TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, NA REDE REGULAR DE ENSINO

Por:   •  7/3/2019  •  Artigo  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FAC. FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS.

        

ARTIGO

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, NA REDE REGULAR DE ENSINO

RETIROLÂNDIA-BA

 2018

        

A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, NA REDE REGULAR DE ENSINO

Trabalho solicitado pela professora Maria Tamires Carneiro Oliveira, da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias- FAC. Realizando o trabalho de Artigo.

        

RETIROLÂNDIA-BA, 2018

OBJETIVO GERAL

Os estudos focados em inclusão de crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino mostra a importância de esses alunos estarem inclusos na escola. Dando suporte necessário as mesmas em prol do seu desenvolvimento, contribuindo para uma educação equitativa e de qualidade, promovendo a oportunidade de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a forma, em que vem ocorrendo o processo de Inclusão na Rede Regular de Ensino;
  • Analisar criticamente a sociedade perante as crianças com necessidades especiais;
  • Formar profissionais adequados e preparados para receber esses alunos com necessidades educacionais e especiais, colaborando com seu aprendizado e desenvolvimento;
  • Conhecer técnicas para desenvolver um bom trabalho em prol da educação Inclusiva;
  • Observar que a Inclusão educacional com crianças e adolescentes com necessidades especiais, não tem efetivado como descrito nas Leis;
  • Chamar atenção da sociedade sobre a importância destas crianças e adolescentes nas Redes de ensino;
  • Fortalecer os valores éticos de cada aluno, fazendo com que se sintam inseridos não só na unidade escolar, mas também na sociedade.

PROBLEMÁTICA

Será que a escola e o professor estão realmente preparados para receber esses alunos?

            

JUSTIFICATIVA

Em atenção ao problema, é necessário estudar e analisar a forma que ocorre o processo de inclusão na rede regular de ensino, compreendendo as dificuldades encontradas para real educação inclusiva.  

Os alunos com necessidades especiais requerem uma metodologia de ensino diferenciados dos demais alunos, para que assim, eles possam atender as atividades solicitadas e desenvolverem-se. Nessa perspectiva, as dificuldades apresentadas pelos mesmos não é parâmetro fundamental, mas a possibilidade para seu aprendizado.

(...) Toda criança possui característica, interesse, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas (...) (Salamanca, junho de 1994).  Sendo assim, toda e qualquer criança, deve ser acompanhada de perto por profissionais capacitados e aptos para diagnosticar a necessidade, e o desenvolvimento do aluno. Trabalhando em parceria com a escola, dado o suporte necessário para que o professor e aluno estejam em constante sintonia visando o bem estar de ambos. Fazendo com quer de fato, a escola seja um meio de Inclusão.

Uma das preocupações do pedagogo quanto a essas aprendizagens direcionadas, é o confronto entre a necessidade do aluno e os parâmetros escolares. Se por um lado é necessário que o aluno aprenda os conteúdos priorizados na escola, porque eles são o principal meio para a conquista da igualdade social, por outro lado, é necessário que o aluno não se sinta excluído, mas ao contrário, perceba sua necessidade de estar inserido na sociedade.

RESUMO

A rede regular de ensino transforma e inova, ao incluir crianças e adolescentes com alguma necessidade educacional especial, passando pelo processo de ensino e aprendizagem, considerando uma nova forma de criar- se, novos horizontes em relação à educação inclusiva. Refletindo como estar sendo a inclusão das mesmas, que independente de qualquer que seja a sua deficiência, tem direito e acesso a uma educação de qualidade e educadores qualificados, preparados para atender e lidar com a realidade na comunidade escolar que ambos estejam inseridos. Sistematicamente a inclusão e a capacitação de aceitação das diversidades dos indivíduos na escola e na sociedade, garantindo o acesso igualitário, o sucesso da aprendizagem em um ambiente harmônico, respeitador, contribuindo para construção da cidadania com justiça.

Palavras chaves: Inclusão. Aprendizagem. Necessidades especiais.

INTRODUÇÃO

          A inclusão de crianças com necessidades especiais na rede de ensino enfatiza um problema que há muito tempo tem sendo discutido.  A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB n°9394/96) assegura as crianças e adolescentes o direito ao ensino, dado as mesmas com necessidades especiais, incluindo-as nos meios sociais, a começar pela escola.

            Ao considerar uma parcela da população com algum tipo de deficiência, as Diretrizes recentemente estabelecidas pelo Ministério da Educação, segundo as quais, a escola regular deve atender a todas as crianças independentes de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e etc. Outro ponto que pode se encaixar é a diversidade, é compreender a importância do respeito, a garantia do direito e da participação social de cada individuo, promovendo a reivindicação por uma sociedade mais justa e igualitária.

DESENVOLVIMENTO 

 A formação de professores e profissionais da área da Educação tem sido uma das pautas para que esse aluno seja de fato inserido na rede regular de ensino, com isso a mobilização é de todos. A começar pela família, de início fazer a matricula em uma Instituição escolar e a partir daí, começar a tomar iniciativas para que de fato esse aluno seja incluído de forma adequada.

È de suma importância à adaptação da escola para receber esses alunos, a escola precisa passar por reformas necessárias para atender as adaptações de cada aluno. Onde a gestão escolar, precisa informar aos governantes que a mesma precisa passar por tais ajustes, coisa que por lei já era para esta acontecendo, para que atinja seus objetivos. Se a unidade escolar já estivesse preparada para receber cada um com suas particularidades, seria uma das formas de amenizar os problemas enfrentados por pessoas portadores de necessidades especiais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com