TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A JUSTIFICATIVA DO ESPAÇO SOCIAL

Por:   •  10/5/2017  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 3

JUSTIFICATIVA DO ESPAÇO SOCIAL

Local Social: Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (Escadarias do prédio de aulas teóricas AT-08).

        A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)  é uma instituição de ensino superior pública e federal brasileira, com sede no município de São Carlos, no estado de São Paulo, criada em  22 de maio de 1968, pelo Decreto 6.758 vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Além disso, é a primeira universidade federal criada no estado e a única até hoje localizada no interior, iniciou suas atividades letivas em março de 1970, nas instalações da antiga Fazenda Trancham, recebendo os primeiros 96 alunos para os cursos de Engenharia de Materiais, pioneiro na América Latina, e Licenciatura em Ciências, hoje extinto. Apesar do decreto de instituição da Universidade ter sido assinado em 1968, ela foi criada com a promulgação da Lei 3.835, de 13 de dezembro de 1960, junto com a federalização da Universidade da Paraíba.

        Seguidamente no campus sede, conta com 34 departamentos acadêmicos, 39 cursos de graduação presenciais, 5 cursos de graduação a distância, contando com uma área construída de 196.144 m². Seu corpo acadêmico é formado por mestre ou doutores, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em regime de dedicação exclusiva. Em 2008 foi considerada pelo IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC como a oitava melhor universidade do país, aderindo ao REUNI (Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Instituições Federais de Ensino Superior), o que permitiu um aumento nos cursos de graduação e o número total de estudantes duplicasse. A partir do vestibular de 2008, a UFSCar adotou o Programa de Ações Afirmativas (PAA), o qual reserva uma parte das vagas de ingressantes para estudantes que cursaram o ensino público e, dentre estes, uma parcela para negros. Em 2010, o Conselho Universitário decidiu abolir o vestibular próprio de forma que a UFSCar passou a fazer parte do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Ministério da Educação, tendo as provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) como etapa única de seleção. Assim, ampliando a possibilidade de candidatos/as de todo o país concorrerem a uma vaga nos cursos de graduação da UFSCar.

        Desse modo, o local escolhido acarreta em suas fundamentações a inserção da ideologia de um espaço comum, com acesso para todos, todavia em prática é um local de exclusão, com muros que segregam uma utopia social, privilegiando as elites e desleixando as camadas populares, como aborda Vares em seu artigo, “reprodução social e resistência política na escola capitalista”, defendendo as abordagens que permeie as mais distintas formas de aprender e compartilhar saberes. Contudo, ressalta-se as lutas políticas e as movimentações sociais que ocorrem nas resistências provenientes das tomadas de consciência do caráter crítico, em locais que não seriam os considerados como padrões para os processos educativos.

        Nesse contexto, as escadarias ecoam conversas, manifestos, combinações que culminam na troca de saberes, mesmo esses sendo descartados por sua falta de padronização, porém com grande valia, como aborda Rousseau (1762), em sua obra “Emílio ou da educação”, é a partir das vivências que o indivíduo constrói sua moral, pelas experiências ele se aprimora tornando-se apto a distinguir e atuar com criticidade. Em suma, é importante ressaltar o processo educativo nas práticas sociais marginalizadas, uma vez que provém conhecimento capaz de manter a sociedade em estado de esclarecimento, como diz Kant (1783), ou seja a fuga do estágio de ignorância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (93.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com