TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Por:   •  24/4/2016  •  Artigo  •  4.359 Palavras (18 Páginas)  •  525 Visualizações

Página 1 de 18

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA

MARLI PEIXOTO ARANDA LOGIN: 122303679

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

BODOQUENA-MS

ABRIL/2014

MARLI PEIXOTO ARANDA LOGIN: 122303679

        

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Projeto apresentado para conclusão da Monografia a ser apresentada à Faculdade Educacional  da Lapa, como requisito obrigatório para obtenção do título de especialista em Educação Inclusiva.

                                          Orientador: Valter Zotto de Andrade

BODOQUENA-MS

ABRIL/2014

Resumo: A presente pesquisa é um resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a Importância do lúdico para alunos com dificuldades de aprendizagem. A inclusão é um desafio que provoca o avanço da qualidade da educação básica e superior, pois, para que os com e sem dificuldades possam praticar o direito a educação em sua perfeição, é indispensável que a escola aperfeiçoe suas práticas, a fim de acolher as diferenças. Sendo assim, vendo a necessidade do município e a escassez do professor especialista na educação especial, decidi participar do curso de pós-graduação oferecido pela Faculdade Educacional da Lapa em Educação Inclusiva para contribuir com o desenvolvimento de uma política de inclusão no município. Atualmente, atuo como Coordenadora Pedagógica no ensino fundamental em rede municipal e tenho pouco conhecimento em desenvolver práticas pedagógicas com alunos que possuem déficit de aprendizagem. Segundo orientações de Claudia Pereira Dutra – Secretária de Educação Especial, a inclusão social educacional dessas pessoas é hoje, assunto de direito humanos, de tratados e discussões, que propõem uma educação que satisfaça ás necessidades básicas de aprendizagem, o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, a melhoria da qualidade de vida e do conhecimento e a participação na transformação cultural de sua comunidade escolar é um direito de todas as pessoas e deve ser assegurado pelo Estado. Ressalto que somente a partir do ingresso na especialização, passei a ter uma visão diferente de como orientar o desenvolvimento de atividades através de jogos pedagógicos e lúdicos e brincadeiras contextualizadas que ajudam a melhorar o desempenho desses alunos na escola comum. No entanto, sabe-se que é somente com a prática do dia a dia que irei auxiliar o desempenho das práticas pedagógicas dos docentes que encaram essa realidade com o pouco que conseguem. Contudo, a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva vem sofrendo avanços segundo o senso escolar de 2009 as matriculas em classes comuns do ensino representam 60%. Ressalta-se que no mesmo ano foram registrados 71% desses alunos em rede publica e 29% em escolas privadas. Apesar de haver um maior número de alunos com necessidades educacionais especiais na rede publica, sabe-se que ainda necessita maior comprometimento das autoridades em relação à educação e principalmente a educação especial, tanto que no município de Bodoquena encontra-se em fase construção. Partindo dessa premissa, questiona-se: por que encontramos crianças desinteressadas na aprendizagem escolar? Será que a escola pode inibir um desejo que é inato ao aluno? A aprendizagem tem caráter individual; ninguém aprende por ninguém e a construção do conhecimento, apesar de ter a contribuição do coletivo e do social, não se concretiza se houver obstáculos que interfiram em seu processo, que é gradual e cumulativo.

Palavras - chave: Jogos, Brincadeiras, Inclusão, Aprendizagem.

1.        INTRODUÇÃO

Esta pesquisa por finalidade desenvolver um trabalho a ser apresentado na conclusão de curso como especialista em educação especial na área de educação inclusiva, para contribuir com a formação docente, que acredita nos avanços diante dos desafios propostos em sala de aula no processo de inclusão educacional, onde todos os cidadãos sejam contemplados com uma educação igualitária. Segundo a secretária de Educação Especial, Cláudia Pereira Dutra, a inclusão social e educacional é um processo que se concretiza, no Brasil, por meio de uma política de educação inclusiva cujos pressupostos filosóficos compreendem a construção de uma escola aberta para todos, que respeita e valoriza a diversidade. Assumir a diversidade pressupõe o reconhecimento do direito á diferença como enriquecimento educativo e social. Este processo vem provocando mudanças de paradigma, impulsionando as pessoas a conviverem com uma concepção de aprendizagem, sem restrições de qualquer ordem.

Ao pensarmos na realidade da sala de aula, nos deparamos com um número elevado de alunos com grandes dificuldades de aprendizagem e desmotivados para os estudos. Para mudar tal visão, faz-se necessária uma prática pedagógica dinâmica e provocadora, no sentido de instigar os alunos a aprender de maneira significativa e prazerosa. Na área da educação, o brinquedo surgiu na época do renascimento, porém adquiriu força com a ampliação da educação pré-escolar principalmente a partir deste século. As atividades lúdicas têm um papel importante no desenvolvimento da criança pela riqueza de situações que envolvem as atividades de jogos e brincadeiras. Brincando, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e aprimora habilidades. As atividades lúdicas têm o fascínio de desenvolver várias áreas de desempenho da criança, como o intelecto, o corpo e o emocional, que se juntam e são capazes de desencadear novas ideias.

 A prática interdisciplinar só acontece quando os conteúdos das disciplinas se relacionam para a ampla compreensão de um tema estudado, o professor deve adaptar-se nessa prática interdisciplinar a fim de tornar seu fazer pedagógico mais interessante e prático. Tido como método que instrui o brinquedo, enquanto atividade lúdica desenvolve e educa de maneira agradável. Por intermédio deles, as crianças expressam suas criações e emoções, refletem medos e alegrias, aperfeiçoam características importantes para a vida adulta. É preciso, no entanto, que o professor procure representar as diversas situações vividas pelas crianças nas atividades de brincadeiras, isto é, para que sejam organizadas na criança maneiras de pensar, capazes de refletir sobre a realidade do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (205.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com