TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de aprendizagem na educação infantil

Por:   •  16/2/2018  •  Dissertação  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Metodologia de aprendizagem na educação infantil.

Em creches durante muito tempo a preocupação da educação infantil esteve voltada para o cuidado, esta concepção mudou e surgiu a necessidade de envolver a criança em práticas educativas, relacionar o cuidar com o educar, inserindo assim no dia-a-dia dos pequenos metodologias e práticas educativas de acordo com essa faixa etária especifica. Esses alunos estão começando a descobrir seus espaços, seus gostos e a perceber o mundo em sua volta. O processo de ensino e aprendizagem que decorre esses dois temas “ cuidar e educar”, deve ser pautado no planejamento que supra e respeite as necessidades dessa faixa etária, com ambientes e espaços que estimulem a curiosidade, criatividade com responsabilidade. Mais também para que haja um bom desenvolvimento das aulas o professor deve planeja-las.

O planejamento é fundamental para a construção de uma proposta pedagógica que deve aliar o cuidar, educar e brincar, nesse momento observa-se o aluno que traz suas referências sociais, mostrando caminhos para o educador seguir com sua proposta pedagógica ou ajusta-la de acordo com as necessidades do educando. Assim o planejamento auxilia o professor em todo o processo educacional e prepara o aluno para aprendizagens futuras. Em seguida do planejamento entra outra ação importante no processo de educar que é avaliar.

A avaliação é sempre questionada por educadores e sociedade, por ser entendida como um processo doloroso e injusto.

Vasco Moretto no livro “Planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petropolis 2009”. Acredita que:

“Em princípio ensinar e avaliar a aprendizagem deveriam ser inseparáveis, uma vez que a avaliação é uma forma do professor recolher indicadores da aprendizagem do aluno, com vistas a avaliar seu próprio processo de ensino e a necessidade ou não do (re) planejamento de novas atividades pedagógicas. No entanto, há professores em que a avaliação é feita por meio de “provas”, que não são momentos privilegiados de estudo e sim verdadeiros “acerto de contas” com seus alunos. (...)”.

Em se tratando aqui de metodologias na avaliação infantil e refletindo as ideias do educador Vasco Moretto, avaliar não serve para identificar nos alunos domínio de habilidades e técnicas, mas como um processo continuo que desenvolva nos alunos a capacidade de auto avaliação.

Assim a avaliação deve fornecer dados e contribuições capazes de favorecer o trabalho do educador, o desenvolvimento da criança e o seu conhecimento.

Alfabetização

A alfabetização é uma aprendizagem necessária para o desenvolvimento

social e cultural da criança, serve de base para aquisição de diversos outros conhecimentos e desenvolve a compreensão e uso da linguagem de maneira geral. É um processo complexo e a parti dela milhares de pessoas aprendem a ler e escrever. Existem diversos métodos de alfabetização, no entanto o método mais eficaz deve promover a socialização do indivíduo, acesso a bens culturais e ao exercício consciente da cidadania. Pois deve ser um fator propulsor de desenvolvimento da sociedade como um todo.

Os métodos de alfabetização (leitura e escrita) faz com que a criança se desenvolva através de processos construtivos que pode variar de criança para criança. O professor é o mediador da aprendizagem e deve se preocupar com a metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (41.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com