TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Leitura e desenvolvimento da criança

Por:   •  21/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura e desenvolvimento da criança

O interesse pela leitura deve ser incentivado primeiramente no âmbito familiar, acarretando diversos benefícios desde cedo. A leitura ajuda no desenvolvimento da imaginação e da criatividade aguçando os sentidos, sendo assim é primordial que os pais leiam para seus filhos para que tomem gosto pela leitura antes mesmo de iniciarem a vida escolar.

Desta forma torna-se muito mais relevante a importância do professor para o desenvolvimento de criança com idade entre 0 a 5 anos que ainda não dominam a leitura sozinhas. O professor além de ter grande responsabilidade incitando a leitura, precisa estar preparado usando diferentes métodos para conseguir prender a atenção das crianças, pois nesta idade tendem a dispersar a atenção com grande facilidade. Segundo Vygotsky (1992, p.128) caminham juntos: “a imaginação é um momento totalmente necessário, inseparável do pensamento realista.”

Considera-se que a imaginação tende a afastar a realidade, desta forma o professor pode iniciar com a leitura de literatura infantil para que a criança tenha a possibilidade de inventar dentro da historia lida a sua própria historia, visitando pela imaginação lugares diferentes e jamais vistos por ninguém, pois cada criança cria seu próprio mundo através da leitura. A criança que ouve historia tem a aptidão para indagar, duvidar e opinar sobre ela, interagindo verbalmente com o professor e também com os colegas de sala e mostrando interesse através dos gestos, rindo, batendo palma, imitando, por isso é de suma importância que seja uma história além de contada também ilustrada causando muito mais impacto no que está sendo lido.

Uma vez identificada à necessidade da leitura por vários fatores já citados, torna-se, então indispensável que a escola tenha uma biblioteca com acervo infantil ou até mesmo dentro da possibilidade de cada instituição uma biblioteca infantil. Pois é um lugar que abriga diversas atividades lúdicas, é o brincar com livros e letras, o contar e ouvir historia, em que a criança pode se soltar para dançar, desenhar, ouvir músicas e entrar no mundo da imaginação. O principal objetivo da biblioteca infantil é estimular a leitura para criança como prazer e não obrigação. Como nos assegura Rubem Alves “um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”.

O nível de aprendizagem da criança que tem acesso ao livro juntamente com o brinquedo para ilustrar a historia cresce gradativamente e a biblioteca infantil torna essa junção possível. Segundo o teórico Jean Piaget: “as experiências com o meio possibilitam a cada individuo construir novas e superiores estruturas mentais”.

Portanto desenvolver o interesse e o hábito da leitura é um processo feito minuciosamente e que se inicia já no ventre da mãe e ao nascer com cantigas de ninar, ao longo da vida com histórias contadas pelos avós, pais e familiares, seguindo para o ambiente escolar, desenvolvendo assim adultos que iniciam sua vida repletos de informações e saberes, pronto para contribuir conhecimentos com a sociedade que convivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com