TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  22/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

METODOLOGIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

LUZIÂNIA, FEVEREIRO DE 2018.

IDENTIFICAÇÃO[pic 2]

METODOLOGIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

AUTOR (A):

ORIENTADOR:

CURSO: PEDAGOGIA

LUZIÂNIA, FEVEREIRO DE 2018.

A INFLUÊNCIA DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL

        Percebe-se que a matemática está presente desde a década de 30. Lidamos com a matemática diariamente, quer seja para afazeres domésticos, supermercados, escola, etc. A matemática não está voltada apenas para preparação de estudos, mas também na preparação de competências básicas, imprescindíveis ao cidadão. Ela proporciona conhecimentos e permite a resolução de problemas do cotidiano e também nas disciplinas escolares.

        Observamos a  modernização da matemática ao longo da evolução humana, melhorando as aulas e as avaliações, introduzindo uma linguagem moderna.        

        A matemática tem influência direta na formação docente na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Segundo D’Ambrosio (2007) as qualidades de um professor se dividem em três categorias: emocional/afetiva, política e conhecimento. Dessa forma, é notória a evidência de várias questões que evidenciam o processo de formação do professor, para trabalhar o ensino de matemática. Torna-se necessário dominar o saber matemático, uma vez que seus conceitos tem impacto direto no mundo real, na ciência e na prática cotidiana.

        A formação de um professor de matemática estimula a racionalidade formativa, atendendo a várias exigências e a variedade de situações que norteiam o exercício da docência na sociedade.

        Nota-se que as informações perpassam de forma hábil e são acompanhadas de mudanças advindas do avanço das ciências e tecnologias, na qual leva o professor a construir e reconstruir saberes, gerindo uma prática pedagógica reflexiva.

        O processo de ensino x aprendizagem ocorre tendo o aluno como sujeito da aprendizagem, dessa forma acontece a ação de aprender, pois a aprendizagem é um processo contínuo que se desenvolve internamente e permite ações interativas do sujeito com o meio social.

        O professor como mediador da aprendizagem tem por obrigação conhecer seus alunos, suas tradições culturas, religiões, pois tais informações facilitam o trabalho do professor e consequentemente a aprendizagem do aluno.

        É sabido que as tecnologias têm gerado transformações no mundo, dessa forma os saberes são transferidos para escola por meio de discussões,o que resulta na contribuição da matemática na formação humana, preparando-os para os desafios advindos das transformações necessárias para sobrevivência humana.

        Na Educação Infantil, a matemática permite às crianças conhecimentos matemáticos, dos quais envolvem números, noções de espaço, tempo, etc. A criança aprende a contagem com pequenos números, faz resolução de pequenos problemas, se desenvolve por meio de jogos e também manipula uma pequena quantia de dinheiro simbólico. Dessa maneira, percebemos que a matemática na educação infantil, sana algumas necessidades das crianças, advindas do modo de vida de cada uma, permitindo a descoberta do seu mundo, espaço e até mesmo até mesmo a interação com o meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (70.1 Kb)   docx (59.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com