TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR LEITOR NA FORMAÇÃO DE UM LEITOR CRÍTICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  7/12/2017  •  Artigo  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

A importância de incentivar esses jovens a buscar a interpretação e assim vão construir uma mente mais critica, e é relevante destacar que o nosso próprio caminhar como leitores e pessoas que “ensinam a ler” vai além de compartilhar títulos, ler junto e refletir sobre o lido. Quando prendemos a observar, e interpretar, descobrimos que outro ponto de vista diante a vida e as coisas do mundo, pois a leitura pode despertar em nós o desejo de desvendar aquilo que nos inquieta e nos atrai de algum modo.

2. A importância do professor leitor na formação de um leitor crítico nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Assim estamos contribuindo para que os alunos percebam que os livros e a literatura existem dentro da escola e também fora dela, e ampliando as suas estratégias de busca e compreensão. Alimentando suas ideias e refletir a respeito de nossas posturas. A leitura tem função essencial, e precisamos investir em situações que favoreçam o nosso acesso aos livros e às experiências leitoras e tenhamos possibilidade de estabelecer uma relação viva e intensa com os livros. Por isso os professores, tem por essa razão, a tarefa de escolher o que o nosso aluno deverá ler. Diante dessa atribuição, que sejam conteúdos apropriados portanto, precisamos conhecer intimamente o trabalho de autores, ilustradores e editoras, a fim de garantir escolhas acertadas, coerentes e pertinentes, considerando os interesses, desejos de nossos alunos e habilidades que eles precisam desenvolver como leitores na etapa da vida escolar da qual fazem parte.

O aluno precisa saber identificar as informações implícitas no texto, para isso, ele contará com os processos de desenvolvimento da leitura. O desafio dos professores é resgatar o gosto pela leitura, nos primeiros anos do ensino fundamental, assim vai se buscando cada vez mais a vontade de aprender e de se informar . o professor tem que trabalhar com formas de leitura precisa e usar várias estratégias, no intuito de fazer com que este aluno desenvolva o hábito de ler. Uma das estratégias a serem ensinadas aos alunos é aquela que deve ser realizada antes da leitura, como se fosse uma previa ou um resumo do texto, mostrando como é interessante aquele conteúdo.

3. Conclusão

Portanto essas formas de praticar a leitura, que precisamos despertar nos alunos um interesse maior pelo o que leem, fazendo da leitura algo que chame atenção, para que o aluno ao observar um livro ou um textos, aprendendo novas palavras, assuntos e conteúdos, gerando uma conceito critico, pois a leitura que traz as informações precisas para o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (37.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com