TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Musicalização na educação infantil

Por:   •  28/1/2018  •  Projeto de pesquisa  •  5.364 Palavras (22 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

Curso: Pedagogia

Disciplina: Projeto Integrador II

Musicalização na Educação Infantil

Nome(s) do(s) autor(es): Cintia Cristina Guerzoni,

                                         Denise Gonçalves Pereira,

                                         Jussara dos Reis Malheiro

                                         Kelly Aparecida da Silva

Nome do(s) orientador(es)

Tutora presencial: Lívia Pelegrine Brianez

Tutora a distância: Vanessa Camargo.

                                                  BARRETOS

2016

.

Dedicatória

Este trabalho foi possível através da colaboração da tutora presencial Lívia Pelegrine Brianez e da tutora a distância Vanessa Camargo que com paciência nortearam a pesquisa e os conhecimentos adquiridos.

A instituição educacional Anhanguera que proporcionou apoio científico e técnico bem como ao coordenador Anderson Leite pela motivação e pronto atendimento a esclarecimentos das dúvidas levantadas.

Agradecimentos

Agradeço a Deus pelas bênçãos derramadas durante esta pesquisa, as famílias que colaboraram para que este projeto pudesse ser realizado e aos professores de música: Celina Guerzoni Pereira e Antônio Possato que contribuíram com a pesquisa realizada.  

Sumário

Resumo.....................................................................................................................5

Introdução.................................................................................................................7

O que é musicalização Infantil...................................................................................8

Metodologia e a Musicalização..................................................................................9

Como utilizar a musicalização na Educação Infantil................................................13

Considerações finais...............................................................................................19

Referências bibliográficas.......................................................................................20


Resumo

Ao se aplicar a musicalização na infância pode-se garantir resultados eficazes e gratificantes na formação de um sujeito como um todo.

O olhar pedagógico e o construtivismo são a base para que a música seja usada de forma correta e com os objetivos certos.

O foco principal desta pesquisa é proporcionar ao professor, através da musicalização infantil, um novo caminho a seguir em busca da resolução de problemas de desenvolvimento cognitivo e fixo bem como evitar essas dificuldades ou lidar com as já encontradas.

Proporcionar uma proposta de trabalho dinâmica e consciente de suas ações usando a música como um apoio e não como apenas mais uma atividade curricular ou estratégia isolada.

Especificar os benefícios que poderão ser alcançados com a musicalização e como usá-los a favor da formação de um sujeito e da compreensão de mundo que o mesmo observa.

Realizou-se uma pesquisa ampla e dinâmica com aspecto informativo e dissertativo com intuito de se promover a aprendizagem em relação a utilização do processo de ensino aprendizagem através da musicalização.

Ter a tecnologia como aliada mas não como fonte principal de informação e respeitar o desenvolvimento de cada pequenino em seu todo são importantes compreensões que serão abordadas neste trabalho.

E discutindo a necessidade de preparação e formação do profissional que irá utilizar a musicalização como sua aliada e não como mais requisito a ser cumprido, para que possa alcançar os objetivos proposto pelo currículo escolar bem como as formas de interpretar as atividades musicais e colocá-las acessíveis aos alunos.

Palavras chaves: Musicalização, infância, desenvolvimento, pedagógico.

Abstract

By applying musicalization in childhood, one can guarantee effective and rewarding results in the formation of a subject as a whole. The pedagogical gaze and constructivism are the basis for music to be used correctly and with the right goals. The focus of this research is to provide the teacher, through child musicalization, a new way to pursue in solving problems of cognitive and fixed development as well as avoiding these difficulties or dealing with those already encountered. Provide a dynamic and conscious work proposal of your actions using music as a support and not as just another curricular activity or isolated strategy. Specify the benefits that can be avcchieved with musicalization and how to use them in favor of the formation of a subject and the understanding of the world that he observes. A broad and dynamic research was carried out with informative and dissertative aspect in order to promote learning in relation to the use of the learning process through musicalization. 
Having technology as an ally but not as a primary source of information and respecting the development of every little one as a whole are important understandings that will be addressed in this paper. 
And discussing the need for preparation and training of the professional who will use musicalization as their ally and not as a further requirement to be fulfilled, so that it can achieve the goals proposed by the school curriculum as well as ways to interpret musical activities and put them Accessible to students.


Key words: Musicalization, childhood, development, pedagogical.


Introdução

Neste trabalho será abordado o tema Musicalização na educação Infantil e seus anseios.

A musicalização na Educação Infantil proporciona ao professor novos caminhos para a aprendizagem de forma lúdica e gratificante muitas vezes alçando os abjetos propostos pela educação que são deveras dificultosos para a criança como ser.

Este tema abrange não só o desenvolvimento escolar da criança mas a vê como um todo em sua formação.

Desde o seu existir no ventre da mãe a criança começa a ser educada e moldada para o convívio social, seja qual for esta sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.9 Kb)   pdf (219.3 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com