TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PEDAGOGIA DE PROJETO

Por:   •  22/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFAVENI

KÉSSIA PEREIRA DE ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PEDAGOGIA DE PROJETO

PROJETOS E PLANEJAMENTOS. PRÁTICAS QUE CAMINHAM JUNTAS

AGUAS VERMELHAS ANO 2021

KÉSSIA PEREIRA DE ALMEIDA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PEDAGOGIA DE PROJETO

PROJETOS E PLANEJAMENTOS. PRÁTICAS QUE CAMINHAM JUNTAS

Trabalho apresentado à disciplina: Didática,

Planejamento e Avaliação UNIFAVENI – Universidade... Minas Gerais

Professor: Thalitta Fátima

ÁGUAS VERMELHAS ANO 2021

PROJETOS E PLANEJAMENTO, PRÁTICAS QUE CAMINHAM JUNTAS

Atualmente, umas das temáticas que vem sendo discutida no cenário educacional é o trabalho por projetos. Existe uma diversidade de projetos que circula frequentemente no âmbito do sistema de ensino, um deles é a Pedagogia de Projetos.

Na pedagogia de projetos o principal objetivo é promover uma ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço repleto de interações e mais próximo do mundo real, do mercado de trabalho e da sociedade.

A educação deve ser voltada para a realidade e para as necessidades dos alunos e a Pedagogia de Projetos quer suprir essa necessidade, reestruturando a pratica de ensino e as posturas do educador, tornando a educação uma pratica efetiva onde o aluno e o professor possam se realizar cada um na sua função, sendo o professor um mediador do conhecimento e não um detentor de todo o saber.

Para a execução de um projeto é preciso da cooperação da equipe pedagógica, do esforço pessoal, do desenvolvimento de estratégias e de bom planejamento. A principal característica da pedagogia de projetos é a intencionalidade, é essencial que os projetos sejam escolhidos a partir dos objetivos que o professor pretende que a turma alcance e no conjunto de conhecimentos que eles precisam construir. A partir do momento em que o professor define os objetivos de aprendizagem, surgirão várias possibilidades de projetos em que é possível contemplá-los. Portanto o educador deve ficar atento aos interesses dos estudantes ou aproveitar temas que despertam atenção dos mesmos.

O planejamento contribui para que se atinja um objetivo esperado, pois não há como executar uma tarefa eficiente sem planejar, ele é o fator primordial nas ações do professor que deve organizar suas práticas e fazer a ligação dos conteúdos com o contexto social vivenciado.

Portanto, o planejamento das ações é essencial para o bom andamento do projeto, pois todas as estratégias e as finalidades do trabalho deverão ficar claras para que inicie o processo de execução com mais segurança. Com a realização deste trabalho, concluo que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia que possui grande importância para o contexto histórico em que se encontra a educação brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.3 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com