TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Por:   •  11/12/2017  •  Artigo  •  5.620 Palavras (23 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 23

SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA - UNISOCIESC

CENTRO UNIVERSITÁRIO SOCIESC

CURSO DE PEDAGOGIA

TATIANE STANEN

A INFLUENCIA  DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

REALEZA

 2017

A INFLUENCIA  DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO ÂMBITO ESCOLAR

Tatiane Stanen [1]

Elaine Wahlbrink Engster[2]

RESUMO

O presente artigo apresentou como motivação para sua  elaboração, debater  e refletir  como as  relações interpessoais  influenciam  nas  relações  de trabalho vivenciadas dentro do ambiente escolar; e como escopo analisar os aspectos que podem favorecer  um  ambiente  de  trabalho  no  qual  sobressaiam  relações   interpessoais  mais humanas, respeitosas  e  justas, principalmente  visando  o respeito  à  diversidade  sócio-cultural  de  todos   os  envolvidos  no  processo  educacional que  relacionam-se  de  forma  direta  ou  indiretamente com o aluno. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com autores sobre a temática e procurou-se estabelecer as relações entre os aspectos definidores de uma prática pedagógica voltada para a formação integral do educando  e a contribuição das diferentes pessoas do ambiente escolar nesse processo. Dessa forma, tornou-se possível identificar, que o sucesso escolar está  vinculado  diretamente  ao clima  existente no  ambiente escolar,  ou seja: depende muito das relações interpessoais de todos os envolvidos com a prática educativa.

Palavras-chaves: Relações  Interpessoais.  Ambiente  Escolar.  Qualidade  na  Educação.

ABSTRACT

The present article presented as motivation for its elaboration, to discuss how the interpersonal relations influence in the relations of work lived within the school environment, and as a scope to analyze the aspects that can favor a work environment in which interpersonal relationships more human, respectful and just excel , mainly aimed at respecting the socio-cultural diversity of all those involved in the educational process that relate directly or indirectly to the student. For this, a bibliographical research was carried out with authors on the subject and it was tried to establish the relations between the defining aspects of a pedagogical practice focused on the integral formation of the student and the contribution of the different people of the school environment in this process. Thus, it has become possible to identify that school success is directly linked to the existing climate in the school environment, that is: it depends a lot on the interpersonal relationships of all those involved with the educational practice.


Keywords:
 Interpersonal Relationships. School environment. Quality in Education.

INTRODUÇÃO

Como sabe-se a instituição escola tem um papel vital na formação do        individuo, e também um compromisso de proporcionar ações para a efetivação dos direitos   sociais. Assim sendo, nesse mesmo sentido, a  educação  de  uma forma geral possui a função  de  oferecer e possibilitar alternativas para que as pessoas que encontram-se excluídas do  sistema, que  elas  sejam  capazes  e  tenham  oportunidades de  restabelecer-se por intermédio  da  participação seu convívio social, igualmente da luta pelos direitos sociais e o resgate da cidadania.

Todos ambicionam  uma  escola,  que seja pautada na lógica de um espaço  ideal  para a  construção de  uma  sociedade  saudável; ou  seja,  uma   escola democrática com formação para a cidadania. Essa que possui como bandeira a oposição á exclusão social, e que seja  capaz, concomitantemente,  trabalhar a relação escola – aluno – família, viabilizando que a comunidade escolar participe de maneira continuada a todos os interesses que compreendam o bom andamento do ensino aprendizagem e do sucesso escolar em geral.

Propondo,  assim,  a cooperação com  o  desenvolvimento  do  ensino e  a  aprendizagem, aspirando  que  o  homem  é  um  ser  ativo,  social  e  histórico. Enfatiza-se que a psicologia no ambiente educacional foi estabelecendo formas de concepção do ser humano, da qual, condutas no espaço escolar são entendidas a começar das relações que fundam-se consigo mesmo; e dedicando atenção às diferentes subjetividades estabelecidas na relação com a cultura e a sociedade. Ainda, é considerado da psicologia que o sujeito inicia o relacionamento com o mundo, na medida em que a escola é responsável pela construção, composição e propagação do conhecimento, propiciando cidadãos críticos e capazes de lidar com os desafios da época da mesma maneira que  com as influencias interpessoais apresentadas em diferentes pessoas e situações (BOCK, 2002).

Observa-se que as  relações  interpessoais  e a  aprendizagem  possuem algo em comum; que para acontecerem é imprescindível pelo menos duas pessoas; conseqüentemente, num ambiente escolar, faz-se essencial devido os grandes desafios diários enfrentados pela escola. Nesse contexto, defende-se que o sujeito não forma a sua identidade com base num impulso  subjetivo, mas, a contar da relação intersubjetiva com o outro, no meio social no qual  vive. Deste  modo, a formação moral do sujeito depende necessariamente do contexto com o qual ele relaciona-se  interativamente. Ainda, observa-se  que  o  problema  ético  não é individual, é a relação do indivíduo com a comunidade (GOERGEN, 2005).

Observa-se  que  como  encontra-se num  momento de  transição  preceitos, que requer uma maior abertura por parte daqueles que lidam com a educação, e uma relação de confiança, admiração e respeito são vitais para aprendizagem do aluno, sabe-se que se existe respeito mútuo e admiração no contexto escolar o professor não carece empregar artifícios como o autoritarismo para punir ou fazer com que o aluno tenha um bom desenvolvimento dentro da sala de aula.

É notório que uma das maiores dificuldades encontradas por professores e profissionais da área da educação, é precisamente, a probabilidade de mudar sua maneira de pensar. No entanto, uma vez subjugada essa dificuldade inicial, até que os novos caminhos que revelam-se não se mostrem como fáceis, configura-se possível apreender outras dimensões da realidade, a título de exemplo, do direito ao diálogo, à expressão livre de sentimentos e ideias, ao tratamento respeitoso, à dignidade, e  tantos  outros,  aspectos  que  colaboram  para  o desenho de um ambiente escolar harmonioso e igualitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)   pdf (202.6 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com