TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Cultura Afro Brasileira e Indigena na Educação Brasileira

Por:   •  7/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                           ..............................................3

DESENVOLVIMENTO               ..............................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS       ..............................................7

REFERÊNCIAS                         ..............................................9

INTRODUÇÃO

“A escola é um dos mais relevantes espaços para realizar a educação das crianças e dos adolescentes e de socialização do saber. ”

(GASPARIN,2003,p.2)

Com essa citação damos abertura ao projeto A IMPORTÂNCIA DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA. Onde a comunidade escolar desenvolverá oficinas, debates e produções artísticas refletindo sobre essa temática que deve ser compreendida, pesquisada e respeitada por toda a sociedade.

Com a implementação da Lei nº 10.639/03 garantiu-se a valorização das culturas de origens africanas, que deram origem a diversidade cultural brasileira, devido as desigualdades sociais e históricas. Em março de 2008,  a Lei de Diretrizes e Bases- LDB nº9394/96 sofre uma segunda alteração, Lei nº11.645 ( Brasil, 2008),  que incluiu a temática  da Cultura  Indígena,  reconhecendo assim, a escola como um ambiente de mudança, promovendo a valorização das raízes da cultura  brasileira.

A comunidade escolar é formada por diversas etnias, assim como a sociedade brasileira.  Para se ajustar as demandas da BNCC, da LBD e por ser de extrema urgência a valorização das culturas afros e indígenas, a escola ser organizará formando grupos de estudos envolvendo professores e alunos, construindo trabalhos interdisciplinares, buscando valorizar as culturas mencionadas, que deram origem a muitos dos costumes do nosso cotidiano.

Através da busca por obras literárias de escritores negros e indígenas, como Machado de Assis, José do Patrocínio, Antônio Gonçalves Dias, Maria Firmino dos Reis, Carolina Maria de Jesus, entre outros, será realizado e estimulado produções textuais (poesias, crônicas, versos, etc.) que tragam as importâncias    das culturas trabalhadas para os tempos atuais.

Conversas dirigidas, debates, com temas específicos de religião e o papel da mulher negra na sociedade, serão refletidos, buscando formas de pensar como poderíamos garantir direitos iguais e exterminar atos de preconceitos raciais culturais dentro da comunidade escolar.

Através da música, apresentar artistas consagrados que falem sobre cultura afro-brasileira e indígena, como Alcione Marrom, Gilberto Gil, Projota, Emicida, Negra Li, Gabriel O Pensador que mesmo não sendo uma pessoa “afro” escreve letras que relatam muito as desigualdades de classes que refletem diretamente nos preconceitos raciais. Permitir e estimular que os alunos apresentem artistas atuais que trazem essas demandas em suas músicas.

Estudar as vestimentas africanas e indígenas, comparando costumes, como pinturas corporais (tatuagens), uso de brincos, colares, estampas, cores vibrantes, valorizar e respeitar as origens físicas, como tipos de cabelos, formatos de nariz, olhos, cor de pele. Realizar um desfile valorizando e expressando essas culturas que interferem diretamente na economia da sociedade brasileira.

Na área das exatas, faremos o momento gastronômico, o que comiam os escravos e índios, deram origem a muitos pratos que se transformaram em marcas do nosso país, como a feijoada, acarajé, pipoca, tapioca, paçoca, mugunzá, falando sobre os principais ingredientes, de que forma eles conseguiam esses ingredientes, ressaltando que mesmo com escassez de produtos eles conseguiam cozinhas delícias que até os dias atuais fazem sucesso. Preparar um prato de cada cultura para a degustação.

Nas aulas de educação física, serão pesquisados jogos, brinquedos, atletas de origens indígenas e afro-brasileira que já ganharam medalhas importantes para nosso país em competições mundiais.

Será formado um grupo para a criação de peça teatral que falará sobre pessoas ilustres do nosso país ou até mesmo do nosso bairro, com origem afro ou indígena, podendo ser da atualidade ou não.

Durante toda a semana será tencionado para que todas as atividades sejam registradas com fotos e vídeos, para que possa ser apesentado em tela virtual durante o evento final.

As apresentações serão em formato de lua, no pátio da escola, com músicas, danças, jogos de capoeira, recitais, poesias impressas para serem entregues aos participantes como agradecimento pela presença, degustações gastronômicas, painel de fotos, desfiles, teatro, realizado pela comunidade escolar.

Os alunos terão durante todos o projeto total liberdade para trazerem propostas, ideias, mesmo que sejam diferentes das atividades sugeridas, tudo será conversado e decidido pelo grande grupo. Durante todo o projeto serão feitos questionamentos, exemplo: “quantos professores negros/ indígenas temos na escola? ”, “quantos negro ou indígenas temos na nossa classe? ”, “já sofreu ou presenciou alguma situação de preconceito? Como se resolveu? ”, “qual a pessoa negra ou indígena mais influente que você conhece? ”, com o objetivo de avaliar e refletir a participação dos alunos e ao mesmo tempo encontrar formas de entender que o preconceito não é legal e que todos somos iguais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (326.3 Kb)   docx (319 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com