TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  22/2/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  3.361 Visualizações

Página 1 de 6

AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Irislene Silva Ferreira

Profª Joina Jamila dos Remédios Ataíde

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED0773) – Estágio

06/06/2015

RESUMO

A Educação Infantil é a modalidade que mais exige atenção, pois quando uma criança vai a escola pela primeira vez ela está rompendo naquele momento sua vida familiar, é como se tivesse nascendo novamente num mundo completamente diferente habitado por ela. Quando a escola finalmente passa a fazer parte do mundo da criança e estabelece vínculos afetivos com ela, conquista todo seu amor e curiosidade. Os profissionais precisam estar afetiva e profissionalmente preparados para receber estas crianças, num espaço acolhedor e diversificados, para que as crianças se sintam amadas, protegidas e aceitas.

Palavras-chave: Afetividade. Educação infantil. Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Este artigo relata a experiência do estágio na Educação Infantil vivenciado no Centro Educacional Maria Genilda, instituição de ensino particular situada no município de Raposa. O objetivo geral deste artigo é relatar a relação afetiva entre professor/aluno que é de extrema importância para o desenvolvimento de aprendizagem saudável entre os educando e visa também relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio.

Metodologicamente foi feito o uso de pesquisas bibliográficas e coleta de informações aonde foi possível alcançar os objetivos pretendidos.

O tema será abordado em quatro tópicos: Afetividade na educação infantil, que relatará a importância do afeto na educação infantil; Vivência do estágio na Educação Infantil que falará sobre a estrutura física e pedagógica da escola; As atividades desenvolvidas na regência que relata brevemente o que aconteceu durante o período do estágio; E as impressões do estágio que relatará como o estágio contribuiu para minha formação.

2 AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A afetividade é um domínio funcional, cujo desenvolvimento depende da ação de dois fatores: o orgânico e o social. Entre esses dois fatores existe uma relação recíproca que impede qualquer tipo de determinação no desenvolvimento humano, tanto que a constituição biológica da criança ao nascer não será a lei única do seu futuro destino. Os seus efeitos podem ser amplamente transformados pelas circunstâncias sociais da sua existência onde a escolha individual não está ausente. (Henri, Wallon. 1971).

Sendo assim, a afetividade constitui um domínio funcional importante para a vida emocional e social de um indivíduo, permitindo ao ser humano demonstrar seus sentimentos e emoções ao outro ser.

A Educação Infantil atualmente é a modalidade de ensino que mais exige atenção e preocupação, uma vez que é direito das crianças irem à escola e receberem um atendimento pedagógico de qualidade desde pequenas. A criança ao entrar na escola pela primeira vez precisa ser muito bem recebida, pois há um rompimento de sua vida familiar para iniciar uma nova experiência, portanto deve-se organizar um ambiente educativo, afetivo e seguro. Normalmente na primeira vez que a criança vai a escola ela chora, não por ser manhosa, mas sim por ser um ambiente novo para ela e por não perceber no espaço vínculos afetivo.

[pic 1]

 Como a escola para a criança é um contexto novo, é necessário que ela se sinta amada, acolhida e segura nesse novo ambiente.

Saltini (2008, p.101) colabora com esta idéia ao considerar que a criança deseja e necessita ser amada, aceita, acolhida e ouvida para que possa despertar para a vida da curiosidade e da aprendizagem.

Os professores precisam estar afetiva e profissionalmente preparados para receber estas crianças, num espaço acolhedor e diversificado, para que possam ser atendidas também em suas necessidades básicas.

No dia a dia da Educação Infantil, é possível perceber e transformar esta necessidade afetiva, em momentos de interação através de rodas de conversas, momentos de leitura teatros e diversos outros meios e brincadeiras.

[pic 2]

A relação professor/aluno tem como principal fator a emoção, pois o papel da escola é contribuir para que a criança se desenvolva no aspecto cognitivo, mas também no afetivo e psicomotor, sendo o afetivo essencial à formação do ser humano.

Cunha (2010) relata que o amor e o carinho são os grandes diferenciais no ato de educar porque quem ama não expõe somente, mas estimula o educando a vivenciar suas experiências afetivas.

Ao educador cabe apoiar emocionalmente as crianças, compreendendo-as, conhecendo-las. Enfim, observando e respeitando as particularidades de cada criança. Cabe ainda, proporcionar uma atividade libertadora e afetiva, com preparação, respeito, entrega, troca e amor.

3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O estagio em Educação Infantil foi realizado no Centro Educacional Maria Genilda, a mesma situada na Rua da Paz, nº 71, Vila Bom Viver, Raposa/MA. Fisicamente a escola é um prédio de um andar que oferece a comunidade educação básica (infantil e fundamental), funcionando de Segunda-feira a Sexta-feira somente no período da manhã das 7h20min às 11h30min.

A escola começou sua história em uma simples casa situada no fundo do quintal da dona da mesma, a instituição conseguiu ao longo dos anos o respeito de alguns pais, aonde os mesmos reconhecem o trabalho pedagógico desenvolvido pelos funcionários. Com o passar do tempo houve a necessidade de ampliação da estrutura física da escola, no entanto a escola foi construída no local aonde hoje se situa. Hoje em dia, a escola já tem 6 anos de funcionamento e com uma grande melhora em sua infraestrutura, a saber: seis salas de aula funcionando, sendo quatro turmas de Educação Infantil e duas de Ensino Fundamental, tem ainda um pátio para recreação, uma sala de reuniões, três banheiros sendo um feminino, um masculino e um para funcionários, uma cantina e dependências administrativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (234.2 Kb)   docx (143 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com