TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenho Curricular, Programação E Desenvolvimento De Competências

Por:   •  24/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 9

FP106 - Desenho curricular, programação e desenvolvimento de competências

Atividade prática

Indicações gerais:

Esta atividade deve ser desenvolvida em grupos e deve cumprir com os seguintes requisitos formais:

  • Extensão: 4-5 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a Bibliografia nem os anexos – se forem feitos –).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Espaçamento: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

O trabalho deve ser realizado neste documento Word seguindo as normas de apresentação e edição referentes a citações e referências bibliográficas (veja a guia de estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos que se descrevem na guia de estudo e em nenhum caso deve ser entregue no correio do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, é importante lembrar que existem critérios de avaliação cujo acompanhamento por parte do aluno se considera extremamente importante. Para mais informações, consulte a guia de estudo.

Atividade prática

  • Identifiquem dois artigos publicados em revistas acadêmicas nos últimos dois anos sobre o tema da disciplina e exponham o conceito de currículo apresentado.
  • Com base no conteúdo da disciplina, expliquem a importância do currículo para o processo de ensino-aprendizagem explicitando suas vantagens, desvantagens e inclua um exemplo de sua aplicação na disciplina de didática.

Muito importante: Na capa que aparece na próxima página devem ser indicados os dados pessoais detalhados e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra com as condições de identificação não será corrigido). Logo depois da capa, deve ser incluído o Sumário do trabalho.

Atividade prática - FP106 - DESENHO CURRICULAR, PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS

Nomes e sobrenome/s:

Ângela Maria Milhomens Fontes

Cleine Barbosa Rodrigues Coelho

Erica Maria Laurentino de Queiroz

Francisco Cleiton Silva Gomes

Geraldo Laurentino Neto

Código: FP106

Curso: MESTRADO EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Grupo: 47

Data: 23/07/2023

Sumário

  1. Introdução        4
  2. Conceito de currículo apresentado nos artigos “As Ciências Sociais no Currículo do Ensino Médio brasileiro” e “A Política Curricular da BNCC e seus impactos para a Formação Humana na perspectiva da Pedagogia das Competências”        4

3. A importância do currículo para o processo de ensino-aprendizagem: vantagens e              desvantagens         6

4. A importância do currículo na disciplina de Língua Portuguesa........................... 7

5. Referências bibliográficas..................................................................................... 9

Introdução

A definição de currículo ao longo da história baseou-se, de um modo geral, em múltiplos contextos, tais como sociais, históricos, filosóficos, ideológicos, epistemológicos e psicológicos, todos eles dialogando entre si em ação de complementaridade na busca da construção do conceito de currículo. Por essa razão, temos conceitos distintos de currículo definidos pelos mais diversos teóricos desde, por exemplo, a definição de Franklin Babbit, publicada no primeiro trabalho sistemático sobre a temática em 1918.

Em uma digressão histórica, é possível perceber as diferentes nuances na construção do entendimento do que é currículo e do seu objetivo dentro do universo da educação. Autores como Tyler (1949) apontam o currículo como o conjunto de todas as experiências vividas pelas crianças em que a escola é a responsável por proporcionar. Entretanto, segundo Zabala (1998), o currículo está intimamente ligado à definição de o que ensinar, para quê

 e como ensinar.

Tendo em vista as diferentes e variadas concepções de currículo existentes, este trabalho visa analisar nos artigos intitulados por “As Ciências Sociais no Currículo do Ensino Médio brasileiro” e “A Política Curricular da BNCC e seus impactos para a Formação Humana na perspectiva da Pedagogia das Competências” as concepções de currículo neles presentes e defendidas.

Além disso, o trabalho também se propõe a explicitar a importância do currículo para o processo de ensino-aprendizagem a partir de suas vantagens, desvantagens e sua aplicação na disciplina de didática, trazendo uma reflexão sobre a importância da programação e desenvolvimento do desenho curricular para ofertar uma educação equânime, inclusiva e que respeite a diversidade.

1. Conceito de currículo apresentado nos artigos “As Ciências Sociais no Currículo do Ensino Médio brasileiro” e “A Política Curricular da BNCC e seus impactos para a Formação Humana na perspectiva da Pedagogia das Competências”

O conceito de currículo presente nos artigos As Ciências Sociais no Currículo do Ensino Médio brasileiro de Competências e A Política Curricular da BNCC e seus impactos para a Formação Humana na perspectiva da Pedagogia das Competências apresentam convergencias como também divergencias porque ambos os artigos buscam confrontar ideias de currículos dentro de um contexto socio-histórico conflitante entre as orientações do gorverno, responsável pelas diretrizes e organizações curriculares, e parte da sociedade acadêmica e professores da Educação Básica.

Ambos os artigos trazem a concepção de currículo segundo Lopes e Macêdo (2002), em que  o currículo é definido como sendo uma prática discursiva, cultural e de enunciação, ou seja, uma prática construida a partir de um espaço de diálogo entre o conjunto das práticas da escola com o conhecimento produzido até então pela humanidade.  

Ambos os textos defendem o currículo como algo flexível e não tecnicista, que seja interdisciplinar e não fragmentado. Uma visão que está íntimamente ligada ao conceito de currículo como conjunto de experiências de aprendizagem, segundo a terceira de cinco categorizações do currículo feitas por Gimeno e Pèrez (1983). Esse conceito entende o currículo como sendo todas as oportunidades que a escola proporciona, tudo o que as crianças aprendem nela, além das experiências não planejadas explícitamente, configurando também como importante o currículo oculto, categorizado também por Silva (2003) como sendo o conjunto das aprendizagens informais. Segundo ele, “[...] o currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial, explícito, contribuem, de forma implícita, para aprendizagens sociais relevantes” (p. 78).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (134.3 Kb)   docx (408.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com