TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da contação de histórias na Educação Infantil

Por:   •  10/7/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.967 Palavras (16 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

SUMÁRIO[pic 2]

1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

DA PESQUISA        03

2 OBJETIVOS DA PESQUISA        03

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        04

4 METODOLOGIA DO ESTÁGIO        06

5 CRONOGRAMA DO ESTÁGIO        07

REFERÊNCIAS DO PROJETO        07

ANEXOS DO ESTÁGIO        08


1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA

Área de concentração: Metodologias de ensino

Tema: A importância da contação de histórias na Educação Infantil

Contar histórias para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental é importante para seu desenvolvimento. A contação de histórias tem como objetivo aproximar os alunos de práticas literárias despertando em cada um o gosto pela leitura. Além disso, inúmeros sentimentos e emoções podem ser trabalhadas através da literatura se forem inseridas em ações pedagógicas através de contações de histórias e sob a supervisão de uma gestão escolar eficiente e comprometida.  Na educação infantil é mister desenvolver contação de histórias pois assim, desde cedo, a criança percebe a importância do hábito de leitura sendo que este, ela levará adiante no ensino fundamental e por toda vida. Portanto, a contação de história é o primeiro passo para a formação de bons leitores.

2 OBJETIVOS DA PESQUISA

- Identificar se a escola municipal pesquisada utiliza a contação de histórias nas suas turmas.

-Verificar de que maneira as histórias narradas contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura.

- Identificar se as turmas de Educação Infantil trabalham com contação de histórias e quall o efeito das histórias narradas nos alunos?

- Qual a aceitação da prática de “contação” de histórias no Ensino fundamental pelos alunos?

             A literatura infanto-juvenil é um processo desafiador e motivador, que transforma os alunos completamente, ajudando-os a serem mais imaginativos e críticos. A leitura de histórias, ajuda no desenvolvimento do pensamento cultural e na personalidade dos alunos.  É aí que entra a função da escola, que é de desenvolver no aluno o hábito pela leitura, com ações pensadas e planejadas desde a equipe gestora, equipe pedagógica e professores. O gosto pela leitura é motivado através de vários fatores: a curiosidade, o prazer, pelos sentimentos e emoções despertados, pelos exemplos citados, etc

                   A contação de histórias provoca nos alunos prazer, amor à beleza, imaginação, poder de observação, amplia as experiências, gosto pelo artístico, a estabelecer ligação entre fantasia e realidade.

                   As histórias enriquecem a experiência, a capacidade de dar sequencia lógica aos fatos, sentido da ordem, esclarecimento do pensamento, a atenção, gosto literário, ampliação do vocabulário, o estimulo e interesse pela leitura, a linguagem oral e escrita, etc.

                  Por este contexto, é que cada vez mais as escolas através dos seus gestores, dos seus serviços pedagógicos e dos professores devem adotar a literatura para a educação dos alunos, pois somente assim formarão adultos competentes e responsáveis na formação de um mundo melhor.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

          Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Na escola, o nível de Educação Infantil é uma fase ideal para a formação do interesse pela leitura, pois nesta fase são formados os hábitos da criança.

       A oralidade é muito importante na Educação Infantil, enriquecendo a comunicação e a expressão, uma vez que os alunos fazem uso da linguagem em todos momentos, esta ajuda favorece a interação social. Neste sentido, o papel do educador é de assumir um compromisso com o livro, criando o hábito de contar histórias e despertando curiosidade nos alunos para que criem suas hipóteses. Segundo o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil (RCNEI, 1998, p 24):


É na interação social que as crianças são inseridas na linguagem, partilhando significados e sendo significadas pelo outro. Cada língua carrega, em sua estrutura, um jeito próprio de ver e compreender o mundo, o qual se relaciona a características de culturas e grupos sociais singulares. Ao aprender a língua materna, a criança toma contato com esses conteúdos e concepções, construindo um sentido de pertinência social.

 De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “a criança como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico” (BRASIL, 1998, p. 21-22). As escolas de Educação infantil são um local onde as crianças interagem socialmente, recebendo influências socioculturais, para o desenvolvimento da aprendizagem.
      A leitura é um estímulo para desenvolver a capacidade crítica de interpretação e interação social, oferecendo, assim, um contato com o seu mundo imaginário. É nesta fase que todos os hábitos se formam, por isso a importância de formar leitores desde pequenos. Para Bettelheim (1980, p.59):

                                     Qualquer que seja nossa idade, apenas uma estória que esteja conforme aos princípios subjacentes a     nossos     processos de pensamento nos convence. Se é assim com os adultos, que aprenderam a aceitar que há mais de um esquema de referências para compreender o mundo- embora achemos difícil senão impossível pensar verdadeiramente segundo outro que não o nosso-é exclusivamente verdadeiro para a criança. Seu pensamento é animista.


     As histórias infantis nos levam para um mundo imaginário, no qual as crianças sentem medo, se consolam, relacionam o real com o imaginário, despertam curiosidade, acreditam nas histórias porque a visão de mundo aí apresentada está de acordo com a sua. É de grande importância que o
trabalho do hábito pela leitura seja incentivado também em casa. Desde o berço, a criança escuta a mãe cantando e balançando, ou contando histórias antigas. Com isso a criança aprende a gostar do livro pelo afeto, sendo por meio deste que a criança aprende e desenvolve.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com