TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Interação Família E Escola Para O Desenvolvimento Intelectual E Moral Da Criança

Por:   •  27/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  5.452 Palavras (22 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 22

PEDAGOGIA

[pic 1]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Pedagogia

Jêniffer Ramos da silva

[pic 2]

A importância da interação família e escola para o desenvolvimento intelectual e moral da criança

        

[pic 3]

Jêniffer Ramos da silva

A importância da interação família e escola para o desenvolvimento intelectual e moral da criança

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia.

Orientador: Prof.ª Natalia Gomes dos Santos

Cruz das Almas

2019

DA SILVA, Jêniffer Ramos. A importância da interação família e escola para o desenvolvimento intelectual e moral da criança. 2019. 21 paginas. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cruz das Almas-Ba, 2019.

RESUMO

As inúmeras mudanças em meio a sociedade fazem com que as escolas busquem novas metodologias de ensino, e sintam mais ainda a necessidade da interação assídua da família, visando a eficácia do ensino/aprendizado. A escolha do tema A importância da interação família e escola para o desenvolvimento intelectual e moral da criança seguindo a linha de gestão, deu-se através da observação feita durante os estágios realizados, onde ficou evidente as dificuldades que a equipe gestora e as pedagógicas enfrentam com a falta da participação familiar, e as necessidades que as crianças se deparam com essa ausência educacional e muitas vezes afetiva de seus pais. Quais possíveis fatores podem estar favorecendo a essas mudanças e ausências? Seriam os pais totais responsáveis pela falta de interesse das crianças na escola? Quais soluções poderiam amenizar esse déficit familiar para com escola e suas crianças?

O texto tem como objetivo proporcionar ao público alvo a consciência de que a educação de uma criança tem que ocorrer em parceria, onde cada instituição cumpre sua função, mas ao mesmo tempo cooperam para um único objetivo que é o desenvolvimento dessa criança, em constante aprendizagem, compreendendo que o afeto é a base principal para transmitir valores. Através de palestras e propondo dias para que o pai/mãe do aluno de cada sala compareça à escola para participar do momento escolar de sua criança possibilitando conhecer os métodos escolares aplicados em sala, bem como sugerindo atividades. Embasados com pesquisas, grandes ideias de filósofos, psicólogos e teóricos como Paulo Freire.

Palavras-chave: Família. Escola. Criança. Desenvolvimento. Interação.

SUMÁRIO

1 Introdução...................................................................................................4

2 Revisão Bibliográfica .................................................................................6

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...............................16

3.1 Tema e linha de pesquisa..............................................................

3.2 Justificativa.....................................................................................

3.3 Problematização.............................................................................

3.4 Objetivos.........................................................................................

3.5 Conteúdos..............................................................................................17

3.6 Processo de desenvolvimento........................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto.......................................................18

3.8 Recursos humanos e materiais......................................................

3.9 Avaliação........................................................................................

4 Considerações Finais................................................................................19

5 Referências................................................................................................20

 

INTRODUÇÃO

O referido trabalho tem como temática “A importância da interação família e escola para o desenvolvimento intelectual e moral da criança”, seguindo a linha de pesquisa Gestão Escolar.

No âmbito escolar é comum haver debates sobre novas metodologias para a aplicação das temáticas de letramento, alfabetização, ludicidade e inclusão, mas pouco se investe na interação dos pais com a escola, então o projeto tem a importância de conscientizar que, para haver um equilíbrio dentro das temáticas citadas a cima, é necessário que haja o apoio e convívio das famílias com a vida escolar de suas crianças, e que as instituições familiar e escolar não continuem querendo trocar ou delegar apenas à uma a total responsabilidade educacional.

Então qual será a real função dos pais? E da escola? Com quem fica a responsabilidade moral e educacional do aluno? Quais fatores poderiam estar contribuindo para essa falta de interação da família com a escola? Será que existe algum culpado pela evasão escolar, pela falta de respeito com os professores, equipe de gestão e até mesmo para com os colegas? Não adianta querer solucionar certas questões quando estás já estiverem saído do controle, deve-se buscar meios para que situações como estás não venham a acontecer e se caso já estiver acontecido que haja uma solução imediata e definitiva.

O projeto tem como objetivo auxiliar a interação da família e a escola na busca pela participação ativa dos pais na vida escolar em momentos que não sejam apenas para reuniões, desordem ou dificuldades no ensino-aprendizado. Conscientizando aos pais as suas funções e como o afeto e influência familiar é fundamental, diligenciando transforma-los em agentes co-participativos no processo da aprendizagem.

Aborda ainda aspectos que ressaltam a importância dessa participação, com a ação dos resultados esperados na formação dos estudantes enquanto agente das práticas propostas que essa união traz, que só vem a ser benéfica para todos os atuantes. Promove mais parceria e menos conflitos no recinto escolar e mostrar que a educação ainda é o melhor caminho para uma sociedade justa, ética, inclusiva, democrática, responsável e sustentável dentro e fora das instituições de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)   pdf (407.9 Kb)   docx (485.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com