TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

Por:   •  5/5/2018  •  Artigo  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO

 ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

    Celyne de Souza Pereira  RA: 6506285449

Maria Aparecida B. de Oliveira RA: 6947469966

Maria das Dores P. dos Santos RA:6949489628

Maria José T.  RA: 6791409252

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos e metodologias do ensino fundamental de nove anos.”, sob orientação do professor-tutor a distância Marcelo Torgone Vicente da Silva.

VALPARAÍSO DE GOIÁS

2015


Introdução

Conforme estudamos a metodologia de ensino procura apresentar roteiros para diferentes situações de didática, conforme a tendência/corrente pedagógica adotada pelos professores/instituições, de forma que o aluno se aproprie dos conhecimentos propostos e/ou apresente suas pesquisas e demais atividades pedagógicas.

São diversos temas na qual gostaríamos de falar, mas de forma resumida estudar e conhecer um pouco da Organização e metodologia do ensino fundamental. Esse trabalho foi feito com base em pesquisa e estudos sobre a ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos, com o intuito de melhorar a educação no nosso país. Tornando-se gratuito e obrigatório em toda rede pública, a partir dos seis anos de idade. Conhecer esse novo ensino fundamental é importante não só para nosso conhecimento acadêmico, mas também pessoal, por experiência com filhos, e amigos. A pesquisa contará com os apontamentos do MEC sobre o assunto, e também as principais vantagens e desvantagens desse novo ensino. Por que e pra quê ele foi implantado, são dúvidas que permeiam nossa cabeça sobre esse assunto. A mudança do ensino fundamental é relacionada com a prática e necessita de uma construção de conhecimento, o que cabe ao educador mediar essa jornada. Mudando também a formação da criança de sujeito passivo para ativo, deixando a condição de ser transmissora para mediar o conhecimento. Toda essa pesquisa apresentada a seguir conta também com a visão da escola sobre o assunto e como ela pode ajudar nesse processo.

 

Atribuições do MEC na Educação infantil e Ensino fundamental de nove anos

O ensino e a aprendizagem escolar devem ser vistos como um processo produtivo, produzindo uma série de relações sociais entre os profissionais que fazem parte desse processo. Assim o seu sistema de ensino nada mais é do que a expressão da forma escolar  de produzir o ensino aprendizagem. A proposta curricular para educação infantil e ensino fundamental mudou seu foco, antes o privilegio da política educacional do sistema de ensino, hoje, oferece a possibilidade de o professor superar sua atual condição se constituindo como agente decisivo nesse processo.

 Em 1996 foi sancionada a nova lei de diretrizes e bases (LDB) 9394/96 que veio ampliar e consolidar o dever do poder público para com a educação geral e em particular com o ensino fundamental, em 6 de fevereiro de 2006, art.32 com redação alterada pela Lei 11.274: o ensino fundamental é obrigatório com duração de nove anos, gratuito na escola pública iniciando-se aos seis anos de idade tendo por objetivo a formação básica do cidadão.

E em 1993 pelo Plano Decenal de educação, Constituição de 1988, o MEC institui as diretrizes e bases para o ensino fundamental (Resolução CEB nº 2/98).

Após uma análise da realidade social, e educacional brasileira, atualmente 2,8 milhões de crianças estão fora da escola. A fim de buscar medidas para melhorias na educação o MEC implantou o ensino fundamental de nove anos, buscando a inclusão de crianças de seis anos.  No entanto, construir uma escola coma qualidade social, vai alem de todas essas medidas legais. Esse fato exige que os educadores revejam seus paradigmas e estejam abertos para construção de novas variabilidades didáticas, que possam garantir o sucesso educacional dos alunos, uma vez que o direito a educação não se restringe apenas ao acesso escolar.

O MEC quer assegurar as crianças mais tempo no convívio escolar mais oportunidades para aprender e um ensino de qualidade. A secretária de educação básica zela pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação básica é o caminho para assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornece-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. A estrutura organizacional baseia-se também num ponto chave, que é a colaboração dos gestores de escolas. O programa nacional do livro didático ( PNLD) a cada três anos  distribui exemplares para alunos das escolas públicas de todo país. Os segmentos contemplados pelo programa se alteram a cada ano. Os gestores recebem os exemplares, distribuem nas salas, orientam família e alunos sobre a conservação e devolução dos livros no fim do ano. Dessa forma o papel dos gestores acaba indo além e nos mostra que o funcionamento desse novo ensino fundamental depende deles também. Surgiram muitas dúvidas sobre como o sistema de ensino funcionaria dali por diante.  O ministério da educação vem esclarecendo as dúvidas por meio do portal na internet são dúvidas dos pais, professores e gestores de todo Brasil.

Os objetivos da ampliação do ensino fundamental para nove anos de duração são: 

a) melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica; 

b) estruturar um novo ensino fundamental para que as crianças prossigam nos estudos, 

alcançando maior nível de escolaridade; 

c) assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças tenham um tempo mais longo para as aprendizagens da alfabetização e do letramento;

 

O prazo para que todos os sistemas de ensino planejem, implantem o ensino fundamental de nove anos é o ano letivo de 2010, conforme a Lei nº 11.274/06, ou seja, deve estar planejado e organizado até o final de 2009. 

 

Vantagens e desvantagens do Ensino fundamental de nove anos

O ensino fundamental de nove anos é a ampliação de um ano na obrigatoriedade de ensino que foi acrescentado nos anos iniciais do ensino fundamental, o que fundamenta legalmente a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração segundo orientações. De acordo com o Ministério da Educação - MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender, e uma aprendizagem mais ampla. O Ensino Fundamental de nove anos define que toda a criança nos primeiros anos de ensino tem direito ao conhecimento de todas as áreas do conhecimento e não somente a escrita, portanto a proposta não é o aumento de conteúdos, mas a qualificação da aprendizagem estabelecida na base nacional comum, Uma vantagem é Oferecer maiores oportunidade de aprendizagem no período de escolarização obrigatória e também assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino as crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade. E como desvantagem pode obter que, aos seis anos, a criança ainda aprende por meio de brincadeiras, de forma lúdica, e não deve ser jogada no sistema forma do ensino fundamental sem que isso seja levado em conta. Essa fase é favorável ao desenvolvimento cognitivo, em que a criança passa a ter mais facilidade para lidar com a linguagem, a escrita, a leitura e a interpretação. Apesar de todo o potencial para aprender, a criança aos seis anos ainda quer brincar. Não se pode pensar que acabou o tempo da brincadeira e começou o da seriedade. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (206.3 Kb)   docx (61.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com