TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interação entre a professora e os alunos é de muita criatividade

Por:   •  1/2/2017  •  Resenha  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Interação professor-aluno

A Interação entre a professora e os alunos é de muita criatividade, os alunos a vê como uma referência de carinho, amor e afeto. É observado que alunos têm uma liberdade para pedirem qualquer coisa a ela sem nenhum receio.

As relações de afetividade, respeito e interação entre professor e aluno são aspectos presentes nas salas de aula observadas.

No entanto, alguns conflitos podem ocorrer. Na relação de professor e aluno, na união de seus desejos, alguns convergem, outros divergem, e outros surgem no decorrer e por causa da relação, o que faz com que um dos papéis mais importantes do professor seja, justamente, o de identificar, o de atualizar constantemente os desejos que realmente são importantes para a relação a cada momento. (GAULKE 2012, p. 3),

Para que a relação aluno-professor se relacione de forma positiva, Gaulke (2012) descreve qual a melhor forma de conduzir o convívio dos desejos:

Uma forma de o professor administrar a convivência dos desejos é fazendo deles enigmas que convidarão os alunos a, coletivamente, em pequenos grupos ou até individualmente, se aventurar a conhecer. Nesse sentido, penso que um jeito de gerir a aprendizagem se perfaz na criação de enigmas que sustentam o desejo de conhecer. (GAULKE, 2012, p 4)

Como analisado na observação do estágio, a relação entre professor e aluno é muito importante, pois o professor é o mediador que deve proporcionar elementos que desenvolvam o conhecimento de mundo da criança. Tendo uma boa relação entre ambos a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa.

Gaulke (2012) acredita que na Educação Infantil as crianças experimentam o mundo, fazem suas primeiras aproximações, leituras e releituras, e isso pode ocorrer ou ser mediado a partir da relação professor-aluno-conhecimento.

O triangulo pedagógico é constituído por três lados: Professor, aluno e conhecimento. Nesse triangulo, o conhecimento não é pertencente apenas a um sujeito, pois professores e alunos podem ensinar e aprender através de suas experiências.

Acreditamos que assim como observamos no estágio, a relação professor-aluno é essencial para se construir o conhecimento. Quando a relação se estabelece positivamente é possível construir o conhecimento de forma contígua.

Em destaque como a música é um dos instrumentos norteadores nas atividades como a hora do lanche, da leitura, e momento de fazer silencio, a professora se relaciona com as criança fazendo expressões e brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com