TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Planejamento Escolar em Creche e Pré-Escola

Por:   •  27/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância do Planejamento Escolar em Creche e Pré-Escola

  De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), as instituições de educação infantil devem cumprir uma função sociopolítica e pedagógica, reconhecendo o cuidar e o educar como finalidades dessa primeira etapa da educação básica. O cuidar e educar são funções indissociável, ou seja, um não anda sem o outro, não existe educar sem cuidar e vice-versa. O planejamento na educação infantil é um momento que possibilita o professor encontrar soluções para obter avanços no desenvolvimento da criança.

   Brincar e divertir se tornou um direito da criança brasileira, pelo menos que prevê o Estatuto, porém, sabemos o quanto esta prerrogativa está longe de ser alcançada por muitas crianças. O ato de brincar e crucial para o pleno desenvolvimento da criança, pois é atraves deste ato que a cainça cria e recria a sua própria vida, com sujeito construtivo a criança e considerada a protagonista da sua aprendizagem. 

                 O professor, ao organizar a sala e os materiais para a vivência dos jogos de papéis, como brincar   de casinha, supermercado etc., favorece o desenvolvimento das crianças por meio da imaginação, da expressão dramática, da linguagem etc. Os jogos podem ser direcionados também para o desenvolvimento motor (jogos de encaixe), social (jogos de competição) e didáticos (jogos de memória).

  A rotina escolar e um alicerce essencial no desenvolvimento da criança, principalmente nos anos iniciais como creche e pré-escola, onde a criança começa o autoconhecimento e percepção ao seu redor, assim sendo aproveitável cada atividade diária, exercendo o cuidar com o educar, assim, auxiliando e trabalhando o lado sensorial, motora e cognitivo de forma lúdica, ou seja, a rotina da criança tem grande importância no seu desenvolvimento. Teve como objetivo geral analisar e refletir sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento da criança, e destacar como também é importante instrumento para a construção do conhecimento e está vinculado a uma linguagem natural, que proporciona acesso a cultura e a troca de conhecimentos num processo de amadurecimento.

  Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas.

 

Referências

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB,2010. Disponível em: . Acesso em: 18 jan. 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com