TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO NAS ESCOLAS

Por:   •  14/10/2020  •  Artigo  •  2.562 Palavras (11 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 11

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

MARIA SHIRLA DE SOUZA BOTELHO

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO NAS ESCOLAS

COARI – AM

2016

UCAM – UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

MARIA SHIRLA DE SOUZA BOTELHO

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO ENSINO LÚDICO NAS ESCOLAS

Nota:

Artigo apresentado à Universidade Cândido Mendes - UCAM como requisito final para a obtenção do grau de Especialista em ______________________________________.

COARI – AM

2016

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO LÚDICO NAS ESCOLAS

Maria Shirla de Souza Botelho

RESUMO

O presente artigo pretende realizar uma analisar sobre a importância do ensino lúdico nas escolas, em especial as crianças, sob a perspectiva pedagógica. Buscou-se verificar as relações existentes entre a ação lúdica e a criança, tomando como premissa o que defendem muitos autores acerca do assunto ao afirmar que brincar é um ato divertido e espontâneo para a criança, por isso deve fazer parte de suas atividades cotidianas. Nessa dimensão o estudo procurou, através de uma discussão bibliográfica, mostrar a importância do lúdico no desenvolvimento da criança, delimitando esta abordagem à Educação Infantil. De acordo com a natureza deste trabalho, os métodos adotados se voltaram a leitura, fichamento, análise. Frisa-se que a construção deste trabalho se buscou fundamento em várias obras que tratam do assunto com muita propriedade.

Palavras-chave: Lúdico, ludicidade, ensino, aprendizagem, criança.

Introdução

A brincadeira é uma atividade que permeia o universo da criança, transcorrendo de forma natural e espontânea, por essa razão, este artigo aborda a temática “a importância do ensino lúdico nas escolas” delimitando-se a modalidade Educação Infantil.

Historicamente, o ato de brincar é algo que está inserido na história da humanidade, com maior ênfase na infância. Partindo dessa premissa, este estudo tem como objetivo compreender o uso das brincadeiras na educação infantil e fazer uma análise reflexiva para entender se realmente às brincadeiras lúdicas na educação infantil são subsídios eficazes para a construção do conhecimento. Para tanto, se fez necessário desenvolver estudos sobre situações de brincadeiras que proporcionam às crianças a estimulação necessária para sua aprendizagem.

As brincadeiras na educação infantil são de suma importância para o desenvolvimento da criança no ensino aprendizagem, uma vez que as crianças desenvolvem o raciocínio e constroem o seu conhecimento de forma descontraída. Porém, para que esse trabalho se realize, de forma plena, é necessário que haja uma infinidade de meios a serem oferecidos para que a criança possa desenvolver sua capacidade de criar e aprender.

Na escola, não é diferente, a brincadeira está presente no currículo como instrumento facilitador do desenvolvimento e da socialização das crianças, permitindo a construção do conhecimento, de forma espontânea e natural, afinal, quando a criança brinca, ela é capaz de expressar-se de múltiplas maneiras: cantando, contando, dramatizando, recitando, criando situações, pintando, desenhando, etc.

Diante do exposto, acredita-se que este estudo é relevante porque contribuirá significativamente na adoção de novas posturas e práticas docentes na Educação Infantil, introduzindo as brincadeiras na sala de aula que ajudem no desenvolvimento, na socialização e na motivação das crianças.

Desenvolvimento

Ao tratar da ludicidade, são vários os conceitos expressos pelos estudiosos acerca do assunto. Nas diversas áreas que estudam o comportamento humano, a ludicidade ocupa uma determinada concepção, que se convergem ao mesmo denominador: a importância do lúdico no desenvolvimento da criança; hoje bem mais aprofundada quando se redimensiona ao processo ensino-aprendizagem.

As brincadeiras refletem aspectos da sociedade na qual ela surgiu. Entre os egípcios, romanos e maias, as brincadeiras serviam de meio para a geração jovem aprender com os mais velhos valores, reconhecimentos, como também normas e padrões da vida social.

A prática das brincadeiras favorece a intencionalidade do trabalho pedagógico e o enriquecimento dos conteúdos a serem desenvolvidos; nessa situação é importante que o adulto/professor esteja sempre incentivando as atitudes das crianças/alunos à medida que lhe é solicitado.

Os estudos de Kishimoto afirmam que “o uso do brinquedo educativo com fins pedagógicos é importante instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil”.

A autora limita as funções educativas apenas aos brinquedos educativos, principalmente quando os classifica de acordo com as habilidades que desenvolve nas crianças, citando como relevante apenas o uso dos mesmos nas tarefas de ensino-aprendizagem e quando considera que a dimensão educativa surge apenas no instante em que as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem.

Segundo Aranão (2004, p. 16):

A criança, portanto, tem de explorar o mundo que a cerca e tirar dele informações que lhe são necessárias. Nesse processo, o professor deve agir como interventor e proporcionar-lhe o maior número possível de atividades, materiais e oportunidades de situações para que suas experiências sejam enriquecedoras, contribuindo para a construção de seu conhecimento. Sua interação com o meio se faz por intermédio das brincadeiras, da manipulação de diferentes materiais, utilizando os próprios sentidos na descoberta gradual do mundo.

Nota-se, nas palavras da autora, que a mesma reforça que as brincadeiras permitem ao professor explorar estes momentos de prazer e imaginação junto às crianças, seja como atividades diárias desenvolvendo as capacidades de raciocínio, seja como desenvolvimento físico, afetivo e cognitivo das mesmas.

Oportunizar as brincadeiras, para direcionar a atividade escolar exige do professor habilidades e conhecimento acerca dos efeitos que a brincadeira traz. Cabe a ele conduzir as atividades dessa natureza, respeitando o tempo de cada criança na construção dos conceitos e os objetivos que deseja atingir durante esta atividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com