TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  3/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna:

Camila Pietra MacielRA 1758778

Polo

Viamão

2017

A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Atualmente, as escolas contam com um número elevado de crianças com dificuldades de aprendizagem. Essas crianças apresentam dificuldades específicas ou em áreas globais, dificultando, não apenas uma área do seu conhecimento, mas por assim dizer várias das suas atividades escolares e é neste contexto que o professor entra, sendo ele a base para o aprendizado do aluno.

Segundo Vygotsky, o aprendizado inicia muito antes do ingresso na vida escolar, logo o aluno já vem com uma bagagem de experiências, porém, ao ingressar, é necessário que haja uma investigação por parte do professor sobre os conhecimentos e nível de aprendizagem dos alunos, bem como realizar investigação do perfil sócio afetivo, que é de suma importância. Este processo nos auxilia na tomada de decisões e, é fundamental que o professor esteja atento ao seu papel na formação da vida escolar das crianças, juntamente com a família e demais membros da comunidade escolar, pois assim o professor estará exercendo plenamente seu papel resgatando e repassando valores, levando educação e ensino de qualidade, contribuindo na formação de crianças e jovens capacitados a viver em sociedade e a buscar a tão sonhada educação de qualidade. O trecho de um livro de Vygotsky nos deixa isto claro:"O aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer." (Lev Vygotsky)

Levando em consideração os aspectos observados, o papel do professor é de extrema importância na base do aprendizado dos alunos e, de acordo com desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno, cabe ao professor viabilizar oportunidades para que este progrida e atinja os objetivos propostos dentro dos direitos de aprendizagem, sendo que é de suma importância que família e escola estejam interligadas neste processo para que o aluno obtenha êxito.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CENSI, Adriane; COSTAS, Fabiane AdelaTonetto. Dificuldades de Aprendizagem: Reflexões a partir da teoria histórico-cultural. Disponível em: > Acesso em: 15 nov.2017. 

MONROE, Camila. Vygotsky e o conceito de aprendizagem mediada. Disponível em: Acesso em: 15 nov. 2017.

VYGOSTKY Levilivro A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (134.2 Kb)   docx (53.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com