TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ACADEMIA

Por:   •  31/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.766 Palavras (8 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE

        

JONES MARQUES SOUZA PINHEIRO

A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ACADEMIA

BELO HORIZONTE

2022

 A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ACADEMIA

Jones Marques Souza Pinheiro, Centro Universitário UniFatecie, Belo Horizonte – Minas Gerais, Thaís Regina Ravazi de Souza, UniFatecie, Paranavaí – PR.

OBJETIVO GERAL: Compreender o papel desempenhado pelo profissional de educação física atuante em uma academia; para o bom desenvolvimento da competência física, pois o mesmo tem conhecimento do movimento e da segurança dos alunos. Usando todo seu conhecimento, em uma ampla gama de atividades relacionadas ao desenvolvimento de um estilo de vida ativo e saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Identificar a importância da orientação e da avaliação um profissional de educação física na academia, na montagem das fichas de exercícios, na avaliação físico funcional.
  • Analisar a importância de se ter um profissional de educação física sempre atento e observador, analisando se os alunos estão realizando os exercícios da maneira adequada para evitar fraturas, contusões.
  • Criar ambientes seguros de aprendizado com profissionais que promovam interação social positiva, e comprometimento ativo com o ensino, promovendo nos alunos e automotivação.
  • Promover o desenvolvimento de técnicas eficazes, que melhor trabalham a musculatura, na parte do corpo que se precisa ter ganho de massa magra e perda de gordura.
  • Desenvolver o hábito em seu grupo de alunos na academia, de sempre que tiverem dúvidas no uso de algum aparelho, a quantidade de peso a usar, procurar orientação do profissional de educação física.
  • Especificar a maneira de aprender de cada indivíduo, suas limitações, em suas próprias abordagens de aprendizagem e criar instruções adequadas e adaptações a essas diferenças.

JUSTIFICATIVA: Por se tratar de um assunto que muitas pessoas não dão valor, pois em sua maioria as pessoas que procuram a academia para um treino de musculação, geralmente elas já treinam por muitos anos, e já conhecem os aparelhos, os pesos e as partes do corpo que pretendem trabalhar, uma melhora na musculatura. Mas existem aqueles que são iniciantes, precisam de fazer uma avaliação inicial para medir o nível de gordura corpórea, que é realizado com um instrumento chamado Medidor de bioimpedância manual. Altura, anotação das medidas que são cuidadosamente conferidas com fita métrica, medir a pressão antes e depois de um exercício cardio, para verificar se há oscilação na pressão, queda ou subida brusca da pressão arterial.

 Tudo isso é de estrema importância antes de se começar a treinar em uma academia, ou realizar qualquer atividade física. Podendo o indivíduo que não realizar todo esse ritual antes de se exercitar, passar mal e sofrer um acidade vascular grave. Mas mesmo tendo conhecimento, de todos essas importantes informações, ainda existem algumas academias principalmente as que ficam localizadas em lugares de difícil acesso, onde não se vai fiscalização, os proprietários não contratam o profissional de educação física. Tais alunos que se matriculam nesses estabelecimentos, recebem orientação de outros alunos mais experientes, mas que não possuem nenhuma fundamentação teórica, nem formação acadêmica sobre o assunto.

Com isso acontecem uma gama de fatores que podem acarretar malefícios a saúde do indivíduo que está realizando o treino, esse por sua vez desconhece os riscos dos acidentes que possa acontecer.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Segundo Oliveira (1983) as academias tornaram se lugares apropriados para a efetivação de exercícios físicos, por ter recursos tecnológicos, equipamentos esportivos e profissionais especializados para direcionar, monitorar e treinar pessoas de diferentes faixas etárias que buscam, entre outras coisas, uma melhoria na performance física e na qualidade de vida. Ainda, segundo Oliveira e Santos (2016) é papel do profissional de educação física que atua nas academias conduzir de forma ética a orientação e monitoramento do indivíduo que procura a academia para praticar exercícios físicos, para que o mesmo possa alcançar os benefícios proporcionados por essa atividade. Diante desse contexto apresentado por Oliveira, os procedimentos metodológicos que serão utilizados na elaboração desse artigo, serão será utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa e de caráter exploratório com finalidade de colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito sobre a temática em questão (FREITAS, W. D. F).

Segundo Rodrigues, A. J. D.  (2013), o estudo com caráter exploratório permite ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema. Este tipo de estudo possibilita ao pesquisador encontrar os recursos necessários que lhe permitam, em contato com determinada população, obter os resultados que desejam. E ainda pode servir para levantar possíveis problemas de pesquisa. A partir da pesquisa bibliográfica, e sua inserção dentro de um contexto da prática de exercícios dirigidos dentro da academia, e também usando as informações que foram contextualizadas no estágio supervisionado. Notícias de jornais, relatos de pessoas da comunidade que tiveram contato com espaços que não ofertavam o profissional de educação física, e como eram realizados os treinos.

PROBLEMATIZAÇÃO: No início dos anos 2000 os currículos dos cursos de Educação Física foram modificados. A partir disso, foram criados cursos separados para a licenciatura e o bacharelado, formando profissionais com atuações diferenciadas na sociedade. O licenciado em Educação Física atua na docência da Educação Básica, na escola. Já o bacharel é um profissional capaz de intervir acadêmica e profissionalmente nos campos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, na educação, projetos sociais, esportes, lazer e gestão de empreendimentos dessa área. Diante desse contexto a pergunta a ser respondida, seria o profissional de educação física é importante dentro da academia? Se existisse uma academia funcionando na cidade, sem o profissional de educação física, quais os riscos de acidentes que poderiam acontecer com os frequentadores desse espaço? Já que a prática de esportes é para ajudar a melhorar a saúde, o condicionamento físico, melhorar a atenção, a respiração, previne AVC, entre inúmeros outros benefícios. Quando assistido por um profissional capacitado e com formação teórica e com a prática de estágio supervisionado. Essas problemáticas serão sanadas no desenvolver do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (85.6 Kb)   docx (315.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com