TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do ensinar e do aprender

Por:   •  11/7/2018  •  Resenha  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

NACARATO, Adair Mendes, et. al. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: Tecendo fios do ensinar e do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Gabriely da Silva

O livro “A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental- Tecendo Fios do Ensinar e do Aprender” não é apenas teórico, ele apresenta propostas e trabalhos que foram aplicados em salas de aula que teve um bom resultado. Ele recorda e ensina como trabalhar alguns pontos que o professor acaba esquecendo o quão importante são.

 Um ponto frisado é a criação de um ambiente propício a aprendizagem, trazendo como características: “um espaço para atividade intelectual em matemática mediada pelo diálogo e pela leitura e escrita, em que a comunicação e a produção de significados são centrais” (p.46). mediante a isso observa-se a importância da criação desse ambiente, onde o aluno pode se expressar e expor suas ideias por meio do dialogo com o professor e a turma entre si, mostrando seus diferentes pontos de vista.

O registro é fundamental tanto para o professor que utiliza para analisar e avaliar os avanços de sua turma, quanto para os alunos que podem expressar suas próprias estratégias e assim chegar em uma solução. Uma forma de registro compartilhada no livro é a “escrita expressiva”, pois é como se os alunos estivessem pensando alto.

No decorrer do capítulo três, pode-se analisar experiencias relatadas em sala de aula, interessante que através dos registros os alunos expressam suas diferentes maneiras de pensar para resolver uma certa questão. O professor deve sempre incentivar seus alunos a ter essa interação e os estimular a pensar e registrar o que e como pensou. A partir disso o docente consegue observar em qual área seus alunos possuem mais dificuldade e para que eles desenvolvam essa “escrita matemática” pouco utilizada hoje pelos professores tanto de anos iniciais como finais. O professor não deve “entregar as coisas prontas” ou da forma que gostaria que fosse resolvido, porem deve deixar esse espaço aberto para eles discutirem entre si.

Em respeito disso, o professor deve criar um ambiente em que a comunicação e escrita matemática estejam presentes, deixando os alunos a vontade para se expressarem. Tendo em vista os aspectos observados, o livro atende plenamente ao propósito de entrecruzar fios diversos na composição da rede de ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com