TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e Produção de Texto

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 12

https://www.google.com.br/

ATIVIDADE DAS AULAS 1 E 2

ENVIE PELO POTFÓLIO 1 ATÉ DIA 28 DE AGOSTO. ESTE PORTFÓLIO NÃO SERÁ REABERTO.

Caro aluno(a),

Na aula 1, tratamos sobre questões ligadas à leitura e à escrita. Para exercitar a leitura, você deverá ler os textos propostos e resolver as questões de interpretação. O valor total da atividade é 2.5. Envie as respostas no prazo determinado, por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual.

VOCÊ RECEBERÁ APENAS A NOTA. O GABARITO SERÁ POSTADO NO ARQUIVO NO DIA 29 DE AGOSTO. NÃO SERÁ ACEITO REENVIO DESTA ATIVIDADE. APENAS O PRIMEIRO ENVIO SERÁ CONSIDERADO, PORTANTO, MUITA ATENÇÃO AO RESPONDER E AO ENVIAR!

Em caso de dúvidas, deixe recado no quadro de avisos.

NOME: TALITA CRISTIANE DUTRA

RGM: 053.14294

POLO: AUPEX ITAJAI

Após responder às questões propostas, passe as respostas para o quadro abaixo. APENAS O QUADRO ABAIXO SERÁ CORRIGIDO. RESPOSTAS DADAS NA PRÓPRIA QUESTÃO NÃO SERÃO CONSIDERADAS.

RESPOSTAS

1 C 2 C 3 D 4 B 5 C 6 C

7 A 8 E 9 A 10 A

O texto A serve de referência para as questões 01 e 02.

Texto A: A era dos memes na crise política atual

Seria cômico, se não fosse trágico, o estado de irreverência do brasileiro frente à crise em que o país encontra-se imerso. A nossa capacidade de fazer piada de nós mesmos e da acentuada crise político-econômica atual nos instiga a refletir se estamos “jogando a toalha” ou se este é apenas um “jeitinho brasileiro” de encarar a realidade. A criatividade de produzir piadas, memes e áudios engraçados expõe um certo tipo de estratégia do brasileiro para lidar com situações de conflito: “Tira a Dilma. Tira o Aécio. Tira o Cunha. Tira o Temer. Tira a calça jeans e bota um fio dental, morena você é tão sensual”. Eis uma das milhares de piadas que circulam nas redes sociais e que, de forma irreverente, estimulam o debate. Não há aquele que não se divirta com essa piada ou outra congênere; que não gargalhe diante dos diversos textos engraçados que circulam por meio de postagens ou mensagens de celular, independentemente do grau de escolaridade de quem compartilha. Seja por meio do deboche e do riso, é de “notório saber” que todas as classes estão conscientes da gravidade da situação e que, por conseguinte, concordam que medidas enérgicas precisam ser tomadas. A diferença está na forma ideologicamente defendida para a tomada de medidas.

A “memecrítica” é uma categoria de crítica social que tem causado desconforto nos políticos e membros dos poderes judiciário e executivo, estimulando, inclusive, tentativas frustradas de mapeamento e controle do uso da internet por parte dos internautas. [...]

Por outro lado, questionar as contradições presentes apenas por meio da piada, em certo aspecto politizada, não garante mudanças sociais de grande impacto.

Esses manifestos e/ou críticas de formas isoladas (ou uníssonas) podem, mesmo sem intenção, relegar os cidadãos brasileiros a um estado de inércia, a uma condição de estado permanente de sonolência eterna em “berço esplêndido”. Já os manifestos, protestos e/ou passeatas nas ruas e demais enfrentamentos em espaços de poder instituídos ainda são os mecanismos mais eloquentes e potenciais para contrapor discursos e práticas opressoras que contribuem para o caos social. É preciso o tête-à-tête, o diálogo crítico e reflexivo em casa, na comunidade e demais ambientes socioculturais. Entretanto, um diálogo respeitoso, cordial, que busca a alteridade. Que apresente discordâncias, entretanto respeite a opinião divergente, sem abrir mão da ética e do respeito aos direitos humanos. (Luciano Freitas Filho – Carta Capital (adaptado), junho/2017. Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/06/07/era-dos-memes-nacrise-politica-atual/

01 - De acordo com o texto,

I – As mudanças por meio de piadas, são possíveis, apenas, se elas forem politizadas.

II – O deboche e o riso são, unicamente, o “jeitinho brasileiro” de encarar os problemas.

III – Piadas ajudam a refletir sobre crises, mas podem levar à ideia de que seriam suficientes para gerar mudanças.

IV – Piadas só são eficientes se houver diálogo crítico, reflexivo e respeitoso entre as pessoas.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I

b) I e II

c) III e IV

d) II, III e IV

e)I, II, III e IV

02 - De acordo com o texto, o sentido das expressões “jogando a toalha” “jeitinho brasileiro” “notório saber” estão explicados, respectivamente, na opção:

a) Pedindo para esquecer algo; fama que o brasileiro tem de ser desonesto; saber que será notado.

b) Pedindo para esconder algo; fama que o brasileiro tem de ser preguiçoso; saber notável.

c) Desistindo de algo; fama que o brasileiro tem de improvisar soluções; é de conhecimento público.

d) Desistindo de rir; fama que o brasileiro tem de ser desonesto; saber notável.

e) Pedindo para esquecer algo; fama que o brasileiro tem de ser desonesto; é de conhecimento público.

O texto B serve de referência para as questões 03 e 04.

Texto B:

Glória Pires incapaz de opinar no Oscar, Eduardo Jorge, Tapa na pantera, Luisa Marilac, Japonês da federal, John Travolta confuso, diferentona, cala a boca Galvão, Nissim Ourfali, Winona Ryder em choque, e tantos outros memes e virais – que costumam ser tratados como mera zoeira, simplesmente uma das mil manias derivadas da internet – passaram a ser tratados como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com