TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Produçao de Texto

Por:   •  20/9/2017  •  Resenha  •  2.966 Palavras (12 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1] 

https://www.google.com.br/

                                                                           ATIVIDADE 1                                                                                                                                 

[pic 2]         Caro aluno(a),

Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total da atividade é 2.5.

Envie as respostas no prazo determinado, isto é ATÉ DIA 4 DE AGOSTO por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. O PORTFÓLIO 1 NÃO SERÁ REABERTO. NÃO SERÁ ACEITO REENVIO DO PORTFÓLIO 1, PORTANTO, RESPONDA AS QUESTÕES COM BASTANTE ATENÇÃO!!!

Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.

NOME: FABIANA CRISTINA DA SILVA                

RGM: 053.10671

POLO: TAIO

ATIVIDADES DA AULA 1 – Após responder às questões propostas, passe as respostas para o quadro abaixo.

RESPOSTAS

  1  B

2  E

3  A

4 B

5 E

6  C

7  E

8  A

9 D

10 C

[pic 3]

(Disponível em: <https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/adocao/realidade-brasileira-sobre-adocao/.html.>. Acesso em: 09 fev.2017).

01. Considerando o texto apresentado acima, avalie as afirmações a seguir:

I. O maior número de crianças na fila de adoção é do sexo masculino, de cor branca e residem na região sul.

II. A raça/cor predominante entre as crianças aptas para adoção é branca, faixa etária acima de 10 anos e do sexo feminino.

III. As crianças disponíveis para adoção são, predominantemente, de faixa etária acima de dez anos; sexo masculino e não possuem irmãos.

É correto apenas o que se afirma em:

a) II

b) III 

c) I, II

d) I, III

e) I, II, III

02. Leia o texto:

SAIAS EDUCADAS.

“Embora haja registros de algumas iniciativas dos jesuítas em prol da educação rudimentar das meninas índias, a verdade é que foram os colégios para meninos que proliferaram. Neles eram ministradas noções de latim, retórica e aritmética.

Nas raras escolas para meninas – geralmente ligadas a conventos – os ensinamentos consistiam nos trabalhos de agulha, ou seja, costura e bordado. Também eram ensinadas boas maneiras, como sentar-se com as pernas fechadas, não olhar o interlocutor diretamente nos olhos, manter-se a maior parte do tempo de bico calado e aprender muita reza.

A ideia de manter as meninas na ignorância das letras e números é irmã gêmea da orientação de não alfabetizar as crianças escravas, pois mulher que sabe latim, não tem marido, nem bom fim. Coube ao movimento feminista e ao idealismo das precursoras lutar muito pelo acesso feminino ao terceiro grau. Graças a esses esforços, o governo brasileiro, em 1887, se rende e abre as portas do ensino superior às mulheres”. (Disponível em: Acesso em: 11 fev. 2017. Adapt.).

A partir das ideias sugeridas no texto, assinale a opção correta.

a) A ideia de inferioridade feminina não está atrelada às práticas sociais tradicionalistas centradas na falsa concepção de superioridade de gêneros.

b) O sexismo, ato de diferenciar um grupo pela orientação sexual, está presente em todas as culturas. Sob o viés feminista, isso pode ser entendido como positivo, no sentido de atender às demandas sociais.

c) Considerando as perspectivas feministas, os papéis de gênero são construções sociais; assim, as mulheres podem ser limitadas aos papéis destinados a elas.

d) O modelo de educação escolar vigente contribui para uma educação de equidade de gêneros, já que é baseada em conceitos de pluralidade e igualdade.

e) O movimento feminista é resultado da luta contra um sistema desigualdade, de ideias higienistas e positivistas que tinham a mulher como apenas reprodutora da raça.

03.

A escravidão moderna ocorre quando uma pessoa controla a outra, de tal forma que retire dela sua liberdade individual, com a intenção de explorá-la. Entre as formas de escravidão estão o tráfico de pessoas, o trabalho infantil, a exploração sexual, o recrutamento de pessoas para conflitos armados e o trabalho forçado em condições degradantes, com extensas jornadas, sob coerção, violência, ameaça ou dívida fraudulenta. (Disponível em: . Acesso em: 14 fev. 2017). 

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. As formas contemporâneas de escravidão são mais rentáveis do que a escravidão praticada na colonização, pois, não se tem custos na aquisição da mão de obra e manutenção do trabalhador.

PORQUE

II. As diferenças étnicas não são mais fundamentais para escolher a mão de obra. A seleção se dá pela capacidade da força física de trabalho e não pela cor. Qualquer pessoa miserável moradora nas regiões de grande incidência de aliciamento para a escravidão pode cair nessa rede. (Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017. Adapt.).

        

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa verdadeira da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

04.

OS FILHOS DA GUERRA CIVIL

A maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial ganha mais um triste contorno - crianças desacompanhadas alcançam a costa italiana buscando asilo na União Europeia. Na sua maioria sírios e afegãos, elas representam 7% das pessoas que buscaram asilo no período de 2015. As informações foram publicadas pelo relatório anual do Departamento Europeu de Apoio ao Asilo. De acordo com o documento, aproximadamente 96 mil crianças viajaram sem a presença dos pais ou familiares até a UE para buscar asilo. Isso representa quatro vezes mais do que o número de solicitações em 2014. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) afirma que elas já chegam no território europeu desacompanhadas ou foram separadas de suas famílias durante o caminho. [...] Já em junho deste ano, a UNICEF publicou que, em 2016, nove entre dez crianças que entram na Europa pela Itália estão desacompanhadas. Mesmo que as crianças consigam alcançar o território europeu, alguns países ainda não possuem leis efetivas que protejam o bem-estar deste grupo vulnerável, como é o caso da Hungria, Romênia e Luxemburgo. (Disponível em: <http://br.blastingnews.com/equipe-editorial/michael-susin/ >. 9 jul. 2016. Acesso em: 08 fev. 2017. Adapt.).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (399 Kb)   docx (436.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com