TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância De Adquirir Libras Como Língua Materna Na Educação Brasileira

Por:   •  27/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  664 Palavras (3 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 3

IMPORTÂNCIA DE ADQUIRIR LIBRAS COMO LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Greicy Ellen dos Santos da Silva

Larissa Moreira Merlim

Maria Eduarda Martins Gonçalves

Silvana Feijó de Moura Reis

INTRODUÇÃO

Observando o cenário atual consegue-se falar e saber bastante informações sobre a inclusão relacionada os indivíduos que têm deficiência ou transtorno. Com isso precisa-se entender a importância de ter uma rede de apoio para o deficiente auditivo e traçar estratégias para incluí-lo na sociedade.

Na Constituição Federal de 1998, diz o seguinte:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A partir deste artigo percebe-se que todos têm o direito de aprender, isso está na Lei, se compreende que a instituição escolar tem obrigação de se adaptar ao aluno, e dar acessibilidade para esse indivíduo.

O objetivo da referida  pesquisa é trazer informações sobre a importância de trabalhar libras na educação brasileira, e a partir disso incentivar a inclusão do aluno surdo respeitando suas diferenças e necessidades, valorizando a língua de sinais, mostrar a importância de um intérprete de libras e auxiliar os futuros educadores para promover olhar observador, acessibilidade e aprendizado dos alunos surdos.

Educação inclusiva dos surdos

A partir do pensamento de  Brandão (1995, p. 7) que diz o seguinte:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela [...]. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.”

        

Analisando este pensamento acima, pode-se dizer que a educação inclusiva não é tarefa somente do professor em sala de aula, mas sim de toda sociedade. Mas para que isso aconteça, a língua brasileira de sinais (libras) deve ser inserida desde os anos iniciais na educação Brasileira e ter profissionais qualificados nesta área.

Falta de qualificação Profissional

[...] a escola determina o sistema, e não ao contrário. [...] O problema da linguagem dos surdos-mudos não será solucionado por um método especial, e sim, pela reestruturação geral da escola com base nos princípios da educação social. [...] O ponto de vista exposto, absolutamente, não nega a importância do significado especial do ensino da linguagem. [...] a luta pela frase inteira, pela palavra - contra a preparação fonética da linguagem; a luta da unidade da linguagem oral - contra a brincadeira da mímica; a luta pela estimulação natural do desenvolvimento da linguagem tomado da vida - contra sua assimilação ineficaz nas lições [...] (VYGOTSKY,1997, apud MARQUES e col, 2013, p. 512).

A partir dessa citação, entende-se que, ao contrário do que acontece, a escola é quem deve se adaptar ao aluno e não o aluno se adaptar a escola. Tendo em vista que esse papel é responsabilidade do ambiente escolar pois existem leis que defendem o direito à educação para todos.

As escolas ainda são pouco inclusivas em relação não somente aos surdos, como também pessoas portadoras de outras deficiências e transtornos. Além disso, o ambiente escolar deveria trabalhar a preparação de todos os alunos, mesmo que não porte algum tipo de deficiência, para que no futuro possa-se conviver  na sociedade e no mercado de trabalho com os deficientes auditivos, surdos ou portadores de outras deficiências e transtornos. Infelizmente as Instituições ainda não estão totalmente preparadas  para receber nossas crianças, visto que não há a contratação de profissionais capacitados para trabalhar a língua de sinais dentro da sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com