TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Afetividade na Educação Infantil

Por:   •  5/3/2020  •  Artigo  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da afetividade na educação infantil

Ser afetivo em sala de aula não significa beijar e abraçar seus alunos, (não que isso seja algo errado), mas a educação afetiva vai muito além disso, as práticas de afeto estão englobadas pela educação afetiva. A educação afetiva leva em consideração as ideias e opiniões das crianças, considera que elas são um ser capaz de opinar de ter vontades, desejos e ideias, ser afetivo está além de somente parar para olhar o que a criança tem para dizer, é considerar, achar realmente interessante, buscar saber o que passa na cabeça do seu aluno, e faze-lo entender que enquanto você estiver ali, jamais estará sozinho.

A sociedade acaba influenciando no desenvolvimento psíquico do aluno. O professor deve estar atento e consciente de sua responsabilidade de educador. O ambiente de sala de aula, que muitas vezes pode se mostrar frio, severo e hostil aos educandos, deve ser recolocado, e representado aos mesmos de forma mais amena e amigável.

A educação afetiva é democrática, permite que todos os envolvidos tenham vez e voz para expressar suas necessidades opiniões.

Mas até que ponto a afetividade nutre o processo da aprendizagem cognitiva? Do mesmo jeito que aprendemos com cognição podemos aprender com emoção. É através das emoções, da afetividade que nós atribuímos significado ao momento do aprender a aprender.

A escola do séc. XXI vem se reinventando, a nova escola tem buscado diferentes conotações, ao que se refere a questão do conhecimento, ela vem agregando e dando espaço para trabalhar as competências sócio emocionais e não um conhecimento de natureza apenas cognitiva.

O cérebro vai à escola, mas o coração vai junto, a emoção vai junto, isso é a conexão da cognição com a emoção.

Vivemos em um mundo onde o paradigma e o conhecimento e o maior capital humano é a inteligência, porém não é apenas a ferramenta do conhecimento, diante de um mundo com tanta tecnologia, onde o conhecimento se evolui diariamente é muito importante que esse sujeito aprendente saiba usar suas competências sócio emocionais.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (26.3 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com