientação em casa para concluir seu desenvolvimento acadêmico, precisa e é obrigação da escola acomodar esses momentos, para que esses alunos possam desenvolver suas potencialidades, e por meio de apostila fica difíceis essas ocasiões sucederem, pois ela compreende de uma série de atividades e conteúdos que deve ser cumprido em bimestres, onde a apreensão fica situada em vencer o conteúdo planejado. Em contra partida se o professor tiver liberdade de para planejar suas aulas, utilizando-se do trabalho passa a ser coerente com os alunos reais, podendo usar técnicas que vão de encontro com as necessidades de todos os alunos da sala e a apreensão passa estar centralizada na qualidade do método ensino-aprendizagem.  O papel do professor na educação é o dever de valorizar as qualidades, as habilidades dos alunos, conhecimento do bom senso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (171 Kb)   docx (53.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com