TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  24/6/2020  •  Seminário  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIMES VIRTUAL- Universidade Metropolitana de Santos

CURSO DE PEDAGOGIA

Inclusão na Educação Infantil

Introdução

Já sabemos que para que haja inclusão é fundamental um olhar acolhedor para as diferenças e muita informação para banir o preconceito, não apenas nas escolas mais em todos os ambientes onde a criança está inserida.

Quando falamos em inclusão, a primeira coisa que vem a nossa mente é a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes de aula regulares. Mas devemos ter consciência de que inclusão também abrange não só as diferenças relacionadas a deficiência, mas também a diferença de raça, sexo, religião e a qualquer criança que venha de uma situação ou ambiente diferente. Inclusão promove uma ampla reflexão sobre diversidade e respeito. E quando uma escola promove a inclusão, ela dá a oportunidade aos seus alunos de aprender a serem autônomos, o que melhora sua autoestima, refletindo numa melhor qualidade de vida. 

As crianças são como telas em branco, cabe a comunidade ajuda-los ‘na escrita e elaboração’ de suas próprias obras; o professor tem grande importância neste processo de inclusão... mostrar aos alunos que ‘ser diferente é normal’- uma tarefa continua sobretudo na educação infantil.

Método

A pesquisa foi realiza com as seguintes palavras chaves: inclusão, diferenças, preconceito, consciência e educação infantil. Analisando os seguintes textos: Inclusão escolar: relevância e possibilidades. Preconceito na Escola. EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: uma prática a ser construída na Educação Básica. TRABALHANDO A DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: um novo olhar sobre as diferenças.

Resultados

Vemos que é importante observar o cotidiano da escola e os diferentes atores que atuam em seu cotidiano. Assim como todos os projetos desenvolvidos pela escola no desenvolver do ano letivo, o comprometimento de toda equipe gestora e pedagógica para solucionar quaisquer problemas envolvendo a comunidade escolar e por fim o engajamento dos pais na luta pelos direitos iguais, pela participação e inclusão de seus filhos.

Considerações Finais

É possível observar o quanto as crianças ficam felizes de estar inseridas juntas com as outras, independentes de suas diferenças e acabam se adaptando bem nas escolas por se sentirem aceitos, podendo participar da vida, conviver e brincar com as outras crianças, independentemente de qualquer deficiência e até mesmo diferenças de raça e social. Cada um aprende do seu jeito, com os mesmos materiais que os demais coleguinhas para não sentirem descriminados. Temos que ter tolerância e respeitos as diferenças, adequar os planos pedagógicos, buscar práticas que valorizem as potencialidades destes alunos e os inclua de modo efetivo.

Referência bibliográfica:

BARBOSA, Maria C. S. Praticar uma educação para a diversidade no dia-a-dia da escola de educação infantil. In: FRANCISCO, Denise A.; MENEZES, Mireila S.Reflexões sobre as práticas pedagógicas. Novo Hamburgo: Feevale, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, v. 2, 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com