TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inclusão Surda

Por:   •  31/8/2015  •  Relatório de pesquisa  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Inclusão Surda

Introdução

As leis atuais defendem o ideal de inclusão para que todas as crianças surdas frequente a escola regular, e a escola por sua vez precisa estar apta a recebê-las.

Mas quando se trata de alunos surdos a questão se complica, pois sua primeira língua não é o português, o aluno surdo tem como primeira língua aquela que se sente mais a vontade, a Língua Brasileira de Sinais “Libras”.

E é por isso que, em sua maioria, a comunidade surda representada entre outros órgãos, pela Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos (Feneis) defende não a inclusão em classes comuns, mas existência de escolas bilíngues, com salas em que sejam ensinados a língua de sinais e o português escrito.

Embora ainda não suficientes, existem varias dessas escolas em todo o Brasil, segundo o instituto Brasileiro de Geografia e Estatística cerca de 5% da população brasileira declara ter dificuldade para ouvir.

Existem vários graus de surdez. Diz-se que a pessoa pode ser surda ou deficiente auditiva, variando o nível de audição residual que ela apresente. Em geral, a surdez total é congênita e relacionada à hereditariedade - que, por sua vez, tem relação com ocorrências de consanguinidade na família.

Desenvolvimento

Atualmente a sociedade surda é vista como pessoas normais que trabalha, estuda, namora, tem filhos, vivem normalmente em sociedade, claro que existe ainda algumas pessoas que tem preconceito, existe lugares e instituições de ensino que ao invés de facilitar a vida dos surdos, o tratam com indiferença, como visto na reportagem indicada do cinema e do cursinho, mais isso foi ainda pior, antigamente os surdos eram trancados dentro de suas casas, sendo motivo de piada e vergonha para a família.

A língua Brasileira de sinais (Libras) foi e é uma grande vitória para as pessoas surdas, pois é através da Libras que os surdos ganharam sua liberdade, podendo ter uma vida social normal.

Algumas das conquistas adquiridas pela sociedade surda:

Reconhecimento legal da Libras com sua regulamentação Lei- nº 10.436, de 24 de abril de 2002. –Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.

Ratifica a diferenciação linguística desta comunidade e em razão disto, direitos específicos, como por exemplo, o atendimento por meio de profissionais que dominavam o tal língua, a criação do curso de graduação de Letras-Libras e a aplicação de exames nacionais de proficiência em instrução e interpretação/tradução, para certificação e reconhecimento profissional dos que já dominavam o uso da língua de sinais.

Inclusão no mercado de trabalho Lei- n° 8.213/91 Garante uma porcentagem de vagas em empresas com determinado número de funcionários para pessoas com deficiência. As pessoas surdas são as preferidas pelas empresas que necessitam cumprir essa legislação. Além de significar a não penalização com multas por descumprimento, tais empresas entendem que incluir nos seus quadros de funcionários pessoas surdas é mais fácil do que pessoas de outras categorias de deficiência, como os físicos, sobretudo cadeirantes. Na verdade, a inclusão destas pessoas surdas faz com que a rotina das empresas se altere somente linguisticamente. é um profissional que utiliza de outra língua para se comunicar.

Reconhecimento da profissão do Tradutor-Intérprete de Libras Lei- nº12.319, de 1° de setembro de 2010. Regulamenta a profissão determinando sua atuação formação, atribuições, princípios éticos, vetou a criação a necessidade de se ter curso superior para atuar e a criação de conselhos de classe, considerando existir pessoas com outras formações capacitadas.

A comunidade surda possui ainda alguns desafios a serem alcançados:

Defesa do cumprimento de legislação que garanta a acessibilidade comunicativa nos meios de comunicação, Norma da ABNT 15290 de 2005 que garante a acessibilidade de comunicativa na televisão, é necessária a luta para o cumprimento desta regulamentação. A acessibilidade comunicativa nos programas de televisão, além do uso de closed caption, deve acontecer com o uso de interpretação em Língua Brasileira de Sinais de todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com