TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da História da Educação

Por:   •  9/6/2015  •  Dissertação  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância da História da Educação


Vivemos uma época marcada pela globalização e por uma descontrolada circulação de ideias e conceitos e, ao mesmo tempo, por um crescimento de identidades locais, étnicas, culturais ou religiosas. Uma das funções principais da história da educação é compreender esta lógica de “múltiplas identidades”, por meio da qual se definem memórias e tradições, pertenças e filiações, crenças e solidariedades. Pouco importa se as comunidades são “reais” ou “imaginadas”. Não há memória sem imaginação (e vice-versa).

Portanto, é essencial relembrar e aprender sobre a educação em cada período de nossa história.

Ao longo de sua história, a educação passa por grandes transformações em sua metodologia e também na forma de transmissão e assimilação de conhecimento. Nas sociedades tribais, a educação era difusa, ou seja, transmitida de pai para filho através da prática e da vivência diárias. Na Antiguidade Oriental, a educação passa a ser tradicionalista, e o ensino privilégio de uma pequena elite, ficando a grande massa excluída e restrita à educação familiar informal. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual. Na Grécia nascem a Filosofia, da Grécia vêm os sofistas, o diálogo socrático, a utopia de Platão e a pedagogia aristotélica, que, embora apresentasse algumas semelhanças com a grega, ao contrário desta, era mais literária do que filosófica.

Com a História da Educação, construímos interpretações sobre as maneiras pelas quais os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que as orientam. Por isso, é indispensável que o educador consciente e crítico, seja capaz de compreender sua atuação nos aspectos de continuidade e de ruptura em relação aos seus antecessores, a fim de agir de maneira intencional e não meramente intuitiva e ao acaso.

A História surge da necessidade de reconstituirmos o passado, relatando os acontecimentos que decorreram da ação transformadora dos indivíduos no tempo, por meio da seleção e da construção dos fatos considerados relevantes e que serão interpretados a partir de métodos diversos.

A História da Educação, não é simplesmente uma disciplina. Ela trata da abordagem científica de recortes da realidade e oportuniza estudar a educação e suas teorias no contexto histórico em que surgiram, para observar a concomitância entre as suas crises e as do sistema social. As questões de educação estão engendradas nas relações que se estabelecem entre as pessoas nos diversos segmentos da comunidade. Pôr isso a história da educação e tão importante.

 A História da Educação tem inicio no final do século XIX, é a partir de 1880 surgem publicações e cursos em universidades e escolas normais.

No Brasil a disciplina História da Educação aparece em 1927, a partir da reorganização do ensino proposto por Francisco Campos.

Sendo uma das disciplinas básicas do curso de pedagogia sua importância é indiscutível na medida em que fundamenta a pratica e fornecem subsídios as discussões em torno da problemática educacional transformando-se no alicerce da formação do futuro pedagogo.

O estudo desta disciplina revela-se como indispensável a analise das situações do presente, pois se trata do desenvolvimento das ideias a respeito da educação nas sociedades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (90.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com