TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Interdisciplinar em Pedagogia

Por:   •  9/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

REFERÊNCIAS 6

INTRODUÇÃO

É sabido que o trabalho do pedagogo é diversificado no qual diz respeito ao espaço e a metodologia aplicada para se alcançar o objetivo que se espera da profissão. E é neste contexto que se fundamenta o papel do pedagogo no espaço escolar dentro da educação infantil enquanto fomentador do conhecimento e principal auxiliador do desenvolvimento de habilidades especifica para essa faixa etária, em conformidade com os eixos de educação estabelecidos pela BNCC.

É nessa perspectiva também que se pensa na utilização da ludicidade como primordial metodologia de ensino para este público, visto que nessa fase a criança aprende por meio da brincadeira, dos jogos, da musica, da dança, do desenho, do teatro, das histórias e etc. Não há como se pensar na educação infantil sem a inserção destes recursos como estimulador da cognição, da motricidade e das habilidades socioemocionais.

Assim, é pensando neste aspecto lúdico que se inseriu a gameficação, ou seja, a utilização dos jogos ou dos seus princípios para fazer com que os alunos aprendam. Este recurso é invenção do século XXI, oriundo da ascensão da tecnologia e da facilidade do acesso a este meio, associado a necessidade de se utilizar metodologias que envolvam os alunos, que despertam o seu interesse nos conteúdos.

Segundo Lorenzoni, a gamificação visa despertar algumas habilidades que culminam com o aflorar do interesse da criança, consequentemente aumentando sua participação nas atividades, desenvolvendo a criatividade e autonomia, promovendo o dialogo e a capacidade para solucionar problemas. E ainda cabe ressaltar que este recurso faz parte da realidade da maioria dos alunos que já nasceram inseridos no mundo globalizado e tecnológico.

Sob este olhar, este trabalho visa explanar sobre a função da pedagogia no processo de ensino e aprendizagem das crianças na educação infantil, bem como os métodos e técnicas que são empregados dentro da ludicidade, refletindo sobre a inserção da gameficação neste processo como fator extremamente contemporâneo e útil para a educação. E assim, por meio desta reflexão, propor o desenvolvimento de um projeto de intervenção pautado na gameficação para o publico infantil.

DESENVOLVIMENTO

Em toda a história da humanidade, o homem sempre teve fascínio por jogos. Ligados à vida social, eles promovem a interação entre as pessoas, a ludicidade, o conhecimento do novo e a arte de lidar com desafios. A escola, aliás, sempre usou os jogos como artifício de ensino, sobretudo para os alunos da educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental.

O conceito é muito mais abrangente e tem a capacidade de transformar o processo de ensino-aprendizagem, inclusive no Ensino Superior ― especialmente em um momento no qual as práticas tradicionais baseadas em um eterno monólogo são, cada vez mais, questionadas. Por tanto, é preciso ter criatividade na educação e utilizar estratégias que incentivem a participação efetiva do aluno, a gamificação na educação é uma estratégia de engajamento que pode ser utilizada em diferentes momentos. Especialmente quando há a expectativa de que o aluno se expresse de forma autêntica, em um tipo de comunicação espontânea, com pouco direcionamento por parte do professor, o jogo é uma excelente saída.

É, pois, direito da criança segundo a BNCC, “brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais” (BRASIL,2019).

Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente resinificados, a fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional maior será o desenvolvimento da criança. De acordo com Vygotsky, precursor no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida, as relações com os outros, acontecem por meio de atividades tipicamente humanas. Partindo desse pressuposto, compreendemos que por meio das brincadeiras as crianças desenvolvem-se, interagem com os outros e, além disso, assimilam diversas situações do cotidiano nas brincadeiras.

Gamificação é uma forma de usar elementos comuns de jogos em situações que não se restringem ao entretenimento, utilizando a logica e a metodologia dos games para tornar conteúdos complexos em materiais mais acessíveis, facilitando assim, os processos de aprendizado mais atrativo e motivador. Em resumo, ela é considerada uma opção mais atrativa para se aproximar da audiência, especialmente a mais jovem. No entanto, utilizar o game não significa abandonar os outros métodos já utilizados, mas, sim integrar essa técnica para melhorar os resultados.

A gamificação na educação é excelente, ajuda a impulsionar a participação e aumentar a motivação do aluno, pois o envolve em um ambiente lúdico, promovendo a competição, o trabalho em equipe e a conquista de objetivos. Seus benefícios são inúmeros, aulas mais dinâmicas, engajamento, interação social, desenvolvimento de competências, curiosidade, espirito competitivo, persistência entre outros, aumentando assim o desenvolvimento, criatividade, autonomia, promover o dialogo e resolver situações-problema. Propiciar um ambiente lúdico e divertido é uma ótima ideia de ter a atenção dos alunos, não estimulando apenas o desenvolvimento cognitivo do aluno, mas também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com