TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicalização na Educação Infantil

Por:   •  20/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE OS PARÂMETROS DO SOM

LAURA RODRIGUES DE SOUSA MATOS

RESUMO: O presente trabalho trata-se da Música como recurso pedagógico nas séries iniciais, e tem por objetivo: analisar a importância da música nas séries iniciais no contexto educativo, levando em consideração a prática pedagógica.  O ensino de Música desde a antiguidade é relacionado com a educação infantil e sua formação. Estudos científicos na atualidade comprovam a relação da Música com os diversos aspectos do desenvolvimento global dos seres humanos nos processos lógicos, sensório motores e emocionais. A música é uma linguagem universal presente em todas as culturas e no dia-a-dia de todas as pessoas, se tornando uma ferramenta imprescindível no processo de ensino-aprendizagem, pois ela auxilia o desenvolvimento do raciocínio lógico, traz envolvimento emocional e é um instrumento de interação social, como também um caminho prazeroso para a descoberta de novas aprendizagens. Constatou-se, ainda, que a música é ótima e ajuda a contribuir no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Assim, a música, além de contribuir para que os diversos conhecimentos sejam mais facilmente apreendidos pelo aluno, faz com que ele desenvolva sua criatividade, sua subjetividade e sua autonomia.  Este estudo apresenta uma abordagem metodológica bibliográfica, coletando informações em artigos e periódicos de autores de referência na área da música na educação, recorrendo-se a teóricos: Brescia (2003), Cunha (2018), Freire (1996), Loureiro (2003), Lopardo (2003), Oliveira (1998), Soares (2008). Espera-se que este artigo seja referência a muitos educadores, e que contribua para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, utilizando a música no contexto da Educação Infantil, proporcionando às crianças uma aprendizagem lúdica, prazerosa e criativa.

Palavras-chave: Musicalização, Aprendizagem, Educação Infantil.

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo consiste em avaliar a importância da música através dos parâmetros do som como é possível utiliza - lá como estímulo para o desenvolvimento da criança na Educação Infantil, através dos parâmetros do som. A música na educação infantil vem ao longo da sua história atendendo vários objetivos como a formação de hábitos atitudes e componentes. Desde cedo, a criança demonstra interesse por ritmos e sons musicais. Assim a receptividade a música é um fenômeno corporal e que a relação da criança com a música começa quando ela entra em contato com o universo sonoro que a cerca a partir de seu nascimento.

A musicalização é um meio de comunicação mais fácil para conquistar, expressar e aproximar, além de ajudar na construção do conhecimento, na desinibição e medo, abrindo possibilidades de exploração e descoberta. Também é através da musicalização que a criança pode expressar seus sentimentos, emoções, desenvolver o senso artístico e crítico, despertando na criança, grande satisfação, uma vez que, está envolvida de caráter lúdico e desafiador. A música é a transformação de sons e ritmos em notas musicais, apesar de ter várias definições, é uma forma de arte que combina sons, ritmos e silêncio, é considerada como uma prática cultural e humana, tanto que todas as civilizações possuem algum tipo de manifestação musical própria.

A música foi inserida na educação básica com a nova LDBEN (BRASIL 1996) lei nº 9.394 no artigo 26 que comtemplaria a artes como ensino curricular obrigatório para o desenvolvimento dos alunos, e nesta lei os professores poderiam trabalhar suas metodologias com auxílio da música. Para se trabalhar com a música na educação infantil é importante o planejamento, levando sempre em consideração as singularidades dos alunos, pois cada criança vivência o processo de aprendizagem de maneira diferente, a educação musical deve buscar o desenvolvimento integral das crianças.

A música é um fenômeno que se encontra presente em todos os espaços e acontecimentos, podendo apresentar-se de diversas formas e com inúmeros objetivos, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI), expressa sua definição sobre a música e cita: A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. (BRASIL, 1998).

 A música apresenta 4 parâmetros de som: timbre, duração, intensidade e altura., Timbre é a propriedade do som que nos permite reconhecer a fonte sonora que emite o som. A duração é o parâmetro do som diretamente ligado ao tempo de emissão do som. A altura é o parâmetro do som que nos permite distinguir sons graves e sons agudos. A intensidade é o volume, ou seja, se um som é mais alto ou mais baixo. Precisa-se entender que a educação musical não visa a formação do músico profissional. Para Bréscia (2003) a musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.

Dessa forma, esta pesquisa teve como objetivo compreender a contribuição da música e os parâmetros do som como recurso pedagógico de incentivo à aprendizagem da criança. As atividades lúdicas são fundamentais para as atividades intelectuais da criança, sendo por isso, indispensáveis à prática educativa, a música e os parâmetros do som, na educação está ligada com o brincar, a vivência com ela, desenvolvendo na criança expressões de gestos e movimentos, com o canto, com a dança e passa a ter uma apreciação musical.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 REFERENCIAL TEORICO

A democratização do ensino da música nas escolas iniciou-se a partir da implementação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, quando o ensino de arte passou a ser uma das dez áreas de conhecimento que compõem o currículo da Educação Básica. Vale aqui explicitar que a Educação Básica no Brasil compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio (Leopardo 2018 p.19)

Os sons estão presentes na vida das crianças muito antes de seus nascimentos. Ainda no útero ouvem o som do coração da mãe batendo e essa batida tem o poder de acalmar ou mesmo de agitar a criança. Se a música é considerada como linguagem, pode ser aprendida e, portanto, a infância é uma fase em que o aprendizado da linguagem musical torna-se mais importante, pois possibilita o desenvolvimento de outras tantas linguagens como afirma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (930.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com