TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ALCOOLISMO SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO EM BOM JARDIM

Por:   •  22/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.513 Palavras (15 Páginas)  •  1.015 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNINNACIONAL

O ALCOOLISMO

O ALCOOLISMO SUA INFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO EM BOM JARDIM

                                

Bom Jardim

2016

CLAUDIANE MONTEIRO DUARTE[pic 2]

CRISTIANA BATISTA DE PAIVA

IVONE ALMEIDA

NEURICELIA PRADO SILVA

O ALCOOLISMO

O ALCOOLISMO E SUA ENFLUÊNCIA NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO EM BOM JARDIM

Projeto de pesquisa apresentado Curso de Assistente Social, do Instituto Uninacional em Bom Jardim, como requisito para a obtenção parcial da nota da disciplina. Introdução metodologia científica.

Professor Isaias Lima Pinto  

Bom Jardim

2016


SUMÁRIO

[pic 3]

1. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO        03

1.1Tema.        03

1.2 Delimitação do tema.        03

1.3 Problemática        03

2.  JUSTIFICATIVA.        04

3. OBJETIVOS.        05

3.1 Objetivos Gerais.        05

3.2Objetivos Específicos        05

4. HIPÓTESE        06

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.        07

5.1 O álcool e a escola.        07

5.2 O álcool e a adolescência.....        09

6.  METODOLOGIA        12

7. CRONOGRAMA        13

REFERÊNCIA..        14

1. CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA

1.1 Tema: Alcoolismos.

1.2 Delimitação do tema: O alcoolismo e sua influência no contexto escolar do ensino médio em Bom Jardim.

1.3 Problemática:

As drogas sempre foi um problema que influencia diretamente no desempenho da educação, ou seja, no seu processo de ensino aprendizagem. Neste cenário, encontram-se o álcool como uma das drogas lícita mais potente consumida entre os jovens.

Em pesquisa realizada pelo Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicotrópicas (Cebrid) da Unifesp, verificou-se que em torno de 50% dos alunos entre 10 e 20 anos já consumiram bebidas alcoólicas. O consumo de bebidas alcoólicas pode se alastrar entre os estudantes devido à má influência do meio de convívio. Segundo a pesquisa, 23,81% dos estudantes beberam pela primeira vez devido às pressões do grupo de amigos e 28,9% já usaram álcool até se embriagar. Como qualquer outra droga, o álcool provoca alterações no sistema nervoso, modificando o comportamento do indivíduo, produzindo prazer momentâneo e tornando o usuário dependente, fato que geralmente se inicia na infância ou adolescência (MOSS e DURMAM, 2004). Já se ouviu muitas vezes os jovens usarem de desculpa para a ingestão de bebidas alcoólicas alegando que sirva de atalho para o encorajamento para alcançar ou alterar estados de consciência e de expressão de sentimentos, essa mudança deveria ocorrer para a facilitação de atividades pessoais, que ajudaria em paqueras e também no entrosamento com outros jovens (NOSSA, 2002). Durante as observações do estágio surgiram às seguintes curiosidades: Quais os motivos que levam os jovens a consumirem bebidas alcoólicas?  O que levam os alunos a consumirem álcool tão cedo, e se esse assunto é abordado em sala de aula.

                                                                                                                   

2. JUSTIFICATIVA:

A aplicação deste Projeto visa elevar o nível de conhecimento dos alunos da referida escola, despertando nestes jovens os cuidados para com os aspectos que influenciam o uso do álcool, fazendo com que os mesmo conheçam o perigo da dependência e possam fugir dela. São nas escolas, que valores sociais e morais são reforçados é nela também que se deve propiciar a reflexão crítica sobre a valorização pessoal de cada educando, criando espaços para manifestações artísticas, debates que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais pertencentes a nossa sociedade. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há umas grandes possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades e melhorias. Com isso a escola deve criar estratégias que possam envolver toda sociedade no enfrentamento coletivo do problema relacionado ao consumo de droga lícita. O uso abusivo de álcool vem aumentando, assustadoramente, entre os adolescentes brasileiros.

Segundo Salles (1998) “considerando-se o uso do álcool pelo menos uma vez na vida, é a droga mais consumida em todas as faixas etárias, começando entre os dez e os doze anos”.

Uma pesquisa da UNESCO (2001) mostra que, ao contrário do que se pensa, a droga que é o verdadeiro vilão nas escolas vem engarrafada e com rótulo. O álcool é, disparado, a droga mais consumida entre os jovens. E, para os especialistas, a sociedade tem grande culpa nessa história. São frequentes os casos de adolescentes de 13 anos de idade viciados em bebidas alcoólicas. O início precoce da dependência é explicado por alguns fatores familiares que, mesmo sem querer, estimulam a criança a consumir alguma bebida e pela facilidade para se comprarem bebidas.

Portanto, espera-se que o presente projeto contribua de forma preponderante no que diz respeito às elucidações fornecidas aos estudantes do Ensino Médio de Bom Jardim quanto ao consumo desta droga e a existência de relação da mesma com a perda de memória de curto prazo                                              

 3. OBJETIVOS:

3.1 Objetivo Geral:

Desenvolver ação educativa dirigida à prevenção do uso de bebidas alcoólicas priorizando os alunos de 12 a 18 anos.

3.2 Objetivos Específicos:

Sensibilizar os educando sobre os efeitos e consequências no aprendizado e debater junto a eles os prejuízos causados pelo álcool.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com