TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE ARTES

Por:   •  11/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.638 Palavras (15 Páginas)  •  4.382 Visualizações

Página 1 de 15

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA DISCIPLINA DE ARTES

RESUMO

O ensino de artes é de suma importância dentro da sala de aula. Atraves do ensino desta disciplina é possivel explorar o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança através das diferentes linguagens artísticas presentes nas Artes Visuais, identificando e mostrando como a criança se desenvolve na aprendizagem atraves da pintura, desenho, arte tridimensional (modelagem), recorte e colagem). O desemvolvimento na aprendizagem é visivel e reflete em todas outras disciplinas. É possível trabalhar varias disciplinas dentro desta modalidade,a artes abre espaço para trabalhar e explorar todas as disciplina. A disciplina Arte, deve proporcionar aos alunos vivenciar e compreender os aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro,dança e as relaçoes entre si. Para isso é necessário um trabalho organizado, consistente, por meio de atividades artísticas relacionadas com as experiências e necessidades da sociedade em que os alunos vivem. O professor como mediador desta disciplina deve ser observador e explorador da capacidades de cada aluno. A partir dos anos iniciais a criança começa a amadurecer e formar suas opinioes e a arte ajuda ao aluno expor suas ideias e se expressar atraves da arte. A aprendizagem é muito significativa atraves da arte. O aluno aprende se divertindo. Os conhecimentos desta disciplina desemvolvem a capacidade do aluno em diversos aspectos ao qual ,o ajudará no decorrer de seu aprendizado.

Palavras-chave: Ensino.Aprendizagem.Desemvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como foco abordar a importancia do ensino da disciplina de artes e como essa disciplina se tornou fundamental para o desemvolvimento das crianças.

O ensino da arte esta associado diretamente a vida das pessoas,pois desde o inicio da humanidade ela já aparecia atraves da maneira de se comunicar. Desenhos,codigos eram empressos em rocha na idade pré histórica.

A arte caracteriza as diferentes linguagens presentes nas Artes Visuais no processo de aprendizagem como: desenho, uma das manifestações que tem a função de atribuição de significação ao que se expressa e se constrói; pintura, que pode ser definida como a arte da cor; arte tridimensional (modelagem), em que se procura explorar aquilo que a rodeia através do tato, da manipulação dos objetos aguçando sua curiosidade; recorte e colagem, que propiciam à criança dos primeiros anos escolares o aperfeiçoamento de conteúdos de coordenação motora, criatividade e desenvolvimento da sensibilidade, noções de espaço e superfície.

A arte, numa perspectiva histórica, pode ser identificada como uma ciência que vem percorrendo um longo caminho para ter seu reconhecimento institucional. O ensino de Arte no Brasil, ao longo do tempo, passou por diversos métodos, na maioria das vezes importados sem a devida adaptação, desde a colonização com os jesuítas, impondo a separação entre a retórica e a manufatura e negando a cultura indígena, passando pelo século XIX com a negação do barroco em favor do neoclássico. Já no século XX, havia uma grande preocupação com o ensino de Arte que até então se resumia ao ensino do desenho, este visto como um importante meio para formação técnica.

Em meados da segunda metade do século XX, a pedagogia experimental sinalizava um novo lugar para arte na educação. No momento em que a criança conquista seu lugar como sujeito, com características próprias, deixando de ser apenas um projeto de adulto, o desenho infantil passa ser objeto de estudo cognitivo.

Sendo assim,com o passar dos séculos houve mudança na maneira de pensar sobre o ensino da disciplina de artes. Com essas mudanças foi possivél observar e constatar a importancia desta disciplina no desemvolvimento e aprendização do aluno.

2 DESEMVOLVIMENTO

Antes nas escolas, a arte ocupava apenas o lugar de relaxamento, lazer, sendo ignorada como área de conhecimento. Com a nova LDB (lei nº 9.394/96), é extinta a Educação Artística e entra em campo a disciplina Arte, reconhecida oficialmente como área de conhecimento. O artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu § 2º, dispõe que: § 2º. O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Essa mudança não foi apenas nominal, mas de toda a estruturação que envolve o tratamento de uma área de conhecimento. De atividades esporádicas de cunho mais próprio de relaxamento e recreação, passa-se ao compromisso de construir conhecimentos significativos em arte. Artes visuais, como um conjunto de manifestações artísticas, compreendem todo o campo de linguagem e pensamento sobre olhar e sentido do ser humano.

As Artes que normalmente lidam com a visão como seu meio principal de apreciação costumam ser chamadas de Artes Visuais. Porém as artes visuais não devem ficar restringidas apenas ao visual, pois, através dessas manifestações artísticas (desenho, pintura, modelagem, recorte colagem entre outros), há vários significados que o artista deseja passar. Segundo Panofsky (1989), uma obra de arte deve ser definida como um “objeto feito pelo homem que exige ser esteticamente experenciado”.

As Artes Visuais são linguagens, por isso são uma forma muito importante de expressão e comunicação humanas, isto justifica sua presença na educação infantil. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade. Atualmente, algumas ações estão interferindo qualitativamente no processo de melhoria do ensino e aprendizagem de Arte.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Arte destacam que: Dentre as várias propostas que estão sendo difundidas no Brasil na transição para o século XXI, destacam-se aquelas que têm se afirmado pela abrangência e por envolver ações que, sem dúvida, estão interferindo na melhoria do ensino e da aprendizagem de arte. Trata-se de estudos sobre a educação estética, a estética do cotidiano, complementando a formação artística dos alunos. Ressalta-se ainda o encaminhamento pedagógico- artístico que tem por premissa básica a integração do fazer artístico, a apreciação da obra de arte e sua contextualização histórica. (PCN, 2000, p. 31).

Podemos destacar a “Proposta ou Metodologia Triangular”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com