TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED

CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA GESTÃO

PROFESSOR: KELLYNIA FARIAS

RESUMO:

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE

CARLA BARROS DE OLIVEIRA

MATRÍCULA: 1289161

FORTALEZA – CEARÁ

2016

A INSTITUIÇÃO ESCOLAR E AS EXIGÊNCIAS DA CONTEMPORANEIDADE

O texto trata, em suma, da educação nos dias atuais. E quando se fala em educação não se resumo ao professor e ao aluno, mas sim, a educação como um todo, que engloba a estrutura física da escola, a filosofia educacional, o planejamento, as relações de poder e a verdade nas instituições escolares.

Ao longo do tempo a sociedade e o espaço sofreram transformações e, consequentemente, as instituições escolares também. No princípio da criação dos Estados, a escola era um meio de “repasse” informações necessárias ao controle administrativo e religioso. Essa prática era exclusiva de um grupo bem específico, aqueles que tinham poder, e os responsáveis pelo ensino eram os sacerdotes, pois estes tinham consigo um conhecimento absoluto, uma verdade absoluta.

Tem-se também, na Idade Média, os intelectuais, estes tinham como função escrever e ensinar. Nesse período começa a se romper a exclusividade da Igreja em relação a transmissão do saber, outros passam a ter acesso a escola.

O autor enfatiza a quebra dos tabus que ocorreram no passar do tempo. Ele mostra como os valores mudam, ou se adaptam, de acordo com o desenvolver de cada sociedade. No que diz respeito a escola, enfatiza a mudança notória que esta teve. Antes tida como um lugar de disciplina, verdades inquestionáveis e professores extremamente tradicionais, hoje vemos verdadeiros shows, vemos propagandas com escolas que possuem espaços de lazer, elevando todo seu aparato tecnológico, professores qualificados, etc. Essas características são as que seduzem a sociedade moderna.

Em contrapartida, o autor destaca, o grande objetivo das escolas atualmente: colocar seus alunos em primeiro lugar de concursos, vestibulares, para exibir o nome da escola e para ser “a melhor”.

E há o grande embate, escola pública ou escola privada? Qual oferece a melhor educação? A melhor estrutura? Qual a que prepara melhor para o vestibular? Infelizmente, em nosso país, a escola particular oferece mais do que a pública pode oferecer. Existem escolas públicas tão boas quanto as particulares, mas estas se utilizam de exame de seleção para conseguir uma vaga, ou seja, só os “bons” entram. Isso acontece porque as escolas estão mais preocupadas com o lugar que elas vão ocupar no ranking das melhores escolas, do que na real aprendizagem do aluno. Essas criam robôs que replicam tudo aquilo que lhe são cuspidos dentro de uma sala e não conseguem ver situações que caem numa prova, por exemplo, numa situação cotidiana, é o velho “sei ler, mas não interpretar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com