TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da História (investigação, informação) da Educação.

Por:   •  6/11/2016  •  Dissertação  •  5.906 Palavras (24 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 24

Unidade I: A Importância da História (investigação, informação) da Educação.

Pedagogia: É a ação do homem quando ele transmite ou modifica a herança cultural de forma crítica, ou seja, a pedagogia pode ser entendida como uma teoria crítica da Educação. Segundo os filósofos o homem era entendido como resultado da produção da sua própria cultura.

Pensadores:

Brandão: A educação pode existir livre e, entre todos, pode ser uma das maneiras que as pessoas criam para tornar comum, como saber, como ideia, como crença, aquilo que é comunitário, como bem, como trabalho ou como vida, é também uma geração do modo de vida dos grupos sociais.

Eduardo Galeano: “A história é um profeta com o olhar voltado para trás: pelo que foi e contra o que foi, anuncia o que será”.

Sócrates: a sabedoria começava com o reconhecimento da própria ignorância, e isso ele reflete na sua famosa frase: “Só sei que nada sei.” Para ele, a Educação deve estar voltada para a vida moral; o diálogo; a capacidade de pensar; a análise do conteúdo.

Platão: acreditava que a educação não serviria apenas se alcançar o conhecimento de fora para dentro, mas também para despertar, no indivíduo, o que ele já sabia.

Aristóteles: a Educação tinha a finalidade de ajudar o homem a alcançar a plenitude e a realização do seu ser; ele acreditava que o elemento essencial para se desenvolver a Educação devia estar na natureza, no hábito e na razão.

Aranha: “O homem se insere no tempo: o presente humano não se esgota na ação que realiza, mas adquire sentido pelo passado e pelo futuro”. Por isso é injusto considerar o índio preguiçoso, sem levar em conta que, na sua cultura, tanto o objetivo do trabalho como o seu ritmo são bastante diferentes dos impostos pelos europeus.

Santo Agostinho: o saber não é transmitido ao aluno, pois a verdade é uma experiência que não vem do exterior, mas sim de dentro de cada um. Toda educação é uma autoeducação, possibilitada pela iluminação divina.

Arruda: “Os parâmetros de educação na Idade Média se fundam na concepção do homem como criatura divina, de passagem pela Terra e que devem cuidar, em primeiro lugar, da salvação da alma e da vida eterna”.

São Tomás de Aquino: a Educação é uma atividade que torna realidade aquilo que é potencial, processo que o próprio educando desenvolve com o auxílio do mestre, atualizando as suas próprias potencialidades.

RENASCIMENTO_REFORMA

Martinho Lutero: a Reforma Protestante - “Se não existissem nem a alma nem o Paraíso nem o Inferno, e ainda se não se deve levar em consideração apenas as questões temporais, haveria igualmente necessidade de boas escolas masculinas e femininas, e isso para poder dispor de homens capazes de governar bem e mulheres em condições de conduzir bem suas casas.” Lutero priorizou a gratuidade da instrução para todos, defendendo uma educação pública, sob responsabilidade do Estado. Propunha uma Educação através de jogos, exercícios físicos, música (seus corais tornaram-se famosos), e recomendava o estudo da matemática e da história além de valorizar a literatura.

CONTRA_REFORMA

Inácio de Loyola:fundou a Companhia de Jesus - A Pedagogia dos Jesuítas estava voltada ao preparo rigoroso da mente (memorização) e direcionava a formação para o magistério através de manuais, normas e informações bibliográficas.

Franca: Ratio Studiorum: “Repetições em casa. Todos os dias, exceto os sábados, os dias feriados e os festivos, designe uma hora de repetição aos nossos escolásticos para que assim se exercitem as inteligências e melhor se esclareçam as dificuldades ocorrentes. Assim um ou dois sejam avisados com antecedência para repetir a lição de memória, mas só por um quarto de hora; em seguida um ou dois formulem objeções e outros tantos respondam; se ainda sobrar tempo, proponham-se dúvidas. E para que sobre, procure o professor”. (Franca, 1952, p.145).

Ponce: “Exclui-se da educação os conhecimentos históricos e os científicos, a menos que a história fosse deturpada de tal forma que ficasse irreconhecível ou a ciência fosse tão superficial, que mais parecesse uma brincadeira de salão”. (PONCE)

Manuel de Nóbrega: através de Manuel da Nóbrega, a Companhia de Jesus chegou a Salvador com o objetivo de criar a escola de ler e escrever, promover a catequese dos índios e propiciar educação aos filhos de colonos e formação de novos sacerdotes e da elite intelectual.

RENASCIMENTO_HUMANISMO:

Juan Luís Vives: Seu principal trabalho foi o Tratado do Ensino; Reconhecia a importância da observação dos fatos e da ação como meio de aprendizagem.

Erasmo de Rotterdam: Defendia o respeito e o amadurecimento da criança e por isso criticava a educação vigente, excessivamente severa. Recomendava o cuidado com a graduação do ensino e o abandono das práticas de castigos corporais. Para Erasmo, as crianças deveriam aprender se divertindo, sem a preocupação com resultados imediatos.

François Rabelais: Buscou resgatar o saber greco-latino, com igual cuidado pelos estudos da ciência, e criticou a tradição escolástica de maneira irônica e saborosa.

Michel de Montaigne: Ceticismo é uma doutrina segundo a qual o homem nada pode conhecer com certeza; os céticos concluem pela suspensão do juízo e pela dúvida permanente. “Só nos esforçamos por guarnecer a memória, deixando de lado, e vazios, juízo e consciência. Assim como os pássaros vão, às vezes, em busca de grão que trazem aos filhotes sem sequer sentir-lhe o gosto, vão nossos mestres pilhando a ciência nos livros e a trazendo na ponta da língua tão somente para vomitá-la e lançá-la ao vento. Tudo se submeterá ao exame da criança e nada se lhe enfiará na cabeça por simples autoridade e crédito”. A defesa de uma vida laica (Não religiosa, não sofre influência da igreja).

A importância da historia da educação: podemos dizer que a Educação é um ato político, porque é intencional. O estudo da História da Educação implica na investigação de ordem econômica, política e social do país, pois é dessa forma que vamos compreender a problemática educacional.

Fundamentações:

Conceito de Educação segundo a LDB 9394/96: “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.6 Kb)   pdf (201.2 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com