TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E INTERNALIZAÇÃO DE VALORES

Por:   •  15/1/2018  •  Artigo  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 9

TRABALHO EM EQUIPE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Simone Menezes Machado

Renata Garcia Severo

Samanta Moraes Menezes

Talita Torales Goulart

Prof. Tutor Externo Elis de Quadros

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED 1851) – Prática Interdisciplinar II

06/12/17

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a importância do trabalho coletivo em sala de aula, para o desenvolvimento da criança. Buscamos entender como acontece a organização, o planejamento, a execução e a avaliação da proposta do trabalho em grupo, assim como seu papel de construção moral e intelectual do indivíduo.

Palavras chave: Educação; Equipe; Autonomia.

 

1 INTRODUÇÃO

Na escola atuam profissionais com a mesma formação bem como a formação em diversas áreas do conhecimento. Espera-se que cada vez mais se possa contar com equipe para melhor atender às necessidades de desenvolvimento de todos os que nela estudam e trabalham.

Trabalhar em equipe exige uma longa aprendizagem, os problemas são frequentes em realidades, onde há preconceitos, imagens, atitudes preconcebidos e negativos em relação a temas, teorias profissionais e falta formação para o trabalho inter e transdisciplinar.

Nossos estudos também tiveram como base o autor sociointeracionista Vygotsky, que em seus escritos, teve-se à análise das interações adulto/criança e ao papel destas na promoção do desenvolvimento.

2 TRABALHO EM EQUIPE

A realização de trabalho em equipe é cada vez mais valorizada, tanto em contexto de educação formal como na vida profissional. Esse trabalho em equipe ativa a criatividade e em grande parte das vezes produz resultados melhores do que o trabalho individual, isso quando sabe-se integrar, em caráter de complementaridade, as habilidades dos integrantes do grupo.

Para realizar um trabalho em equipe é preciso ter paciência, uma vez que nem sempre é fácil entrar em concordância diante de opiniões diferentes. Por isso é essencial expor os posicionamentos de cada um de maneira. Podem surgir conflitos entre componentes da equipe, porém é muito importante “ser profissional”, não deixando que isso impeça ou influencie negativamente no trabalho.

Muitas vezes, são complexas, como estabelecer prioridade num orçamento e atribuir responsabilidades na realização de cada projeto.

O papel do professor não é só “passar” conhecimentos, talvez seja a aprendizagem ativa e interativa como um devaneio teórico ou com ilusões de certas propostas pedagógicas. Na prática, reduz o ensino à instrução individual em massa, quando as classes não são coletivas de trabalho cooperativo.

Quem reconhece a importância dessa participação ativa e interativa, se dispõe a promovê-la em situações reais enfrenta bem o desafio de colocá-la em prática mesmo em classes numerosas. Para promover a autonomia não bastam materiais didáticos e um professor protagonista, é preciso propor à classe atividades coletivas mais estruturadas do que auto expositivas, pois todos devem estar motivados e conscientes do sentido delas.

O professor deve atuar com seus colegas e com a coordenação pedagógica, com a mesma dinâmica que pretende propor em sala de aula. Nem tudo deve ser feito de forma coletiva, pois são igualmente essenciais a exposição do professor e tarefas individuais de crianças e jovens, é preciso compor esses momentos articulando com coerência as ações pessoais e coletivas. Com a diversificação do planejamento, são contempladas as diferentes necessidades e propensões dos alunos. Não só na rede pública, mas especialmente nela, os mais beneficiados por essa construção são os que vêm de contexto cultural limitado, sem outras oportunidades que não as da escola para a sua emancipação.

Boas escolas desenvolvem práticas apropriadas a cada faixa etária. Porque é bem diferente desenvolver conteúdos e instrução em atividades cooperativas se for uma classe de alfabetização com professora única ou se for uma sala de adolescentes com vários professores de disciplinas. Mas a prática faz sentido desde a educação infantil até a pós-graduação. Muitos logo estarão discutindo as leituras da semana em seus grupos de referência. Atitudes semelhantes podem ser encontradas em diferentes cursos, famílias e empresas, mas sempre em coletivos que valorizem a autonomia e a cooperação.

2.1 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Desenvolver trabalho em equipe é tarefa que muitos desejam, mas poucos conseguem. “Equipe” significa grupo, reunião ou conjunto de pessoas destinadas a realizar uma, ou várias atividades visando o bem e a satisfação da coletividade.

A atividade em equipe já vem há muito tempo sendo estudada por especialistas, de forma satisfatória, apontam resultados extraordinários tanto para o grupo norteador dos trabalhos quanto para quem absorve, recebe, é destinatário destas atividades.

No campo profissional o desempenho do trabalho em equipe tem o papel importante, melhorando também as relações afetivas e pessoais com os componentes. O trabalho em grupo gera bons resultados, a educação infantil nos primeiros passos do “pequeno ser” com personalidade em formação.

Desenvolver o trabalho em equipe desempenha a importância da atividade de conhecimentos, ensinamentos e descobertas de coisas novas aos pequenos nos primeiros passos, torna-se parte de um processo eficaz, criativo, transparente e, sobretudo, suscetível de produzir resultados coerentes e ajustados à realidade social e compatível na preparação, formação e aperfeiçoamento do caminho a trilhar pelas crianças na educação infantil.

Preparar, pensar, agir e cogitar dentro de uma perspectiva lógica, coerente e visionária de um espírito de equipe aguerrido e comprometido com sucesso profissional, emocional e pessoal serão sem dúvida, os caminhos sensatos que os profissionais de qualquer segmento deverão trilhar em direção a um futuro melhor.

Na educação infantil, nos primeiros passos, trabalhar em equipe significa também, priorizar para o que mais importante se apresenta no educador, ou seja, a certeza de que, ao realizar tarefas em equipe visando sempre o melhor para os pequenos, estão contribuindo assim, de forma harmônica, alegre e inteligente na formação de pensadores e futuros líderes desse país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (164.7 Kb)   docx (255.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com