TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia do Ensino Fundamental

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 9

organização e Metodologia do Ensino Fundamental

TAUBATÉ 2015

Introdução

Esta pesquisa tem como objeto de estudo as políticas educacionais com ênfase do ensino fundamental de oito para nove anos.

.

As atribuições do MEC e sua estrutura e funcionamento da Educação no Brasil. 

O ministério da educação (mec.) é um órgão do governo federal do Brasil fundado no decreto n.º 19.402, em  1930, mas foi em  1953 que oficialmente passou a ser chamado, Ministério da Educação e Cultura (MEC) pela lei n.° 1.920, sendo de sua responsabilidade a política nacional da educação. Tudo o que é ensinado e avaliado em todas as etapas de escolarização do ensino no Brasil é regulamentado e autorizado pelo MEC (Ministério da Educação). 

Tem como área de competência os seguintes assuntos:

I - política nacional de educação;

II - educação infantil;

III - educação em geral, compreendendo ensino fundamental, ensino médio, ensino superior, educação de jovens e adultos, educação profissional, educação especial e educação a distância, exceto ensino militar;

IV - avaliação, informação e pesquisa educacional;

V - pesquisa e extensão universitária;

VI - magistério; e

VII - assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

O sistema educacional brasileiro até 1960 era de toda responsabilidade do MEC após a provação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1961, os órgãos estaduais e municipais ganharam mais autonomia na administração do sistema escolar da educação e assim o diminuindo a centralização do MEC. 

Com a nova aprovação da LDB em 1996 teve mudanças nas leis que fez a inclusão da educação infantil em creches e pré-escola. E um adequadamente dos profissionais da educação básica.

Ainda em 1996, o Ministério da Educação criou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) para atender ao ensino fundamental. Os recursos para o Fundef vinham das receitas dos impostos e das transferências dos estados, do Distrito Federal e dos municípios vinculados à educação.

O Fundef vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Agora, toda a educação básica, da creche ao ensino médio, passa a ser favorecida com recursos federais. Um compromisso da União com a educação básica, que se ampliará até 2020. 

É nessa trajetória que o Ministério da Educação procura gerar um ensino de qualidade.

Vantagens e Desvantagens do Ensino Fundamental de Nove Anos.

O ensino fundamental de nove anos é o acréscimo de um ano nos anos iniciais do ensino fundamental.

De acordo com o Ministério da Educação - MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar e um maior acesso com o ensino escolar para obter um aprendizado mais extenso.

O Ensino Fundamental de nove anos è definido que toda criança nos anos iniciais tenha direito ao conhecimento de todas as áreas de estudo e a sim ter uma maior qualificação no processo de aprendizagem

Com 06 anos de idade a criança começa então no 1º ano e sua conclusão será no 9º ano com 14 anos de idade e assim poderemos obter números menores de evasão escolar e repetência.

  O aumento do período da escolaridade obrigatória assegura o acesso da criança de seis anos de idade ao ensino fundamental, além de um tempo maior de convívio escolar, maiores informação e acesso.

A ampliação do ensino fundamental para nove anos constitui uma política claramente comprometida com a inclusão e a igualdade.

Crianças desfavorecidas da sociedade são as que têm em geral maior dificuldade de acesso escolar.

Como desvantagem se compararmos que o Ensino Fundamental é metodológico, diferentes da educação infantil onde as crianças aprendem brincando de formas lúdicas em espaços amplos e acolhedores, já no ensino fundamental isso deixa de existir.

Isso pode trazer danos na aprendizagem da criança se o professor não estiver qualificado para receber essa faixa etária na escola.

  

   Cogitando esses temas fica a imprecisão, se essa ideia não vai acabar causando mais dano para a qualidade do ensino.     

   Na Educação Infantil, mesmo a criança estando no processo de aprendizagem, ela não é obrigada a aprender a ler e escrever, mas, com a mudança no Ensino Fundamental, ela terá mais atividades que irá sobrecarrega-la, com empenhos que ainda não é para sua faixa etária. Com tanta cobrança à criança de seis anos, poderá vir a sentir desmotivada ou fracassada e perder a vontade de aprender, não se pode exigir da criança de seis anos uma conduta parecida ao de uma criança de sete anos completos.   

É preciso que haja, de forma criteriosa, com base em estudos, debates e entendimentos no âmbito de cada sistema de ensino, a reelaboração da Proposta Pedagógica das secretarias de Educação e dos Projetos Pedagógicos das escolas de modo a assegurar que a matrícula das crianças de seis anos de idade na instituição escolar permita o pleno desenvolvimento no aspecto físico, psicológico, intelectual, social e cognitivo, com vista a alcançar os objetivos do Ensino Fundamental. Agora com duração de nove anos (BRANDÃO,p.32).

   Essa mudança afeta inteiramente as crianças, então é preciso cuidado por parte dos educadores e seus administradores.

                              

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com