TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA QUE OS DESENHOS TEM PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Grafismo infantil

O vídeo mostra a importância que os desenhos tem para o desenvolvimento das crianças, é através deles que elas expressam sentimentos, emoções, representam objetos, é uma das formas que se comunicam. É por meio dos desenhos que o professor explora o processo de protagonismo e autoria das crianças, valorizando o desenho como ferramenta necessária para a construção da autonomia. Acreditamos que esta falha da não valorização dos desenhos se dá pela falta de conhecimentos ou pela ausência da educação continuada dos professores.

Outro aspecto importante mostrado no vídeo, é a necessidade de oferecer diversos materiais e simular diferentes contextos para a criação. Deixar a criança livre para que atue com o corpo, interagindo com o outro modifica o seu traçado, ajuda nas escolhas das cores e promove a escolha da melhor forma de se expressar. Sabe-se, que o desenho é uma linguagem utilizada pela criança como manifestação expressiva que acontece de diferentes maneiras. É preciso proporcionar um ambiente gostoso e prazeroso mesmo com poucos recursos. É fundamental que se construa-o sempre com a ajuda das crianças com o mínimo possível de interferência do professor.

São apresentadas as fases do desenvolvimento gráfico, que são apresentadas inicialmente como o estágio das garatujas. Onde as crianças fazem rabiscos desordenados, traços por acaso que duram geralmente dos dois anos aos quatro anos. Também apresenta o estágio pré -esquemático onde a criança faz as primeiras tentativas de representação (por volta dos quatro aos sete anos). O professor tem que tomar cuidado para não enquadra-las de forma rígida dentro desses estágios. É necessário dar espaço para que as crianças criem, produzam e construam de acordo com a sua capacidade de interpretar o mundo. Conversar com a criança sobre o que ela está fazendo permite que elas orientem o nosso olhar para o desenho que a mesma faz.

Portanto é preciso valorizar o desenho como forma de expressão e comunicação. O professor precisa aprender a explorar mais os espaços, o que o desenho representa para as crianças e a realidade de cada aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com