TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Por:   •  18/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  6.565 Palavras (27 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 27

        [pic 1]

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 CARMELITO RODRIGUES DE OLIVEIRA

INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL ZINHA PRATES

MONTES CLAROS /MG    2021

[pic 2]

CARMELITO RODRIGUES DE OLIVEIRA

INCENTIVANDO A LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL ZINHA PRATES

Relatório Final de Pesquisa do Projeto de Intervenção apresentado ao curso de Graduação de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, como requisito para obtenção de título de graduação.

Orientador(a): Me Aneuzimira Caldeira Souza

Tutor(a)  Presencial: Maria Aparecida Meira

Tutor (a) a distância: Deusdedit David Rodrigues

MONTES CLAROS /MG    2021

RESUMO

 O presente trabalho trata de um Projeto de intervenção que faz parte das exigências para a conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia e justifica-se pela preocupação com as crianças, que devem encontrar nos livros encantamento, liberdade, harmonia, e na escola incentivos e norteadores para uma prática de leitura correta e eficaz. Pretendemos responder a questão prolemática:  Como incentivar e desenvolver a leitura crítica? O objetivo geral deste projeto é incentivar a prática da leitura crítica, e como objetivos específicos: fazer um levantamento bibliográfico sobre o incentivo e a prática da leitura crítica, buscando conceituar e explanar o assunto; conhecer como se dá a leitura crítica e elaborar conteúdos e atividades que possam incentivar e desenvolver a prática da leitura crítica. Para tanto abordamos os conteúdos: Leitura e escrita, Interpretação de texto, Produção textual e Releitura e apreciação da arte e da literatura como instrumentos de comunicação. E será desenvolvido através da leitura do livro Menina bonita do laço de fita e atividades que visam a leitura crítica do livro, sendo necessários recursos de fácil acesso. E a avaliação sugerida é a observação do desempenho dos alunos nas atividades. No presente projeto de ensino discutimos na revisão bibliográfica um pouco do que vem a ser a leitura crítica e sua importância através das ideias de autores como Solé (1998), Kleiman (2004), Silva (1991) e Chiappini (1998).

Palavras-chave: Ler. Leitura. Crítica.

.

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Projeto de Intervenção Relatório Final

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. PROBLEMA        6
  3. PÚBLICO-ALVO        6
  4. JUSTIFICATIVA        6
  5. OBJETIVOS        6
  6. REVISÃO DE LITERATURA        7
  7. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        14
  1. O Plano de Intervenção        14
  1. AÇÕES DA INTERVENÇÃO: DESCRIÇÃO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO        17
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        20
  3. REFERÊNCIAS        21

        

        

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Projeto de Intervenção Relatório Final

1. INTRODUÇÃO

Há muito tempo educadores afirmam que através do hábito da leitura a sociedade pode se transformar e alcançar um perfil de sociedade composta de leitores conscientes, de bons escritores, de cidadão críticos, de pessoas capazes de buscar sozinhas ainda mais conhecimentos. Por isso, a preocupação com as crianças e adolescentes, que devem encontrar nos livros encantamento, liberdade, harmonia, e na escola incentivos e norteadores para uma prática de leitura correta e eficaz. Assim será possível pensar em uma sociedade constituída de bons leitores, por conseguinte, excelentes escritores.

O problema que move essa pesquisa está indicado pela questão: Como incentivar e desenvolver a leitura crítica?

Essa pesquisa tem como objetivo geral incentivar a prática da leitura crítica. E os específicos são: Fazer um levantamento bibliográfico sobre o incentivo e a prática da leitura crítica, buscando conceituar e explanar o assunto. Conhecer como se dá a leitura crítica. Elaborar conteúdos e atividades que possam incentivar e desenvolver a prática da leitura crítica.

A presente pesquisa justifica-se pela necessidade de engajamento dos professores na tarefa de oportunizar aos alunos situações de contato e prática da leitura crítica. Dessa forma, decidiu-se realizar um projeto que focalize o trabalho com leitura através dos conteúdos: leitura e escrita; Interpretação de texto; Produção textual e Releitura e apreciação da arte e da literatura como instrumentos de comunicação. Para desenvolvimento propomos atividades relacionadas ao tema abordado no livro “Menina bonita do laço de fita” de Ana Maria Machado, as diferenças, buscando o incentivo e a prática da leitura crítica por meio de leitura, releitura e escrita. Para tanto utilizaremos recursos como vídeos para assistir a história contada, Produção de texto coletiva para instigar a participação dos alunos, recortes em revistas para produção de mural e outros descritos no corpo do Projeto. Para avaliação sugerimos que seja feita através da observação do desempenho dos alunos nas atividades desenvolvidas durante o projeto.

Na revisão bibliográfica discutimos um pouco do que vem a ser a leitura crítica e destacamos que é uma atividade que vai além do decodificar, que envolve vários aspectos cognitivos. Além disso, demonstramos sua importância na formação social do indivíduo, apresentamos os pressupostos teóricos sobre o ensino da leitura e papel desempenhado pelo professor nesse trabalho, uma vez que é ele o principal exemplo de leitor que um aluno aprendiz pode ter.

As atividades propostas a serem desenvolvidas neste projeto, bem como o livro escolhido para fundamentá-las, têm o intuito de demonstrar para o professor como é possível trabalhar de modo diferenciado um livro, desenvolvendo e incentivando a leitura em crianças, para desde cedo formá-las leitoras. Bem como, trabalhar aspectos culturais e sociais através do mesmo, aplicando a criticidade envolvida na leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.4 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com